Pular para o conteúdo

For the Birds, um curta que ensina que ser diferente é normal

Algumas obras precisam de cerca de três horas para lhe passar uma mensagem, outras necessitam de pouco mais de uma, For the Birds precisou de 4… minutos.

A história é simples. Concisa. Profunda.

Quando um pássaro gigante e desengonçado tenta fazer amizade com os “pássaros normais”, ele sofre algumas discriminações. E quatro minutos foram suficientes para, novamente, esfregar aquela máxima em nossa face: “o mundo gira”.

“O mundo não é um grande arco íris, é um lugar sujo e cruel que não quer saber o quanto você é durão, vai colocar você de joelhos e você ficará de joelhos para sempre se você deixar. Você, eu, ninguém vai bater tão duro quanto a vida, mas não se trata de bater duro, se trata de quanto você aguenta apanhar e seguir em frente, o quanto você é capaz de tentar e continuar tentando! É assim que se consegue vencer!” – Rocky Balboa.

O desengonçado é motivo de chacota, ninguém quer se aproximar dele. A solução encontrada foi derrubar ele de um fio. No momento que ele cai, os outros são impulsionados para cima, só que para o azar do bando a impulsão é tão grande que suas penas são retiradas.

Nesse momento o jogo vira, o grandalhão não é mais o estranho daquele local, mas sim todo o resto…

Na vida tem muito disso. Aquela criança nerd que não pegava ninguém, que era sacaneado e até levava umas pancadas, vira o “jogo” na idade adulta quando por ter se esforçado nos estudos, acabou virando gerente ou, até dono da empresa, que o “malandrão do fundão” trabalha.

É impressionante a capacidade de mudança que a vida nos proporciona. O dinheiro muda de mãos, quem nasceu rico pode ficar pobre, o menino que nasceu na favela pode virar dono de uma grande empresa. Tudo pode acontecer nesse mundão, aliás, tudo não, tem uma coisa que você jamais pode fazer… rejeitar alguém por ser “diferente de você”.

Afinal, vai saber se no mundo daquela pessoa você não é o estranho.

Ps: Pixar, te amo.

Dados Técnicos.

Coisas de Pássaros (For the Birds)

Sinopse: Um pássaro grandalhão e esquisito tenta fazer amizade com um grupo de aves.

Produtora: Pixar
Data de lançamento: 2 de novembro de 2001 (EUA)
Roteiro e direção: Ralph Eggleston
Música composta por: Riders in the Sky
Prêmios: Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação
Edição: Tom Freeman e Jennifer Taylor