Uma das obras mais importantes da história da sétima arte completa 100 anos
Lançado em 26 de Fevereiro de 1920, O Gabinete do Dr. Caligari é um filme de drama/terror, dirigido por Robert Wiene, e com roteiro escrito por Hans Janowitz e Carl Mayer, sendo um dos grandes precursores de um gênero cinematográfico que ficaria conhecido com Expressionismo Alemão.
Seu enredo tem início com um diálogo entre dois homens, um deles, Francis (Friedrich Feher) se empenha em narrar uma trágica história que acontecera no pequeno vilarejo de Holstenwall, em uma região montanhosa na Alemanha, onde ele vivia. Em sua narrativa, certo dia, naquele povoado, chega um misterioso homem conhecido como Doutor Caligari (Werner Krauss). Esse senhor consegue com as autoridades da cidade a liberação para apresentar à feira local sua atração. O show consistia em um homem chamado Cesare (Conrad Veidt), que segundo o doutor, estava adormecido há mais de vinte anos, e seria despertado por ele através de hipnose, e nesse estado de sonambulismo, Cesare era capaz de prever o futuro das pessoas.
No dia seguinte, com o início das festividades, Francis (narrador da história) e Alan (Hans Heinrich von Twardowski), dois melhores amigos, e que compartilhavam entre si, uma paixão pela mesma pessoa, a bela Jane (Lil Dagover), passeiam pela feira, e assim como diversas pessoas, são atraídos pelo Doutor Caligari, que convidava a população a entrar em sua tenda e presenciar sua inovadora apresentação. Com o povo reunido, a cerimônia começa e Cesare é revelado, despertando de seu sono profundo. Todos ficam curiosos para saber o seu futuro, e Alan, entre todos, pergunta ao sonâmbulo quando ele iria morrer. E para o espanto dos espectadores, Cesare revela que o jovem não viveria até a próxima alvorada, deixando-o apavorado. Nessa mesma noite, o companheiro de Francis é assassinado, deixando a população aterrorizada, com uma onda de crimes que eclode na antes pacífica Holstenwall. A partir daí, uma investigação é iniciada, e tendo Caligari e Cesare como grandes suspeitos dos ocorridos. E nesse ponto, o filme vai se desenvolvendo em uma narrativa extremamente mirabolante, com direito a perseguições, tentativa de homicídio e uma grande reviravolta.
O movimento expressionista surgiu na Alemanha no início de XX, com o intuito de se contrapor ao Impressionismo, que captava uma visão mais realista, a impressão verdadeira das coisas. O expressionismo buscava representar o mundo de forma subjetiva, criando uma realidade através da visão de seus autores, que vinha do interior para o exterior, baseada na intuição de forma pessoal, predominando uma visão mais pessimista, com críticas sociais, ao contrário do positivismo impressionista. Esse novo movimento caracterizava-se por formas sombrias, contrastes, figuras deformadas, com temas frequentes como a morte, medo, sexo, angústia do ser humano, etc. Seus primeiros manifestos se deram na pintura, na arquitetura, na fotografia, no teatro, na literatura, na música, e mais adiante, no cinema. Em meados da década de 1910, alguns cineastas alemães já mostravam em suas obras alguns traços dessa temática, mas sem alavancar o movimento.
Com o término da Primeira Guerra Mundial, o país germânico encontrava-se devastado, com sua economia em frangalhos, e um Tratado de Versalhes que o colocara em uma situação humilhante, a população tentava juntar seus cacos, com descontentamento e desconfiança do governo. Desde 1916, o governo alemão havia decretado o boicote ao cinema estrangeiro, proibindo a importação de filmes de outras nacionalidades em seu território, sendo assim, a produção doméstica se elevara consideravelmente. E passado um tempo pós Grande Guerra, a aversão de outros países em relação a Alemanha foi se amenizando, e a Europa foi abrindo-lhe as portas novamente, com isso a exportação de seus filmes nacionais aumentou. Nesse cenário, começou a popularizar-se nas telonas o Expressionismo Alemão na sétima arte. E finalmente, em 1920, seria lançado o Gabinete do Dr. Caligari (Das Cabinet Des Dr. Caligari), o filme definitivo e obra máxima desse período.
Em meados de 1918, os roteiristas Carl Mayer e Hans Janowitz se conheceram através de um amigo de infância de Janowitz, o ator Ernst Deutsch. Ambos tinham um certo trauma na vida, Hans havia combatido na guerra e nutria uma grande aversão à ela, ao militarismo e às forças das autoridades. Carl travou uma batalha com seu psiquiatra para que fosse dispensado do exército, pois considerava insanos os motivos do confronto. Apesar de diversas tentativas em provar que era mentalmente insano para ir à combate, acabou sendo dispensado por uma lesão no pé, mas ficou horrorizado com a forma e os métodos utilizados para convencer os jovens a lutarem. Essas aflições seriam influentes na escrita de ambos e no roteiro vindouro de Caligari. Ainda no mesmo ano, incentivados por Gilda Langer, uma renomada atriz de teatro e cinema, os dois começaram a trabalhar no roteiro de Das Cabinet, no qual ela seria uma das protagonistas. Porém, Langer viria a falecer em 1920, aos 23 anos de idade, vítima de uma infecção pulmonar causada pela gripe espanhola. Sua personagem, enfim, foi vivida por Lil Dagover. Fato curioso, e também bizarro, é que Janowitz e Langer foram visitar uma cartomante, e esta previu que ele sobreviveria à guerra, mas ela morreria em pouco tempo, o que acabou de fato acontecendo.
A princípio, o diretor Fritz Lang seria o responsável por conduzir a obra, teve uma colaboração com o roteiro, e muito da estética utilizada foi de ideia sua, mas precisou abandonar o projeto para se dedicar à uma série de dois episódios que estava em desenvolvimento chamada Die Spinnen, então, Robert Wiene foi escalado. Como contava com um baixo orçamento a película foi toda rodada em estúdio, com cenários e sombras desenhados a mão, e o resultado disso tudo impressiona até hoje. O visual incomum, com paisagens distorcidas, ruas assimétricas, casas que parecem se sobrepor umas sobre as outras, portas que se abrem em ângulos estranhos, personagens com maquiagem forte e atuações exageradas denotam uma forte sensação de pesadelo, algo surreal. Além da estética de vanguarda, O Gabinete do Dr. Caligari trouxe consigo também, inovadores recursos narrativos, o narrador não confiável, história moldura, narrativa em flashback, e o mais marcante de todos, o final surpresa, o popular plot twist. Essa reviravolta foi incluída no filme pelo produtor Erich Pommer e o diretor Robert Wiene, causando um enorme espanto no público, incluindo os roteiristas que não sabiam de nada, e ficaram indignados, alegando que o desfecho mudava todo o sentido e a mensagem que os dois escritores gostariam de transmitir. Mas dramaticamente falando, o final é um primor, no mínimo genial, nos faz refletir toda obra que acabamos de assistir, e mesmo com a reviravolta, não se sabe ao certo se tudo aquilo é verídico ou não, abrindo espaço para reflexão e teorias.
Há de se destacar também as atuações de Conrad Veidt e Werner Krauss. Veidt desempenha o sonâmbulo Cesare, que alinhado com o figurino e design de produção de Walter Reimann, e a brilhante fotografia de Willy Hameister traz todo o ar de morto vivo necessário, sua palidez, olheiras, seu olhar de sofrimento e seus movimentos esbeltos causam estranheza, por vezes pena e até mesmo um sentimento de pavor. Já Krauss, literalmente, encarna o maquiavélico Dr. Caligari, tanto que, a atriz Lil Dagover relatou ter chegado ao set de filmagens, certa vez, e cruzou com ele pelo corredor, e ao cumprimentá-lo, recebeu de volta um olhar de quem nunca a tinha visto na vida. Então, um membro da equipe de iluminação explicou que a partir de um certo horário, ele não era mais Werner Krauss, ele se tornava Caligari, tamanho era a sua dedicação à profissão. E sua atuação é digna de Oscar, se a premiação da Academia já existisse naquela época. Suas expressões, seu olhar de superioridade, risada irônica e maléfica, sempre olhando para as pessoas meio de lado, como se sempre estivesse tramando alguma coisa, como se sempre estivesse no controle da situação, é de uma verdadeira maestria, uma aula.
Outro ponto de destaque e mais importante de toda a obra, é a direção segura e competente de Robert Wiene. O diretor alemão pode não ter tido uma carreira tão furtiva como alguns de seus companheiros do movimento expressionista, como Fritz Lang e Friedrich Wilhelm Murnau, mas certamente, se não fosse por ele, grandes clássicos de extrema importância para o cinema como, por exemplo, Nosferatu (1922) de Murnau e Metropolis (1927) de Lang, não existiriam. Seu trabalho em Caligari é tão primoroso, assim como de toda equipe, que se fosse pra resumir o Expressionismo Alemão em apenas um filme, certamente, este seria O Gabinete do Dr.Caligari. O trabalho de Wiene reúne todas as características estéticas e narrativas desse período, e foi tão revolucionário que mudou definitivamente a linguagem cinematográfica. E ainda carrega consigo a alcunha de primeiro longa metragem de terror da história do cinema.
Enfim, Das Cabinet des Dr. Caligari é uma obra prima grandiosa, pioneira, definidora de padrões, que se tornou objeto de estudos, livros, despertando teorias, dando origem ao termo Caligarismo (sinônimo de mórbido, misterioso, sinistro, tudo que remete à obra de 1920), e continua sendo influente mesmo após um século de seu lançamento (diretores como Alfred Hitchcock, e os contemporâneos Tim Burton e David Lynch foram muito influenciados por Caligari e o Expressionismo Alemão). Sem dúvidas figura com papel importantíssimo em um seleto grupo de filmes que fizeram do cinema uma Arte.
Informações técnicas.
Título: O Gabinete do Dr. Caligari (Das Cabinet des Dr. Caligari).
País: Alemanha.
Ano: 1920.
Gênero: Drama/Terror.
Direção: Robert Wiene.
Duração: 71 minutos.
Sinopse: Francis (Friedrich Feher) e o amigo Alan (Hans Heinrich von Twardowski) visitam o gabinete do Doutor Caligari (Werner Krauss), onde conhecem Cesare (Conrad Veidt), um homem sonâmbulo que diz a Alan que ele morrerá. Assim acontece e Alan acorda morto no dia seguinte, o que faz com que Francis suspeite de Cesare. Francis então começa a espionar o que o sonâmbulo faz com a ajuda da polícia. Para descobrir todos os mistérios, Francis acredita só haver uma solução: adentrar no misterioso gabinete do Doutor Caligari.
Elenco:
Conrad Veidt: Cesare
Werner Krauss: Dr. Caligari
Friedrich Feher: Francis
Lil Dagover: Jane
Hans Heinrich von Twardowski: Alan
Rudolf Lettinger: Dr. Olson