Pular para o conteúdo

Opinião com Café | Lunar

Filme de 2009 com 1 hora e 37 minutos de duração.

Sinopse: Sam Bell (Sam Rockwell) é um astronauta que cumpre uma missão de três anos na Lua, em uma base instalada pela Lunar Industries. Sua função é extrair do solo e enviar regularmente à Terra uma substância que ajuda a renovar a energia do planeta. Sam tem apenas a companhia do computador GERTY (Kevin Spacey) e está ansioso para completar o trabalho, o que ocorrerá dentro de duas semanas, quando um novo funcionário virá substituí-lo. Só que, repentinamente, Sam começa a delirar e sofre um acidente. A partir de então ele encontra um clone seu dentro da estação lunar.

Opinião com Café.

Vivemos em um mundo em que a energia vem da lua, e para que isso possa ocorrer uma pessoa é contratada para ficar 3 anos no nosso satélite, apenas acompanhado de um robô que atende pelo nome de Gerty.

Esse robô é um faz tudo, ele ajuda desde o preparo de refeições até a assistência médica, e nesse cenário encontra-se Sam Bell, interpretado por Sam Rockwell, um astronauta que tem pouco menos de duas semanas para voltar para casa, o único problema é que ele não está conseguindo manter sua sanidade mental.

“Lunar” é praticamente um monólogo em muitas partes, a trama é doce e suave, porém as reviravoltas que o filme tem são mais drásticas.

Não espere uma ficção cheia de efeitos especiais, aliás, não espere bons efeitos especiais, “Lunar” teve o irrisório orçamento de 5 milhões de dólares, e quando se tem pouco dinheiro a unica solução é apelar para boas ideias, e isso o diretor Duncan Jones tem e muito.

Assim como em Enterrado Vivo que teve a história vivida apenas por um ator,”Lunar” também tem em cena apenas uma pessoa, e quando isso ocorre a trama fica totalmente dependente da atuação de sua estrela, e Sam é incrível, ele contracena consigo, sua atuação é linda, o jeito com que ele encarna cada personalidade, as falas, emoções, tudo roda perfeitamente.

Furos o roteiro quase não apresenta, o enredo é bem quadradinho e a trama voa.

Nota 8.