Nesse ano (2021) um homem não sai da mídia. Seu nome? Lázaro Barbosa de Sousa.
O homem de 32 anos é conhecido como “serial killer do Distrito Federal”, sua ficha criminal é extensa e nos faz pensar (mais uma vez) em quão falho é nosso sistema penal.
Mas o que esse homem já fez para estar tão na mídia assim?
Segundo o secretário da Agricultura de Barra do Mendes, Roberto Willian Alves de Sousa Gabrielli, em 2008 ele foi acusado de homicídio no povoado de Melancia, município baiano de Barra do Mendes. “Ele matou um morador das 5 para às 6 da manhã, depois foi atrás do outro. Bateu na porta, chamou, e quando o morador abriu, atirou nele.” (…) “Ele ficou 15 dias escondido no mato e na copa das árvores. Ele mesmo contou que a polícia passava por baixo e não o via. Usou inclusive a tática de colocar a sandália de trás para frente para confundir os policiais. Ele é mateiro, conhece a região, sabe como se enfiar em buracos e se camuflar no mato.” Nessa época ele se entregou, ficou preso por 10 dias e fugiu. Fonte: Terra.
Em 2010 foi preso por roubo e estupro, crimes esses praticados em 2009, no Distrito Federal, para ir ao semiaberto, participou de diversos cursos de ressocialização e recebeu atestado de “bom comportamento”. E se você acessar o site do G1, encontrará de forma bem explicada: “(…) o detento fez cursos de “empatia, sexualidade e para se colocar no lugar das vítimas”. Lázaro também participou “satisfatoriamente de todos os encontros do grupo de relações pessoais.” Fonte: G1.
Os crimes cometidos em 2009 renderam para ele 12 anos, 8 meses e 19 dias de reclusão. Três anos após começar cumprir pena ele teve uma progressão concedida pela justiça, mesmo com laudo contrário: “Um laudo criminológico de um processo por roubo, porte de arma de fogo e estupro, feito em 2013, aponta que Lázaro Barbosa de Sousa, à época com 26 anos, tem características de personalidade como “agressividade, ausência de mecanismos de controle, dependência emocional, impulsividade, instabilidade emocional, possibilidade de ruptura do equilíbrio, preocupações sexuais e sentimentos de angústia” (…) O réu também participou de formações voltadas às estratégias para “assumir, entender, mudar; de empatia: colocar-se no lugar da vítima; compreensão de fatores de risco e fatores protetores”. – Fonte G1.
E sabe o que é pior?!
Na mesma matéria do G1 é exposto: “Os técnicos concluíram que “Lázaro deveria ser submetido à frequência de cursos antes de ter deferido em seu favor a fruição de benefícios externos” e que se fosse “inserido no contexto social e ambiental ao qual pertencia antes de sua reclusão, provavelmente retornaria a delinquir”.
Lázaro ainda fez cursos sobre lei antidrogas, efeitos das drogas e as consequências biológicas, dependência física e psicológica, fatores de risco e fatores de proteção, auto imagem e autoestima, consequências sociais do uso de drogas e síndrome de abstinência e compulsão e sobre os tipos de tratamento.
Ainda, no processo de 2009 ele teve outra condenação. Dessa vez mais 3 anos foram inseridos à pena, onde é citado porte de arma de fogo em Corumbá de Goiás.
Mesmo com todos os laudos e sinais, Lázaro foi beneficiado com as progressões de pena e em 2016 conseguiu ir para trabalho externo, sendo transferido para o Centro de Progressão Penitenciária (CPP), isso foi em janeiro. Lázaro acabou fugindo apenas dois meses depois.
Um mandado de prisão foi expedido em 2016 mesmo, mas só em 2018 ele foi recapturado, em Águas Lindas de Goiás. Quatro meses após sua prisão ele fez um buraco no teto e fugiu do presídio.
Na fuga, 5 participaram, 4 foram recapturados, menos Lázaro, que veio dar notícias agora, em 2021. Quando cometeu a chacina contra uma família de Ceilândia, no Distrito Federal, em 9 de junho, segundo a polícia.
Ele é suspeito de assaltar e matar a tiros e a facadas Cláudio Vidal, de 48 anos, Gustavo Vidal, de 21 anos, Carlos Eduardo Vidal, de 15 anos e Cleonice Marques de Andrade, de 43 anos.
Após a barbárie ele fugiu para Cocalzinho de Goiás, sendo perseguido por mais de 200 policiais pelas matas de Edilândia e Girassol, ainda, de acordo com a polícia, ele invadiu chácaras, atirou em três pessoas (duas estão em estado grave), furtou um carro e abandonou na BR-070.
“O comportamento apresentado é de um psicopata”, dizem os policiais . Além disso, Lázaro age de forma “imprevisível”, contam os investigadores. “As vezes ele rouba e é educado. Outras vezes rouba, mata e estupra”, revelou um policial. – Fonte: G1.
Ele também é acusado de, no mês de maio, fazer uma família refém, na região onde houve a chacina, nesse crime ele trancou os homens no quarto e obrigou as mulheres ficarem nuas e cozinhar para ele. Além disso é atribuída a ele uma tentativa de homicídio em 2020, onde invadiu uma chácara em Goiás para roubar e atingiu um idoso com um machado, ele, em outra oportunidade, teria invadido outra fazenda e roubado armas, veículos e obrigado um caseiro a cozinhar e fumar maconha com ele.
