Ah, o cinema nacional. Alguns odeiam, outros amam. Eu sou dos caras que ama e hoje eu trago 5 filmes nacionais inesquecíveis dos anos 2000.
Então, sem delongas, vou começar com essa obra-prima. É óbvio que estou falando de ‘O Auto da Compadecida (2000)’
Aqui acompanhamos os nordestinos João Grilo (Matheus Natchergaele) e Chicó (Selton Mello). Os dois são pobres, a grande diferença é que João Grilo é mentiroso e inteligente e Chicó é mentiroso e medroso. Os dois lutam para sobreviver no meio de toda miséria, traições e dos cangaceiros.
Um dos melhores filmes brasileiros. Aquela obra impossível não parar para assistir.
Agora vamos para 2007 ver a obra ‘Estômago‘.
Aqui acompanhamos Raimundo Nonato (João Miguel), ele chega na cidade grande sem ter onde comer e dormir, e é em um boteco que encontra uma oportunidade, se é que podemos chamar assim. Afinal, o dono daquele lugar o maltratava e não pagava nada. Apenas o deixava comer e dormir naquele ambiente, em troca ele tinha que cozinhar, atender e limpar. Com o decorrer do tempo Nonato se especializa na cozinha, fazendo o boteco, até então vazio, ficar sempre cheio.
Em paralelo temos Nonato Canivete. Ele foi preso e entrou na cadeia do mesmo jeito que chegou na cidade grande, sem saber como se comportar. Com o tempo ele ganha confiança de Bujiú, “dono da cela” e logo começa cozinhar, conquistando todos os presentes.
Uma obra que envolve amores, traições, decepções e muita comida.
E o que falar do filme ‘Carandiru‘ de 2003?
Carandiru: O Filme, a obra é baseada em fatos reais e mostra um médico voluntário que faz um trabalho de prevenção ao vírus HIV, ali ele presencia o mundo real da prisão, superlotação, precariedade, sonhos e tudo mais que envolve o sistema prisional. Ali, o então médico voluntário presencia tudo, tudo, até o massacre que matou 111 presos.
Não vamos esquecer do filme ‘Cidade de Deus‘, de 2002.
O longa mostra Buscapé (Alexandre Rodrigues) um jovem pobre que cresce na Cidade de Deus, favela carioca extremamente violenta. Buscapé nunca quis a violência e o crime como parceiros e foi em sua câmera fotográfica que encontrou uma oportunidade, através de suas lentes ele analisa e nos mostra como é o dia a dia da favela.
Achou que Tropa de Elite (2007) iria ficar de fora?
Aqui temos o Capitão Nascimento (Wagner Moura), ele quer encontrar um substituto para poder sair do BOPE (Tropa de Elite do Rio de Janeiro), é através de sua visão que vemos como é o curso para entrar no BOPE. Em paralelo existe uma dupla de policias que está se destacando por serem honestos e honrarem seus compromissos, mesmo no meio de toda corrupção que existe no batalhão onde trabalham.
Menção honrosa na capa do post: Lisbela e o Prisioneiro (2003).
Gostou dos filmes nacionais Inesquecíveis dos anos 2000? Acrescentaria outro na lista? Manda pra gente lá no Tiktok! Aproveita e segue também.
Leia mais: Frases do Jô Soares | Top 10
Para seguir a gente nas redes sociais: Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | Pinterest | Tiktok