Pular para o conteúdo

O subestimado Bomberman

Quando se fala em Super Nintendo, as primeiras lembranças são do Mario. Depois começam vir outros clássicos. Alguns citam Mortal Kombat, outros preferem Super Stars Soccer, mas todos são citados, passando por Top Gear, Megaman, Zelda, Donkey Kong, FZero… e, após várias e várias citações, alguns vão se lembrar que houve um jogo chamado Bomberman.

Jogo esse que, de tão grandioso, virou até anime, mas isso é história para outro post.

Quem teve o prazer de jogar Bomberman em sua infância, sabe o quão divertido é. Seja em passar os mundos, seja no Battle Game (meu modo preferido de jogo). E não importava, todos eles, dentro de suas vantagens e desvantagens, marcaram época.

Aqui, me aterei aos 5 modelos do Super Nintendo. Pois, tive o prazer de jogar, mesmo que por emulador, todos eles.

Desde o primeiro, onde as funções eram básicas, com apenas 4 no modo Battle Game, até o 5, onde a inteligência artificial era bem grande.

Em fita tive, ou melhor, tenho, o Super Bomberman 4, que garanto, de opções para cavalinhos e personagens é o melhor, porém, a jogabilidade do 5 é superior, no nível difícil, no Battle Game, o jogo fica realmente frenético. Ao contrário de todos os anteriores.

Todos eles possuem peculiaridades. Como por exemplo o “2” que os Bombermans soltam bombas conforme suas cores.

Outro detalhe é que quando você quando pega o patins, seu personagem fica muito rápido. Lógico que não posso deixar de citar que após uma maravilhosa vitória, tínhamos uma roleta para rodar e ganhar algum item para as batalhas seguintes.

O “3” é aquele que traz os primeiros cavalinhos para se jogar o Battle Game, ele começa dar uma cara “mais profissional” pras batalhas, com uma jogabilidade um pouco melhor, e com uma espécie de batida de pênalti para que o vencedor da competição ganhasse um upgrade para competição seguinte.

Mas sejamos sinceros, quando surge o “4”, com vários upgrades, ah, meu amigo, que coisa linda.

Você podia pegar seu oponente com a mãozinha e jogá-lo nas pedras. Assim como nos jogos de passar fase, onde, alguns pontos, só era possível jogar, se estivesse com os dois personagens na tela.

Nada se compara ao pegar um poder de andar dentro dos tijolos, ou de atravessar as bombas. Realmente. O jogo era insano e no final da batalha tínhamos uma corrida para seu upgrade.

Pois bem, do Bomberman 4, até fiz um post. Você pode conferir aqui.

E para fechar, ele, o último da franquia do SNES. Em seu final, você jogava um boliche para o upgrade e, meu caro jovem de vinte ou trinta e poucos. Pode passar o tempo que for, surgirem os jogos que forem, ao colocar um Bomberman 5 para rodar no Battle Game e sentar ao lado de seu amigo, que virará inimigo mortal durante aquelas horas, o lado criança aflorará novamente.

A inteligência artificial é bem grande, os módulos de batalhas são muito bem construídos, tendo alguns que o nível de dificuldade é gigantesco. Se as opções de personagens do “4” estivessem no “5”, o jogo seria mais do que perfeito.

Na real. Vamos ser sincero. O jogo é tosco. É só soltar bombas.

O gráfico não é dos melhores. Você senta pra se divertir e se seu oponente for muito bom, você fica PUTO DA VIDA.

Mas a diversão é inexplicavelmente gigantesca. Talvez seja por remeter ao tempo onde éramos crianças e não havia responsabilidade. Talvez seja única e exclusivamente pelo jogo ser simplesmente FODA.

Não deixe de conferir

5 jogos de polystation que marcaram minha infância

5 pequenas tragédias que só quem jogou Super Nintendo vai entender

5 Filmes clássicos que viraram jogos de Super Nintendo

5 séries que viraram jogos

Donald Duck Mahou no Boushi

Sigam-me os bons!

Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | Pinterest

Marcações: