Pular para o conteúdo

16 Frases do Livro O Filósofo Ignorante

Aquela obra onde é discutido sobre o sentido da vida, liberdade, moral… Voltaire é o filósofo por trás da obra, com sua humildade ele nos faz pensar em diversas coisas e, vez ou outra, questionar o que nos é dito. Excelente obra, por isso trazemos as frases do livro O Filósofo Ignorante.

Sem mais delongas…


Não há ninguém bastante louco para acreditar firmemente que pensou durante a vida inteira, dia e noite sem parar, desde que era feto até sua última enfermidade.


Se você não percebe que tem ideias, como pode afirmar que as tem?


Sabemos que temos um pouco de inteligência, mas como a temos? Esse é o segredo da natureza, ela não o diz a mortal nenhum.


Não vim do nada, pois a substância de meu pai, e de minha mãe que me carregou nove meses no útero, é alguma coisa. É evidente que o germe que me produziu não pode ter vindo do nada: pois como o nada produziria a existência?


Somos crianças que tentam dar alguns passos sem andadeiras: caminhamos, caímos, e a fé nos reergue.


Teria havido o nada no espaço onde hoje existe alguma coisa? Isso me parece incompreensível. Não posso admitir esse nada, a menos que a revelação venha fixar minhas ideias que se lançam para além dos tempos.


Meus pensamentos não vêm de mim, pois chegam independentemente da minha vontade e, muitas vezes, somem do mesmo modo.


Um único homem eloquente, hábil e digno de crédito poderá muito sobre os homens; cem filósofos nada poderão se forem apenas filósofos.


Sou livre quando posso fazer o que quero.


16 Frases do Livro O Filósofo Ignorante

Não posso ter uma ideia positiva do infinito, porque sou muito finito.


O maior dos crimes, ao menos o mais destrutivo e, portanto, o mais contrário à finalidade da natureza, é a guerra; porém, não há nenhum agressor que não cubra esse crime com o pretexto da justiça.


Os depredadores romanos faziam sacerdotes chamados Feciales declarar justas todas as suas invasões. Todo bandido que se encontra à frente de um exército começa seus furores por um manifesto e invoca o deus dos exércitos. Mesmo os pequenos ladrões, quando se associam, têm o cuidado de não dizer: vamos roubar, vamos arrancar da viúva e do órfão seu alimento; eles dizem: sejamos justos, vamos retomar o que é nosso das mãos dos ricos.


Penso assim que as ideias do justo e do injusto são tão claras, tão universais quanto as ideias de saúde e de doença, de verdade e de falsidade, de conveniência e de inconveniência. Os limites do justo e do injusto são difíceis de marcar, assim como o é o estado intermediário entre a saúde e a doença, entre a
conveniência e a inconveniência das coisas, entre o verdadeiro e o falso. São matizes que se misturam, mas as cores vivas atingem todos os olhos. Por exemplo, todos os homens admitem que se deve devolver o que nos emprestaram; porém, se sei com certeza que aquele a quem devo dois milhões se servirá desse dinheiro para subjugar minha pátria, devo lhe devolver essa arma funesta? Eis o ponto em que os sentimentos se dividem; contudo, em geral devo observar meu juramento quando disso não resulta mal algum: é algo de que ninguém jamais duvidou.


Sei que os homens têm às vezes doenças do cérebro. Tivemos um músico¹ que morreu louco porque sua música não parecera bastante boa. Outros acreditaram ter um nariz de vidro; contudo, para aqueles acometidos, por exemplo, de pensar que sempre têm razão, haveria heléboro² suficiente para tão estranha doença?

¹Jean-Joseph Mouret (1682-1738).

² Planta outrora usada para o tratamento de distúrbios mentais.


Se vocês me disserem que nada lhes ensinei, lembrem-se de que me anunciei como um ignorante.


Todo aquele que busca a verdade se arrisca a ser perseguido.


Gostou das frases do livro O Filósofo Ignorante? Quer ver de outro livro? Comente!

Leia mais: Frases do Livro Walden ou a Vida nos Bosques

Para seguir a gente nas redes sociais: Facebook  |  Instagram  |  Twitter  |  Youtube  |  Pinterest |  Tiktok