Hoje trago as frases de Ken Carter no filme Coach Carter – Treino para a Vida. Esse treinador de basquete que ficou conhecido por suspender seu time de basquete do ensino médio por causa das baixas notas no colégio.
Então, sem mais delongas…
“Senhor” é um termo de respeito. E terão meu respeito até o perderem.
A partir de hoje, vocês vão jogar como vencedores, agir como vencedores e, o mais importante, vocês serão vencedores.
Vencer na quadra é a chave para vencer na vida.
Se chegarem atrasados, vão correr. Se forem mal-educados, farão flexões. Ou fazem ou calam a boca.
Parte do crescimento é tomar as próprias decisões e aguentar as consequências.
Estão malucos? O que há de errado com vocês? O que há de errado com todos vocês? Desde quando ganhar não é o bastante? Jogar duro não é o bastante? Não. Vocês têm de humilhar seu oponente. Ridicularizá-lo depois de cada ponto. Vocês ganharam quatro jogos na última temporada. Quatro. O que lhes dá o direito de ridicularizar o jogo que eu amo com conversa fiada e insultos? O que lhes dá o direito de ter Richmond no peito e agir como marginais?
Não deixe de conferir: Frases do Filme Coach Carter – Treino para a Vida
Negão é um termo depreciativo usado para insultar nossos ancestrais. Veja, se um homem branco o usasse, você estaria pronto para a briga. Se você usar, está ensinando a eles. Está dizendo que tudo bem. Não está tudo bem. E quando estiverem perto de mim, não quero ouvir isso. Fui claro?
Seu trabalho é ganhar jogos de basquete, Sr. Carter. Sugiro que comece a fazer seu trabalho. – Diretora Garrison.
– E seu trabalho é educar essas crianças. Sugiro que comece a fazer o seu. – Ken Carter.
Eu vejo um sistema que é projetado para derrotar vocês. Sei que gostam de estatísticas, então vou lhes dar algumas. O Colégio Richmond só forma 50% de seus alunos. E entre aqueles que se formam, só seis por cento entram na universidade. Que me dizem, quando ando por esses corredores e olho para suas salas, talvez só um aluno vá para a universidade. “Bem, Técnico Carter, se eu não for para a universidade, para onde vou?” Essa é uma boa pergunta. E a resposta para jovens afro-americanos aqui, é esta: provavelmente para a prisão. Neste condado, 33% dos homens negros entre 18 e 24 anos são presos. Então olhe para o cara à sua esquerda. Agora para o da direita. Um de vocês vai ser preso. Crescendo aqui em Richmond, têm 80% mais de chance de ir para a prisão do que para a universidade. Esses são os números. Algumas estatísticas para vocês. Agora, quero que vão para casa e olhem para suas vidas esta noite e olhem para a vida de seus pais e se perguntem: “Quero mais que isso?” Se a resposta for sim, vejo vocês aqui amanhã. E eu prometo a vocês que farei tudo que eu puder para levá-los para a universidade e para uma vida melhor.
Vocês precisam pensar na mensagem que estão passando para os garotos. É a mesma mensagem que passamos para os atletas profissionais, que eles estão acima da lei. Estou tentando ensinar a esses garotos a disciplina que vai ajudar suas vidas e lhes dar escolhas. Se confirmarem o fato que garotos de 15, 16, 17 anos não precisam honrar as regras simples de um contrato de basquete, quanto tempo acha que vai demorar até que estejam indo contra as leis? Eu joguei basquete no Richmond há 30 anos. Era a mesma coisa na época. Alguns dos meus colegas acabaram na prisão. Alguns acabaram mortos. Aceitei o emprego porque queria fazer mudanças em um grupo especial de jovens, e este é o único modo que conheço para fazer isso. Se votarem para acabar a paralisação, não vão precisar me despedir, eu saio.
Senhores, só porque merecem isso, não quer dizer que vão dar para vocês. Algumas vezes, têm que pegar o que é de vocês.
Vocês jogaram como campeões. Não desistiram nunca. E campeões levantam a cabeça. O que conseguiram vai além de ganhar ou perder, ou do que vai estar escrito na primeira página da seção de esportes amanhã. Vocês conseguiram algo que algumas pessoas levam a vida toda tentando encontrar. O que conseguiram foi aquela vitória inalcançável. E, senhores, eu estou tão orgulhoso de vocês. Há quatro meses, ao aceitar o trabalho, eu tinha um plano. Aquele plano falhou. Eu vim treinar jogadores de basquete, e vocês se tornaram estudantes. Eu vim ensinar garotos, e vocês se tornaram homens. E por isso, agradeço a vocês.
Gostou das frases de Ken Carter?
Se você tiver ideia pra algum post ou encontrar algum erro, manda pra gente lá no Tiktok! Detalhe, se entrar no perfil, tem que seguir.
Para seguir a gente nas redes sociais: Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | Pinterest