Diego Armando Maradona se foi. Um gênio da bola, polêmico dentro e fora de campo. Idolatrado na Argentina, odiado em alguns locais. O fato é que Maradona marcou seu nome na história, não só pelo futebol apresentado, mas também por seu posicionamento político, envolvimento com drogas e sua língua que falava sem medo de ser julgada.
Maradona é único, é gênio, é louco, é D10S, é amado e odiado e hoje venho com 10 frases marcantes e polêmicas dessa lenda.
Começando com “Não quero fazer um drama, mas, acreditem, me cortaram as pernas.” Dito após ser excluído da Copa de 1994 por doping.
Seu vício com drogas era exposto pela mídia e falado abertamente pelo argentino: “Eu era, sou e serei um viciado em drogas.” – Dito em entrevista à revista “Gente”, em 1996.
“O doping do Maradona é que nem o Prode (loteria): positivo, negativo, positivo, positivo. Então acho que há um empate.” – Dito quando testou positivo pela 3ª vez na carreira.
Seu posicionamento político também era forte, considerava Fidel um segundo pai: “Bush é um assassino, prefiro ser amigo de Fidel.” – Dito em 2003, em visita à China.
Sua infância também foi tema de declarações.
Fico muito triste quando vejo crianças que não têm o que comer, sei o que é passar fome, sei o que é sentir quando não se come há vários dias e isso não pode acontecer no meu país. – Dita em entrevista ao Clarín.
Maradona cresceu no subúrbio de Buenos Aires, em uma de suas falas disse: “Eu cresci em um bairro privado…privado de luz, de água, de telefone”.
Em uma auto entrevista, ele fala o que o futebol representou para ele: “Obrigado por ter jogado futebol, porque é o esporte que me deu mais alegria, mais liberdade. Toquei o céu com mãos graças à bola. Eu colocaria uma lápide ‘Graças à bola'”
Ainda disse: “Lamento ter feito minha velha, meu velho, meus irmãos, aqueles que me amam sofrer. Não ter podido dar 100 por cento no futebol porque dei vantagens com a cocaína. Não tirei vantagem, dei vantagem.”
“Eu me equivoquei. Me equivoquei e paguei pelos meus erros. Mas a bola não se mancha.” – Dito em 2001, em sua despedida na Bombonera.
E para fechar, vou com a tão conhecida: “Muitos dizem que marquei com a mão. Eu digo que fiz isso com a cabeça e a mão de Deus.”
Frase dita sobre o gol de mão contra a Inglaterra, na Copa de 1986.
No jornal Clarin tem um vídeo com algumas frases expostas aqui no site.