Pular para o conteúdo

O Dia da Escolha | Análise From (Origem)

Quando O Dia da Escolha começa já notamos que será um longo dia, Tabitha tem pesadelo com os espíritos. Jade grita por Tobey e Donna vem para fazer com que o rapaz fique quieto.

Boyd acorda como se não quisesse levantar, olha pela janela e a câmera foca no que parece ser uma caixa. Ele então vai conversar com Frank, que está preso.

Donna conversa com Jade explicando o que é a cidade. O rapaz não acredita que está ali, acha que Tobey está tentando o enganar. Por isso sai pela cidade tentando resolver o ‘enigma’ da cidade, acreditando tudo ser uma brincadeira.

Ethan continua deitado, devido ao machucado na perna, ele olha pela janela e ainda vê o garotinho de branco, ele acena para o garoto, que acena de volta.

A mãe de Kenny gerencia o restaurante da cidade, ela está devastada com a morte de seu esposo. Sara chega no local, ela trabalha no restaurante.

A cidade é apresentada ao casal Jim e Tabitha pelo padre. Ele explica o que já sabemos – talismã, portas e janelas fechadas, monstros… – e acrescenta que a única punição existente na cidade era ‘a caixa’.

As pessoas que sobrevivem aqui são as que se adaptam.  Padre Khatri.

Sim, aquela caixa que o xerife vê no começo do episódio. Ela é usada quando algum morador toma alguma atitude que leve outro morador morrer, por isso Frank iria ficar nela essa noite, sem talismã. Será a primeira vez que irão usá-la.

A casa de Meagan e sua mãe Lauren é apresentada aos dois. Tabitha surta com o local.

Frank pede para ir até a floresta, para ver o balanço que fez para sua filha Megan. Ele pede para ser enterrado ao lado de sua esposa e filha.

Ethan consegue sair de casa apoiado em uma muleta adaptada, enquanto isso Jade continua se comportando como se tudo fosse um enigma.

Ethan tenta interagir com Victor, que, aparentemente não gosta de perguntas, ele não está com vontade de falar com Ethan, até que o garoto fala do menino de branco, então Victor se abre e fala que está conferindo se as árvores da floresta estão se mexendo. Ele também fala para Ethan mandar um ‘oi’ para o menino de branco.

Victor realmente deve saber de algo, ele já viu o garoto de branco e o detalhe fica por conta de seu comportamento estranho. Ele age como se fosse uma criança em um corpo de adulto.

Jade continua procurando algo, ele encontra uma espécie de bunker no meio da floresta, lá dentro um morto grita com ele. Cai assustado e no teto vê uma imagem, ao olhar pra frente o morto desapareceu. Ele continua achando que tudo não passa de um jogo. Ao sair, deixa a porta do bunker aberta.

O Dia da Escolha
Um bunker? Um galpão?

Foi o Xerife quem construiu a caixa, agora ele diz que não consegue colocar Frank nela, o padre então fala pra fazer o que tem que ser feito, pois se não perderia o controle da cidade. Os dois discutem, o Xerife entrega um talismã ao Frank e fala para ele correr, para viver em um local afastado.

Agora é hora dos recém-chegados escolherem onde morar. A cidade ou a casa colonial. Para cidade devem escolher a pedra, para casa colonial a flor. A decisão é final, segundo o padre.

O Dia da Escolha
Escolhe logo, já vai escurecer.

O Xerife tenta começar discursar, mas Frank aparece na escolha do casal e pede para falar. Ele diz que era um bom pai, que deixou a cidade e os monstros da floresta dominarem sua alma. Ele deseja morrer.

Jade interrompe a cerimônia rindo, Boyd se irrita e o faz escolher entre a pedra e a flor, o rapaz também se irrita e começa discutir, Kenny aparece e o leva.

A família então escolhe morar na cidade, Julie na casa colonial. Gerando o caos entre eles.

Donna é quem realmente manda na casa colonial, Boyd manda na cidade, mas quem fez as regras da escolha foi Boyd. Também vemos que Ellis, o filho de Boyd mora na casa colonial.

Kenny leva Jade para ver Tobey entrando em estado de decomposição. Ele, então, finalmente, cai na real e se choca.

Frank é encaminhado para caixa. Todos os moradores entram em suas casas. Um rádio liga sozinho dentro do restaurante assim que a mãe de Kenny fecha o local, a canção é If It Be Your Will, um trecho dela diz…

Se for sua vontade
Que eu não fale mais
E minha voz fique quieta
Como era antes
Eu não falarei mais
Eu permanecerei até que
me falem
Se for sua vontade

O Dia da Escolha
Se ele queria morrer, não poderia ser com um tiro? Para assim evitar o sofrimento? Óbvio que não, assim tiraria o simbolismo de ser morto da mesma forma que sua família.

Jim e Tabitha se instalam em sua nova casa, Jade vai para casa com Kenny, a canção para, Frank é atacado pelos monstros.

O dia da escolha foi focado em 3 partes. A família escolhendo onde morar, com a decisão de Julie de não ficar junto, provando aquela máxima que adolescente só faz c@gada, já que estão em uma cidade cheia de monstros, o correto seria ficar com sua família, não em um lugar onde não conhece ninguém. Aparentemente a relação de Julie com sua mãe não é das melhores. Talvez tal decisão seja proveniente disso.

No outro canto temos a descoberta de Jade, ou seja, o morto no Bunker e o símbolo são reais, mesmo desaparecendo logo depois.

E, por fim, tivemos o desfecho de Frank, que serviu como uma carga dramática para apresentar o conceito da ‘caixa’ e de como a cidade pode quebrar uma pessoa psicologicamente.

Sim, um pouco mais lento o episódio. Poucas respostas, mas poucas perguntas acrescentadas também, sendo que a mais bizarra delas é: às arvores se moveram? Faça sua aposta.

Victor e as árvores

E você, gostou de ver o dia da escolha?

Tem ideia pra algum post, encontrou algum erro? Manda pra gente lá no Tiktok! Aproveita e segue a gente também.

Para ler mais, é só clicar: Frases da Série Origem | 1ª Temporada

Para seguir a gente nas redes sociais: Facebook  |  Instagram  |  Twitter  |  Youtube  |  Pinterest |  Tiktok

Marcações: