Pular para o conteúdo

Opinião com Café | Entre Nós (Com Spoilers)

Filme de 2014 com 1 hora e 40 minutos de duração.

Sinopse: Sete jovens amigos escritores viajam para uma casa de campo para celebrar a publicação do primeiro livro do grupo. Lá, eles escrevem cartas para serem abertas dez anos depois. A viagem acaba em uma tragédia após a morte de um dos amigos. Mesmo assim, eles se reúnem dez anos depois para lerem as cartas.

Opinião com Café.

Se você ainda não assistiu o filme, leia o post Entre Nós, sem spoiler, lá você vai encontrar tudo que precisa saber do filme sem estragar a trama.

Daqui para frente é por sua conta.

Primeira parte: Sete jovens escritores se reúnem em uma casa de campo, lá eles compartilham seus sonhos e desejos, fumam, bebem e fazem putaria, estamos em 1992 nesse momento. Rafa (Lee Taylor) sem dúvida alguma é um dos mais talentosos da turma. Tudo vai bem, não ocorrem brigas e nem discussões, e eles tem a ideia de escreverem cartas com seus sonhos para serem abertas dez anos depois.

Depois de escritas e enterradas, Rafael sai para comprar mais bebida. Felipe, interpretado por Caio Blat, vai junto, pois seu amigo está muito bêbado, assim ele não teria que dirigir. Rafa insiste para dirigir, e só consegue a aprovação de Felipe depois de mostrar seu livro finalizado, no meio do caminho eles capotam o carro e Rafael morre.

O filme se desenvolve bem nessa primeira parte, muitos palavrões são falados mas “dá para entender”, afinal, eles são jovens e nem sabem o que querem da vida ainda. Temos uma realidade incrível aqui, jovens de classe média alta, que vivem para se divertir, com muita música, sexo e drogas, tem seus sonhos interrompidos por uma tragédia, resultado de uma imprudência no volante, essa parte descreve a vida de milhares de jovens pelo mundo afora.

Segunda Parte: Depois da batida temos um salto de dez anos, agora já estamos em 2002, finalmente iremos ter o reencontro, aqui a trama vira drama. Desde que o Rafa morreu no acidente eles nunca mais se viram.

Sabe aquela amizade de irmão? Não existe mais devido ao tempo que separou a turma, mas não é só o tempo que fez a amizade acabar.

Felipe se tornou uma pessoa com um carga dramática muito grande depois da morte do seu melhor amigo, ele roubou o livro do Rafa e publicou como se fosse seu, isso o atormentou muito, pois foi o único livro que “ele lançou” que fez sucesso.

Lucia (Carolina Dieckmann) era namorada do Gus (Paulo Vilhena) no começo da trama, dez anos depois ela está casada com Felipe e já tem um filho.

Gus nunca esqueceu Lucia e fracassou em todos os campos da sua vida.

Silvana (Maria Ribeiro) fazia um trio amoroso com o Rafa e o Felipe, hoje ela se encontra sozinha e seu maior feito é estar 10 meses sem uma relação homo.

Casé (Julio Andrade) se tornou um ranzinza crítico literário, porém não é só a literatura que ele analisa e sim tudo ao seu redor. Drica (Martha Nowill) está junta com Casé, ela deseja loucamente ter um filho que ele não quer.

Depois que todos eles se reencontram dá para notar que as brigas que não ocorriam são frequentes, a conversa não é mais a mesma, e a vida adulta apagou toda aquela esperança de um mundo melhor em seu futuro, que já chegou.

A realidade do longa continua sendo impressionante com o reencontro, sua namorada casou com um de seus melhores amigos, sua vida no mundo dos negócios anda igual sua vida amorosa, um fracasso, e agora você toma remédios contra a ansiedade.
Também tem aquele cara que alcançou o sucesso, através de um “lindo puxão de tapete”, teve sua riqueza acumulada e casou com uma mulher que não o ama, passe para o outro que vê defeito em tudo no mundo, e se tornou uma pessoa extremamente implicante que já disse que não vai realizar o maior sonho da sua parceira, que é ter um filho. Junte tudo isso com altas doses de traição.

Soou familiar alguma dessas histórias para você?

Então, o filme consegue demonstrar o que realmente é a vida de um ser humano. Só que a trama continua pecando no excesso de palavrões, algumas cenas fora de contexto que não são explicadas, e que se fossem cortadas não fariam a menor diferença, a narrativa se torna uma pouco pesada e cansativa nesse momento do filme.

Terceira Parte: Finalmente eles vão ler as cartas, quando os “amigos” vão abri-las a tensão já predomina o ambiente, a partir do momento que começa a leitura o drama que já era grande aumenta.

Lucia nessa altura do filme já sabe que o seu “amado” marido roubou o livro do Rafael, ele vê sua vida prestes a desmoronar com isso, tudo piora quando na leitura das cartas Silvana descobre o que Felipe fez, pois Rafa em sua carta escreve um trecho de seu livro.

Casé escreve que seu sonho era ficar com a Drica, mas que não desejava ter um filho pois o mundo era muito ruim e não tinha perspectiva de melhora. Drica fala que queria ter escrito três livros e não desejava se tornar uma dona de casa fracassada, Gus fala na carta que amava LuciaFelipe se recusa a ler a sua, Silvana e Lucia não conseguem lerem suas cartas pois elas estão destruídas com o tempo.

Depois da leitura das cartas só Silvana nota que a carta do Rafael e o livro do Felipe eram iguais, então ela expulsa ele de sua casa e “teoricamente” cada um segue com sua vida, deixando todas as histórias que estavam enterradas expostas “entre nós”.

O final certamente irá gerar controvérsias, alguns irão dizer que ficou em aberto, outros que ficou ruim, e tem quem dirá que foi bom, isso você decide, mas vou contextualizar o que Caio Blat diz: “São pessoas que se divertiam, se beijavam, viviam aquele sonho, e, de repente, alguém tem um filho, outro é fracassado, outro não conseguiu emprego”

Assim como a vida nos enche de decepções, fazem nossos sonhos virarem verdadeira piadas com o tempo, prova que nem tudo tem explicação e nem todo final é feliz, Felipe e Lucia vão continuar o casamento de fachada, Drica provavelmente irá se separar de Casé por querer um filho, Silvana ficará com essa coisa do livro eternamente na cabeça e Gus vai continuar sua vida de decepções.

Algo soa familiar para você?

Nota 8.

Marcações: