Francisco Ibáñez foi o criador dessa dupla de heróis atrapalhados.
Mortadelo e Salaminho, como são conhecidos no Brasil, foram criados no ano de 1958. Eles são detetives da T.I.A. (Técnicos de Investigações Avançadas), mas sempre estão metidos em confusão, tudo porque o Salaminho é azarado demais e o Mortadelo não é muito bom nos disfarces.
Na história os detetives muitas vezes tem que enfrentar outra organização, a S.O.G.R.A.
Com eles trabalham vários personagens. Temos o seu Vicente, que é o Superintendente da T.I.A.
Também contamos com o Professor Bactério, ele cria grandes confusões quando seus inventos caem nas mãos erradas.
Não podemos esquecer da quase útil secretária Ofélia. Ela é um pouco obesa, é perdidamente apaixonada pelo Mortadelo. Ah, também tem a Irma, ela é outra funcionária (mas não aparece muito) da T.I.A., a moça de corpo bem torneado é grande causadora de ciúmes na Ofélia.
Sem contar as participações especiais…
A história segue uma narrativa sempre muito parecida. Algum malfeitor surge, Vicente chama Mortadelo e Salaminho, os dois saem para achar o vilão. No percurso Salaminho vai tomar algumas pancadas e sofrer algumas quedas, Mortadelo vai tentar se disfarçar, mas não vai conseguir. O vilão vai parecer que está escapando, mas no final, por alguma cagada força do destino, eles conseguem prender o bandido.
Mortadelo e Salaminho fizeram sucesso em vários países, e o diretor Javier Fesser produziu dois longas, o primeiro foi em 2003…
…e o segundo longa saiu em 2016.
Leia mais sobre a vida de outros personagens.