Pular para o conteúdo

A Família Dinossauros, o seriado que sempre será atual

Entre 1991 e 1994 foi produzido “A Família Dinossauros“, família essa composta por Dino da Silva SauroFran da Silva SauroRobert da Silva SauroCharlene da Silva Sauro e Baby da Silva Sauro, além da sogra do Dino que sempre estava por ali.

São 30 anos desde o primeiro episódio e o seriado continua mais atual do que nunca. Recentemente revi a série, mas dessa vez acompanhei ela episódio por episódio e não apenas vendo episódios esporádicos igual em outrora, quando ainda criança pegava meu cobertor e deitava no sofá da sala para assistir desenhos.

Quando tinha meus 10 anos e ouvia “querida, cheguei”, achava engraçada a série, como diversão era ‘legalzinha’, pois, convenhamos, nós, que temos mais de 30 tínhamos uma infinidade de opções (Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, Chaves, Eu, a Patroa e as Crianças, Super Campeões…)

Eu cresci, o seriado ficou em uma caixa dentro do meu coração, junto com diversas outras séries e desenhos e, ao ver que poderia acompanhar ela via Streaming, puxei a cadeira igual o Dino sempre faz e ninguém me tirou da frente da TV, ou melhor, do PC.

Ouso dizer que essa é uma das melhores séries de todos os tempos e já que a fonte ‘vozes da minha cabeça’ é soberana nesse blog, repito: A Família Dinossauros é uma das melhores séries de todos os tempos.

Dino é um operário, ele trabalha para o senhor Richfield. Seu chefe é tudo aquilo que há de pior no capitalismo e que fique claro, eu gosto da capitalismo, mas o Richfield não dá. Ele é mesquinho, humilha seus funcionários, coloca eles em situações de risco, mente, manipula e, ainda, devora os namorados de sua filha.

Eu sou um dinossauro grande e poderoso e você? Você não é nada! – Bradley P. Richfield.

Richfield é aquela típica pessoa que se julga do bem, mas é do mal.

O mundo pode acabar. Dino da Silva Sauro.
– Isso é um problema do próximo trimestre, nós cuidaremos disso mais tarde, mais tarde, agora meu maior problema é tentar descobrir o que fazer com tanto dinheiro. – Bradley P. Richfield.

Dino, por sua vez, se submete aos caprichos do patrão pois tem que sustentar sua família, e é ali no coração da casa dos Sauro’s que vemos as maiores críticas sociais. Repito, são mais de 30 anos de sua criação, mas tudo continua igual.

Temas como: aquecimento global, mulheres em situação desigual no trabalho, assédio sexual, drogas, sexo, preconceito, lavagem cerebral através da televisão, consumo de álcool… eu poderia elencar mais uma dezena, mas você sabe do que estou falando. As críticas são sutis, mas estão lá. Em um episódio Bob vai ao pântano com o Carlão pra ouvir uma música nova. Lá quem toca são os mamíferos e eles tocam blues. O detalhe é que os Dinossauros não se misturam com os mamíferos por se acharem superiores. Se você souber a história do blues…

Em outro momento Mônica sofre assédio sexual no trabalho, ela é julgada como culpada por um juri composto por homens. Também há um episódio que Charlene ‘domestica’ humanos para fazer show e para que eles a sigam os deixam sem comer…

A Família Dinossauros

Quando criança não tinha maturidade suficiente para absorver tanta crítica, hoje, mais maduro, assisti rindo muito e, ao mesmo tempo, achando pesado pra caramba.

Por que está preso em um emprego chato e sem futuro? Por que o seu chefe sempre grita com você? Por que a sua vida é esse completo desastre? Por que perguntar o por quê? Beba álcool! Ninguém gosta de um pensador, você pode não conseguir mudar sua vida, mas pode mudar o jeito que a vê. Álcool, quanto mais você bebe, menos você pensa. – Apresentador da TV.

A Família Dinossauros é cheia de bordões, tem um bebê engraçadinho, um final trágico e uma acidez que nenhuma criança entenderia.

Uma série antiga, atual, necessária.

De acordo com o sábio ancião os tempos só são ruins se achamos que são ruins, então devemos nos encher com pensamentos alegres e nossa nação prosperará.Dino da Silva Sauro.

Leia mais: Frases do Filme Ainda Estou Aqui

Para seguir a gente nas redes sociais: Facebook  |  Instagram  |  Twitter  |  Youtube  |  Pinterest | Tiktok

Marcações: