“Fui para os bosques viver livre como quisesse. Queria viver intensamento para sugar todo o tutano da vida. Para aniquilar tudo o que não era vida. E para, quando morrer, não descobrir que não vivi”. – Henry David Thoreau.
Sociedade dos Poetas mortos foi um dos filmes mais bonito que assisti. Sua mensagem é linda, o “Carpe Diem” não lembra em nada o “Carpe Diem” do Império Romano, no qual utilizava o termo para falar que cada um era por si e que devia viver como o último, graças ao desmanche do império.
Aqui, o Capitão, como é chamado, foge dos padrões impostos pelo colégio, ele faz com que o pessoal pense por si só, algo incomum nos dias atuais…
Eu sei que o filme é de 1989, mas sua mensagem é tão atual.
Por isso decidi separar 5 trechos que nosso Capitão foi brutal com as palavras. Vamos lá.
Sr. Keating tinha acabado de adentrar ao colégio, era sua primeira aula e ele chamou todos para fora da sala, foi ali naquele salãozinho que ele pediu para o Pitts ler um poema no qual falava sobre aproveitar o tempo.
O poema se chama “Às virgens que fazem muito caso do tempo” e fala o seguinte: “Apanha os botões de rosa enquanto podes. O tempo voa. E esta flor que hoje sorri, amanhã estará a morrer”.
Por si só esse trecho já é pesado, mas o Capitão complementa dizendo:
É isso mesmo, consciente da morte, o que te impede de buscar o que você quer? Nu você veio, nu você voltará, vai querer viver uma vida medíocre?
___
Em outro trecho o Capitão comenta…
Sim, meu amigo, ideias movem o mundo, é só lembrar do Walt Disney: “não se esqueçam que tudo isso começou com um rato”.
__
Estávamos praticamente na metade do filme quando…
Não se renda às evidências. Não se prenda à primeira impressão, esse trecho é do compositor Humberto Gessinger, mas é exatamente o que o Capitão nos fala. Está vendo aquilo que estão lhe apresentando, olhe novamente, olhe novamente, olhe mais uma vez…
___
Esse outro trecho mostra que damos muita importância ao que os outros pensam…
Você é único, não abaixe sua cabeça, siga em frente, busque seus sonhos e lembre-se: você é único.
Você é único.
Você é único.
___
Para fechar deixo essas palavras…
Ouse, busque, avance, mas recue quando necessário, seja um sonhador, mas não sonhe demasiadamente e lembre-se: se você não fizer por você, ninguém fará!
___
Não deixe de conferir.
Você sabia que existe uma paródia do Titanic protagonizada pela Turma da Mônica?
Filmes e séries que mostram a vida real