Talvez para você que está lendo seja novidade, mas talvez você até pegou alguma na mão. Então, de antemão eu quero saber, você lembra das Fotonovelas?
Para quem conhece, esse é um post nostálgico, para quem não conhece, é um post informativo sobre obras do passado.
Tudo começou na década de 40, lá na Itália. Os precursores foram Cesare Zavattini e Damiano Damiani, cada qual publicando para editoras diferentes, foram os dois, com a ajuda de diversas outras pessoas, dentre as quais podemos citar: Luciano Pedrocchi, que ajudou Zavattini fundar a “Bolero Film”, também temos Stefano Reda e Luciana Peverelli, o primeiro era um jornalista, a segunda uma escritora de romances, os dois ajudaram Damiani a dar vida nessas adaptações de filmes que pareciam um “novo tipo de quadrinho”.
A ideia nada mais era do que passar das telonas, para algumas revistinhas baratas, as histórias dos filmes, no começo era considerado “um cinema de pobre”.
E como as revistas começaram fazer sucesso, o Brasil logo importou essa ideia. E foram entre os anos de 50 e 70 que o gênero predominou por aqui.
Normalmente as histórias eram dividas em capítulos, sendo que cada final de capítulo tinha algum cliffhanger para deixar o leitor curioso e fazê-lo comprar a edição seguinte.
As editoras que mais fizeram sucesso foram: Bloch, Vecchi, Rio Gráfica, Abril e Prelúdio com as revistas: Capricho, Super Novelas Capricho, Grande Hotel, Ilusão, Sétimo Céu, Encanto…
E diversos atores, músicos e apresentadores passaram por essas fotonovelas, pessoas como: Roberto Carlos, Wanderlei Cardoso, Jerry Adriani, Vanusa, Wanderléia, Cauby Peixoto, Maysa, Ângela Maria, Jardel Filho, Carlos Eduardo Dolabela, Paulo Goulart, Sandra Brea, Vandean Pereira, Susana Vieira… e centenas de outros.
Tivemos como primeira revista de fotonovela a “Encanto”, que na realidade fazia foto desenho, e como primeira história “O primeiro amor não morre”, da editora Grande Hotel.
Agora é hora de você ir lá nos comentários e dizer se já tinha ouvido falar, ou se já tinha lido alguma…
Não deixe de conferir
Você se lembra da Poderosa Ísis?
5 episódios do Chapolin que me davam medo
Capitão Caverna e as Panterinhas