Não sendo o bastante, um homicídio de 5 de junho, onde um homem com roupas pretas e colete a prova de balas entrou em uma fazenda no distrito de Girassol, em Cocalzinho de Goiás e matou o caseiro também têm Lázaro como suspeito.
O pai de Lázaro em entrevista para o Correio Braziliense deu fortes declarações.
“Esse monstro, eu registrei, mas, quando as pessoas falam ‘o seu filho’, aquilo me estremece todo. Não dá vontade nem de ficar mais na Terra. Eu estou arrasado. Se eu vê-lo por aí, eu nem conheço mais”. (…) “O que mais me dói é o desespero que aquela família sentiu e o que ele fez com aquela pobre mulher. Isso não é gente. Isso é um monstro da pior espécie”
Em um trecho da matéria ele diz estar com medo…. “Eu não quero ele solto jamais. Porque estou com medo dele fazer mal a mim e a minha família. Olha só o que ele tá fazendo com todo mundo.”
Do outro lado da história temos a mulher de Lázaro, ela não quis se identificar, mas também deu entrevista para o Correio Braziliense e segundo ela, Lázaro é um pai dedicado. “É um bebê que quase todos os dias chama por ele. Isso me corta tanto. Ela é muito apegada. É a vida dele. Está todo mundo arrasado”, (…) “Não acredito em nenhum ritual. Ele tinha uma fé em Deus muito grande, foi até pregador da palavra no presídio. Eu só vou acreditar que ele se envolveu mesmo nisso quando ele for pego e falar”.
A tia de Lázaro também não quis ser identificada e foi contrária as falas do pai, dizendo que Lázaro sofreu com um pai agressivo e que tinha problemas com álcool: “Ele batia no Lázaro e até dizia que não era filho dele. Gostava só do outro filho”.
A polícia, por sua vez, quase fez sua captura em (15/6), quando uma adolescente enviou uma mensagem com os dizeres: “Socorro, o assassino Lázaro está aqui em casa”. A polícia foi até o local averiguar, notaram que a casa estava revirada, então adentraram ao matagal, quando avistaram Lázaro e a família, o criminoso fugiu, mas antes trocou tiros com os policiais e um policial militar do Estado de Goiás levou um tiro de raspão no rosto.
Em entrevista para o UOL News Palomba, um psiquiatra forense disse: “Não falta inteligência para ele, ele raciocina. O que eu quero dizer é que ele não tem nenhuma forma de ser corrigido, ou seja, ele nasceu assim, se desenvolveu assim com essa característica patológica. É um indivíduo de altíssima periculosidade que se estiver solto em sociedade vai delinquir”.
O psiquiatra disse que Lázaro ainda não pode ser considerado um Serial Killer “Ele fica na zona fronteiriça entre a loucura e a normalidade mental, gosto de usar o termo ‘condutopata’. A deformidade está na conduta do indivíduo. Os assassinos em séries normalmente são condutopatas que realizam os crimes da mesma maneira. Se analisarmos esse indivíduo daqui pra frente e, se tiver um padrão de comportamento nesses crimes que ele já praticou, então se pode falar em serial killer”.
Lázaro Barbosa Sousa, 32 anos. Nasceu na cidade de Barra dos Mendes, Bahia, foi lá, aos 20 anos de idade que seu primeiro registro policial foi feito e, mesmo com toda ficha criminal e laudo médico ele teve suas penas abrandadas.
Lázaro Barbosa Sousa é o reflexo do nosso sistema carcerário precário e do sistema penal ineficiente, atualmente ele vaga por ai, livremente, enquanto nós, cidadãos, ficamos presos dentro de nossas casas.
Encontrou algo inverídico no texto? Nos contate pelos comentários, redes sociais ou pelo Email: [email protected], prezamos pela verdade e transparência.
Fontes da matéria: G1, Diário do Nordeste, Correio Braziliense, Uol e Terra.
Links – https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2021/06/18/lazaro-barbosa-fez-cursos-de-empatia-sexualidade-e-para-se-colocar-no-lugar-das-vitimas-na-penitenciaria-da-papuda.ghtml
https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2021/06/11/agressividade-impulsividade-e-preocupacoes-sexuais-diz-laudo-criminologico-de-suspeito-de-triplo-homicidio-no-df.ghtml
https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2021/06/10/suspeito-de-triplo-homicidio-faz-mais-um-roubo-em-chacara-do-df-assistiu-ao-jornal-comentou-sobre-crime-e-depois-fugiu-diz-pm.ghtml
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ultima-hora/pais/o-que-se-sabe-sobre-o-caso-lazaro-barbosa-de-sousa-o-serial-killer-de-goias-1.3099030
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ultima-hora/pais/e-um-monstro-diz-pai-de-suspeito-da-chacina-em-ceilandia-no-distrito-federal-1.3098473
https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2021/06/4931488-e-um-monstro-diz-pai-de-lazaro-barbosa.html
https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2021/06/4931798-espero-que-ele-se-entregue-diz-mulher-de-lazaro-barbosa.html
https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2021/06/4931448-adolescente-mantida-refem-enviou-mensagem-a-policia-socorro-lazaro-esta-aqui.html
https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2021/06/18/lazaro-pode-nao-ser-serial-killer-diz-psiquiatra-forense.htm
https://www.terra.com.br/noticias/brasil/cidades/serial-killer-do-df-ja-foi-alvo-de-buscas-da-policia-por-15-dias-apos-ocorrencia-em-2008-na-bahia,78744745834a67cf88477a5cc3d4c653j5fgd2lj.html
Sigam-me os bons!