Jaiminho, o carteiro que adora evitar a fadiga, sempre fala que veio lá de Tangamandápio. Mas será que essa cidade existe mesmo?
É lógico que sim. Seu nome é Santiago Tangamandápio. Fica localizada no estado de Michoacán, no México, tem pouco mais de dez mil habitantes, mas para Jaiminho ela era do tamanho de Nova York.
A maioria de sua população é do sexo feminino. Também há muitos indígenas no local. Então, além do espanhol, o Purépecha e o Náhautl são bem difundidos naquela localidade.
Os primeiros registros dos indígenas de Tangamandápio são de 1529, e até 1822, quando foi registrado o nome de Santiago Tangamandapio, o local foi chamado de “Tanmangandepeo”, “Tamandapio” ou “Atengomandapeo”.
Seu nome significa “tronco podre que se mantém em pé na água”.
Segundo o site Mundo Sem Fim: Tangamandápio é uma típica cidadezinha de interior, com alguns prédios coloniais pouco conservados e uma vida tranquila. Não há muito o que fazer – seu valor está mais no simbolismo criado pelo seriado Chaves mesmo.
E com o todo o simbolismo criado pelo carteiro Jaiminho, o local não poderia deixar de expor sua gratidão ao personagem que colocou a pequena cidade em evidência.
E ai, vamos para Tangamandápio?
Fontes: Chaves Fandom, Fórum Chaves e Mundo Sem Fim.
Não deixe de conferir.
É verdade que À Espera de um Milagre é baseada na história de George Stinney Jr?
Afinal, Ênio e Beto são gays ou não?
Doug e Paty Maionese terminam juntos?
É verdade que o Caillou tem câncer?
É verdade que o Garfield passa fome?
Seria um útero “A Casa Engraçada”, de Vinicius de Moraes?
Sigam-me os bons!