Pular para o conteúdo

Frases do Livro “O Herói Invisível”

Giorgio Perlasca. Um italiano na Hungria em plena Segunda Guerra Mundial arrisca sua vida se passando por diplomata espanhol para salvar milhares de judeus.

A guerra acaba, ele regressa ao local onde reside, não conta os horrores e nem que salvou milhares de vidas.

Giorgio Perlasca só foi descoberto pois algumas mulheres que ele salvou não descansaram até encontrar o suposto diplomata espanhol. Sua história foi transformada em livro e hoje trago algumas passagens e frases marcantes do mesmo.

Então, sem delongas…


Dizem que a ocasião faz o ladrão. Comigo aconteceu o contrário. Giorgio Perlasca.


Dom Quixote havia combatido corajosamente contra os moinhos de vento, mas sem conseguir derrotá-os. Seria ele tão diferente? Lutava contra monstros grande demais, que brincavam com ele, que tripudiavam sobre ele e poderiam matá-lo a qualquer momento.


A memória tem um senso de humor todo seu. Giorgio Perlasca.


Tinha ido combater na Espanha porque estava convencido de que aquela era uma guerra justa; mas já tinha visto tantas coisas horríveis desde que esta guerra começara que parecia não haver mais nenhum limite para crueldade e o horror, porque cada dia superava o anterior.


Todo dia vejo pessoas sendo mortas e não posso suportar. Tenho a possibilidade de fazer algo e quero pelo menos tentar. De resto, eu também, um dia, vou ter de acertar contas com minha consciência… como todo mundo. – Giorgio Perlasca.


Vá logo, vamos deixar as gentilezas para outra ocasião. Quando esta guerra terminar, ninguém vai querer lembrar o que aconteceu. Todos vão querer esquecer e voltar à vida de sempre. Tarpataki.


Não tenho um centavo, não tenho nem mesmo camisas para vender, estou com fome… mas estou vivo! – Giorgio Perlasca.


Deixo pro final duas respostas de Perlasca, que também foram publicadas nesse mesmo livro.

Quando questionado se havia feito o que fez por ser critão, Perlasca respondeu – “Não, eu fiz isso porque sou um homem! – entendendo com isso que alguns valores são patrimônio comum, de todos, independentemente da religião de cada um.

A quem lhe perguntava por que tinha feito aquilo, quando poderia ter ido tranquilamente para a Suíça e, lá, esperado o fim da guerra, respondia com desarmante simplicidade: – Mas o que o senhor teria feito em meu lugar, vendo pessoas inocentes sendo massacradas sem motivo?


Não deixe de conferir…

Frases de Vingadores: Ultimato, parte 1

Frases do filme “Um Sonho de Liberdade”

5 frases brutais do professor Keating

5 trechos marcantes do livro Trem Noturno para Lisboa

7 grandes frases da terceira temporada de Peaky Blinders

Todas as falas do Rorschach em seu diário (Watchmen Movie)

Sigam-me os bons!

Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | Pinterest