Quando Walter e Jesse amarram Saul para dar um susto, não imaginávamos que estaríamos ante um estelionatário de primeira.
O tempo passa, vemos Saul sem coração na maioria dos momentos, ele ajuda Walter e Jesse nos piores planos, lava dinheiro e se mostra peça importante para alavancar a dupla.
Quando Jimmy aparece, em certos momentos sentimos pena, mas Jimmy tinha pitadas de Saul, ele era o Jimmy Sabonete.
Aos poucos Jimmy Sabonete coloca planos diabólicos em prática. Leva seu irmão à loucura, ocasionando sua morte. Quando Saul já tinha assumido seu corpo, com ajuda de Kim, eles levam Howard para forca.
Quando Gene aparece, vemos alguém angustiado, morto por dentro, mas aos poucos Saul vai aflorando e dando vida ao homem..
Os golpes uma hora parariam de dar certo. E, para Gene, ou melhor, Saul, eles quase pararam, afinal, Saul havia conseguido um acordo no tribunal, apenas 7 anos de prisão por toda desgraça que ele causou.
Sim, não há outro nome. Desgraça. Ele, mesmo que indiretamente, ajudou na morte de centenas e centenas de pessoas. Ludibriou seu irmão, foi escroto com a Kim quando ela partiu. Saul nunca se importou com nada, nem ninguém.
Isso fica claro nas conversas com Walter, Mike e Chuck.
Mike desejaria voltar ao dia que recebeu sua primeira propina.
É isso? Dinheiro? – Mike.
– O que mais? – Saul.
Nada que você mudaria? – Mike.
Walter gostaria de ter ficado mais próximo da empresa da qual ajudou criar e foi tirado e nota na conversa que…
Então, você sempre foi assim. – Walter White.
Chuck tentou algum tipo de aproximação, do seu jeito durão, mas tentou.
Não há vergonha em voltar e mudar seu caminho. – Chuck.
Mas Saul, Saul sempre foi Saul. Ele nunca ligou pra nada, apenas pra emoção de ver o caos sendo gerado, só que isso teve um preço alto, mais alto que qualquer dinheiro do mundo, Saul perdeu tudo e demonstra isso ao tentar dissuadir Frank em um golpe (Episódio: Nippy).
Olhe pra mim, eu não tenho ninguém. Meus pais estão mortos. Meu irmão morreu. Eu não tenho mulher, filhos ou amigos. Se morresse hoje, ninguém se importaria. – Gene/Saul.
Ali não foi apenas algo para manter a atenção do guarda, aquilo foi um desabafo, ali a ideia de que algo deveria ser mudado estava brotando.
Saul se foi quando deixou de lado o acordo de 7 anos e pegou 86.
Oitenta e seis anos, mas, com bom comportamento, quem sabe? – Jimmy
A história da redenção do vilão é batida, usada por muitos. Jimmy entendeu, bem no fim, que uma máquina do tempo não viria para o salvar, mas como seu irmão disse, não havia vergonha em voltar e mudar.
O destino de Jimmy foi mudado, ele ainda continuaria preso, por muito mais tempo agora, para morrer na cadeia (será?), mas sua ausência seria lembrada, se ele morresse, Kim estaria lá, ele havia conseguido recuperar a admiração da sua amada, mesmo depois de tanto tempo.
A redenção do vilão, acredite nela ou não, mas se Jesus, na cruz, olhou para um ladrão que o reconheceu em seus momentos finais e o perdoou, quem sou eu para não perdoar um personagem?
“Em verdade te digo, hoje estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23:43).
Leia mais: 12 Frases de Walter White
Para seguir a gente nas redes sociais: Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | Pinterest | Tiktok