Pular para o conteúdo

Quem é Cosmo Kramer?

Quando acompanhamos algum seriado, sempre um personagem acaba sendo nosso preferido, em Seinfeld, Kramer foi o meu.

Sim, sim. O mais louco do quarteto. O cara nonsense me conquistou.

Foi Michael Richards que deu vida ao personagem, aliás, é bom salientar que tal personagem foi baseado em um vizinho (Kenny Kramer) do roteirista Larry David.

Kenny Kramer, foto cortesia ao site Sun Sentinel.

Que fique claro, Michael Richards não baseou totalmente sua performance no verdadeiro Kramer, no começo ele não tinha muito tempo em cena, só que com seus trejeitos foi conquistando o público e ganhando espaço no seriado.

É, meu amigo. O personagem é insano. Como ganha dinheiro é uma incógnita. Ficou por 12 anos de greve de uma padaria (H&H Bagels). Normalmente entra na casa do Jerry e pega suas comidas sem pedir. Sua sinceridade é brutal. Você tem algum problema físico aparente? Ele vai falar. E por incrível que pareça, é um sucesso com as mulheres.

Ele é alto, magro, com roupas nada combinativas, e com uma inteligência questionável. Tentou inventar diversos produtos, todos tão bizarros quanto ele.

Queria fazer uma pizzaria onde você faz sua própria pizza, uma colônia com cheiro de praia e até sua casa ele quis modificar montando níveis.

Indústrias Kramerica. Oi, Mark. Esqueça isso. Tive uma ideia melhor. Uma pizzaria onde você faz sua própria pizza. – Cosmo Kramer.

Quase apareceu em um filme do Woody Allen, foi pra Los Angeles tentar viver como ator e por lá foi preso por engano.

No episódio “The Bizarro Jerry ” trabalhou em um escritório, antes de descobrirem que ele não tem formação e que seus relatórios são “nada além de bobagens”.

Notou? Cosmo Kramer é uma lenda.

Chandler e Barney, vocês são meus personagens preferidos em suas respectivas séries, mas se precisasse escolher um, apenas um, ficaria com Kramer.

Sim, e mesmo ele fazendo um diretor de quem sou fã chorar (Woody Allen), ainda assim o escolheria.

Como assim?

No episódio em que ele quase trabalhou com o Woody Allen, sua função era dizer “Esses pretzels estão me deixando com sede”. Só isso.

Mas o bonecão quebrou uma caneca e feriu o diretor, fazendo com que ele chorasse.

HAHAHAHAHAHA UMA LENDA

Bob Sacamano é seu amigo. Quem ele é? Não sabemos, ele nunca apareceu. Newman, interpretado por Wayne Knight é outro amigo.

Ele também se dá bem com os pais de Jerry e George. Com os pais de Jerry chega até viver na mesma comunidade de aposentados, com Frank Costanza, inventa o sutiã masculino.

Lógico que sou obrigado mencionar que ele gosta de jogos de azar e que já teve seu próprio talk show, o Merv Griffin Show, que nada mais é que o cenário do programa que ele achou no lixo, então transformou sua residência em um talk show, onde cada um que entrava, era entrevistado.

E o que falar do Coffe Table Book?

Um livro sobre mesas de café e celebridades com suas mesas de café, e, mais, o livro tinha pernas, onde o próprio se tornava uma mini mesa de café.

Genial.

“As pessoas deveriam gastar dois mil dólares para viver como ele por uma semana. Não faça nada, caia no dinheiro, roube comida de seus vizinhos e faça sexo sem namorar; isso é um campo de fantasia”.George Constanza.

Outra peculiaridade é que no primeiro episódio ele é chamado de Kessler

Tudo porque o verdadeiro Kramer ainda não havia autorizado seu nome no personagem. No começo, Larry ficou receoso em usar o nome, pois achou que Kenny Kramer fosse se aproveitar da situação, com o tempo, Larry viu que isso seria verdade, Kenny lançou o “Kramer Reality Tour“, que era um passeio pelos locais onde o seriado estava sendo filmado.

Na série, até existe um tour do Kramer, mas é com ele se passando por Jacopo Peterman, um proprietário de uma empresa responsável por venda de catálogos.

No episódio The Betrayal (S09xEP8), é esclarecido que o nome Kessler, usado no primeiro episódio, foi apenas um erro que Jerry cometeu.

Aliás, demorou muito tempo para sabermos seu primeiro nome. Foi só na sexta temporada (Episódio 11) que George Costanza ouviu a mãe dele (Babs Kramer) assim o chamar.

Seu advogado é Jackie Chiles, uma paródia de Johnnie Cochran, falecido advogado de defesa de OJ Simpson.

Ele ganhou um desses processos (embora não tenha recebido compensação monetária) contra uma empresa de café cujas bebidas eram muito quentes (uma referência a um famoso processo da vida real movido contra o McDonald’s) e uma empresa de tabaco cujos produtos o envelheceram prematuramente

– Não acredito que investiu na Sendrax. Podia investir no meu restaurador de gravata. – Cosmo Kramer.
– Restaurador de gravata? O que é isso? – Jerry Seinfeld.
– Você está no restaurante, vai ter uma reunião importante. Droga. Caiu mostarda na gravata! Você tira a gravata e aparece outra novinha. Depois você vai embora. – Cosmo Kramer.

E se você perguntar sobre Pennypacker, Dr. Martin van Nostrand ou Peter van Nostrand, saiba que são seus pseudônimos mais conhecidos.

Com esses nomes ele já tentou comprar apartamentos, modificou o preço de itens de lojas, tentou recuperar uma jaqueta perdida e fez diversas outras tramoias.

Pode falar o que for, mas Kramer foi o melhor personagem já inventado.

Michael Richards e Jerry Seinfeld falando sobre o personagem Kramer no seriado Comedians in Cars Getting Coffee, de Jerry Seinfeld.

Fontes: Seinfeld Fandom, Wikipedia, IMDb, Folha de São Paulo e Seinfeld (Série).

Não deixe de conferir…

Opinião com Café | Jerry Before Seinfeld

Frases da Série Seinfeld (1ª Temporada)

Frases do filme “Um Sonho de Liberdade”

5 trechos marcantes do livro Trem Noturno para Lisboa

Todas as falas do Rorschach em seu diário (Watchmen Movie)

Sigam-me os bons!

Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | Pinterest

Michael Richards e Jerry Seinfeld falando sobre o personagem Kramer no seriado Comedians in Cars Getting Coffee, de Jerry Seinfeld.
Marcações: