Ouça nosso podcast sobre Jimmy Hoffa:
O Irlandês estreou recentemente na Netflix. A história baseada em fatos reais nos apresentou diversos personagens icônicos, dentre eles: Jimmy Hoffa.
Mas afinal, quem é Jimmy Hoffa?
Interpretado por Al Pacino no longa dirigido por Scorsese, Jimmy Hoffa “ganhou vida”, mas a realidade é bem mais dura do que nos foi apresentado.
O Início!
Tudo começa no Brazil.
Sabia dessa?
Não, não em nosso país, mas sim em uma cidade chamada Brazil, no estado americano da Indiana.
James Riddle “Jimmy” Hoffa nascido em 14 de fevereiro de 1913, foi declarado morto em 30 de julho de 1982, após ter desaparecido em 30 de julho de 1975.
Hoffa é filho de John e Viola Hoffa. O pai é descendente de alemão, faleceu em 1920 por causa de uma doença pulmonar, quando o menino tinha apenas sete anos. Sua mãe era descendente de irlandeses americanos. Se mudaram para Detroit em 1924, onde ele cresceu e viveu sua vida toda. Aos 14 anos deixou a escola, para se dedicar ao trabalho e assim, ajudar sua família. Acabou casando-se com Josephine Poszywak, eles se conheceram durante uma greve de trabalhadores de uma lavanderia. A moça era lavadeira. Juntos tiveram dois filhos. Barbara Ann Crancer e James P. Hoffa.
Resumido brevemente sua vida familiar. Vamos para o que o filme aborda. Sua vida sindical e morte.
O filme e a curiosidade em torno de Jimmy Hoffa.
Quando adolescente trabalhou em um supermercado que pagava e oferecia más condições, os trabalhadores, revoltados com tal situação, resolveram se organizar para montar um sindicato, foi então que Hoffa, mesmo jovem, começou demonstrar aptidão para estar liderando essas questões trabalhistas.
No longa vemos que ele estava ligado aos caminhoneiros. Correto?
Com sua grande desenvoltura, não demorou para que se destacasse e se tornasse presidente da IBT (Irmandade Internacional dos Caminhoneiros).
Então. O sindicado, mais conhecido como Teamsters, foi fundado em 1903, em 1933 chegou aos 75 mil membros, em grande parte, graças ao trabalho de Hoffa. Trabalho esse que foi tendo uma adesão gigantesca, ano após ano. Em seu auge chegou ter mais de 2,3 milhões de membros.
Os Teamsters cuidavam de caminhoneiros e armazéns em todo país. O sindicato que praticava alguns boicotes e ataques para melhorar os contratos com as empresas logo se tornou uma das coisas mais poderosas dos EUA.
Lógico que para tal crescimento, Hoffa teve que se aliar a alguns gângsteres criando amigos e inimigos poderosos. Dentre os poderosos aliados estava a gigantesca “Cosa Nostra“, dentre os inimigos estava a família Kennedy, que fez de tudo para prendê-lo, acreditando que ele estava envolvido com a máfia.
A prisão e renúncia do sindicato.
As coisas deram certo para família que no ano de 1964 conseguiu que o sindicalista fosse acusado de fraude e tentativa de suborno, sendo preso em 1967.
Ao todo sua pena foi de 13 anos, e mesmo de dentro da prisão, continuou liderando o sindicato, porém, no ano de 1971 foi solto, após um acordo entre ele e o então presidente Richard Nixon, acordo esse que fez Hoffa renunciar à presidência de seu partido e ficar impedido de participar de atividades sindicais até 1980. Posteriormente, todas suas tentativas de regresso ao sindicato, foram sem sucesso. Mas acredita-se que ele tenha trabalhado fortemente por trás dos bastidores.
Sua morte e lendas em torno dela.
No livro “I Heard You Paint Houses” de Charles Brandt, Frank Sheeran conta que era muito próximo de Hoffa e que foi ele o autor do assassinato. Mas a grande realidade é que isso nunca foi comprovado, assim como o fato de que tenha sido ele realmente quem assassinou o líder.
No site Slate, uma matéria gigantesca foi feita contradizendo Sheeran, comparando-o até com Forrest Gump.
O fato é que seu assassinato é uma incógnita. Na época de seu desaparecimento a família de Hoffa disse às autoridades que uma reunião havia sido marcada com os mafiosos Anthony (Tony Jack) Giacalone e Anthony (Tony Pro) Provenzano, sendo que a última vez que foi visto foi em um estacionamento do Machus Red Fox, um restaurante suburbano de Detroit, esperando tal encontro.
Então acreditava-se que eles seriam os assassinos.
Apesar de grande esforço, até por parte do FBI, seu desaparecimento nunca foi solucionado e várias pessoas já reivindicaram o assassinato do poderoso. Como é o caso do assassino em série “O Homem do Gelo“, também existe a teoria de que ele foi morto por federais ou pela máfia. E se você pesquisar mais vai encontrar algumas dezenas de lendas que por ai circulam.
A real é que o líder dos oprimidos, homem que lutou contra os opressores, lutando por melhores diretos de trabalho, também foi um grande mafioso, que mesmo após morto, gera milhões de dúvidas e debates.
Fontes: Esquire, Slate, Fox, The Guardian, Brittanica, A&E, Sun Sentinel, e Getty Images.
Não deixe de conferir.
Victor Lustig, o homem que vendeu a Torre Eiffel
Você sabia que Os Flintstones promoviam o uso do cigarro?
Você conhece o Internet Archive?
Você já assistiu conversando com um serial killer: Ted Bundy ?
Sigam-me os bons!
Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | Pinterest
Em tempo: Hoffa escreveu uma autobiografia intitulada “Hoffa: The Real Story”, foi publicada alguns meses após seu desaparecimento. Antes, em 1970, já havia escrito “The Trials of Jimmy Hoffa”. Em 1992 foi lançado um filme biográfico intitulado “Hoffa“, dirigido por Danny DeVito, com o grande Jack Nicholson dando vida à icônica figura.