O Natal é logo ali, com ele, filmes e mais filmes nos trazem lições. Algumas são válidas, outras são distorcidas. Dessa vez o filme tem como nome A Felicidade Não Se Compra, mas será que A Felicidade Não Se Compra??
A obra lançada em 1946 mostra George Bailey. Ele, ainda criança, salvou seu irmão ao pular em um lago congelado, ficando surdo do ouvido esquerdo, o homem evitou a morte de uma criança ao notar que seu patrão havia colocado (por engano) veneno dentro de um remédio, tomou conta da firma de seu pai após sua morte, financiou casas com preço abaixo do mercado, fez a vontade de todos que o cercava, menos a sua de ir estudar fora e conhecer o mundo.
Um dia vou explorar o mundo. – George Bailey.
Nós vivemos em uma sociedade que romantiza a pobreza e detesta os ricaços. Isso é explicito logo no começo da obra ao mostrarem Henry Potter, ele é descrito como o homem mais rico e cruel da região e segue essa toada durante suas duas horas de duração.
George é o coitado, por vezes ele até humilha Henry, mas ele é o pobre, então pode. Quando o empresário humilha alguém com suas falas, ele é visto como o vilão.
É óbvio que ver tal obra pelas lentes de George nos faz criar afeição pelo mocinho, mas se assistirmos Sons of Anarchy, também ficaremos do lado dos ‘mocinhos’, que aqui nunca existiram.
De maneira alguma quero inverter os papéis, quando o pai de George fala que ‘é inerente ao ser humano querer seu próprio teto, paredes e lareira, ajudamos as pessoas a conseguir isso, ele está correto. A ajuda é necessária e todo ato ganancioso deveria ser punido, mas a grande realidade é que o buraco é mais embaixo.
Na teoria é lindo dizer que é mais fácil um camelo passar por um buraco de agulha do que um rico entrar no reino do céu, na teoria é lindo criticar os patrões malvadões, mas a prática difere dos discursos vazios e hipócritas. O dinheiro, na maioria das vezes compra a felicidade. Até para morrer é ele quem lhe dá o mínimo de dignidade de morrer em um quarto de hospital um pouco melhor e não nos corredores de um hospital qualquer.
Não sejamos hipócritas, o que fica são os momentos e amizades, mas tudo é mais fácil quando se há dinheiro.
Nunca confie em gente que afirma ser guiada por valores maiores que dinheiro. Quem diz que faz as coisas por algo maior do que grana é quem pensa só na grana, pode apostar. Nunca confie na bondade dos bons. – Luiz Felipe Pondé – Filosofia para Corajosos.
Não concorda?
Voltemos ao filme.
Se todos os moradores de Bedford Falls entrassem na casa de George levando amor, carinho e companheirismo, George seria preso. Se eles ali entrassem levando palavras de consolo, George seria preso. Se ali entrassem com discursos vazios contra o dinheiro, George seria preso, afinal, os fiscais ali estavam por causa da discrepância de US$ 8.000 nas finanças da empresa.
Horas, é óbvio que muita gente rica é infeliz, mas falar que o dinheiro não tem o poder de comprar felicidade, é hipocrisia. George poderia ser feliz ali no meio de todo mundo, mas só por alguns segundos, pois seria levado pela polícia. Naquele momento a felicidade foi comprada. Ponto final, não há discussão. A pobreza é romantizada, mas Harry encheu a boca para falar que George era o cara mais rico da cidade.
Um brinde! Ao meu irmão George, o homem mais rico da cidade. – Harry Bailey.
Fale o que quiser. Defenda o que quiser, mas se você quer saúde, paga plano particular, se quer educação pros filhos, paga escola, se quer segurança, compra carro blindado e contrata seguranças. Se quer ter um corpo saudável compra comidas saudáveis, que são mais caras, contrata personal, paga academia.
Novamente, fale o que quiser, romantize a pobreza, maldiga os ricos, crie teorias e teorias, mas, se em algum momento de sua vida você tiver a oportunidade de enriquecer, eu troco de nome se você não aceitar, afinal, a vida é assim mesmo, a gente prefere se enganar, falar que rico é malvado, que o pobre é que é feliz, assim conseguimos criar uma falsa sensação de ‘vitória’, mas no fundo, lá no fundo a gente sabe que o dinheiro traz felicidade e se não trouxer, manda buscar.
Se quiser ler mais, é só clicar: Frases do Filme A Felicidade Não se Compra
Para seguir a gente nas redes sociais: Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | Pinterest | Tiktok