Senhoras e senhores, garotos e garotas, nem preciso dizer que esse post tem spoiler, né?
Pois bem, vamos relembrar alguns momentos que Arthur foi gentil em sua triste jornada. Afinal, Arthur não nasceu sendo o Coringa, foram alguns eventos que o transformaram.
E antes de qualquer comentário. Não, não estamos defendendo o Coringa, apenas mostrando algumas coisas.
___
Começando com um momento revelado em um dos trailers. Ao subir em um ônibus Arthur vê uma criança de cara fechada, então ele começa brincar com ela, arrancando algumas gargalhadas.
Infelizmente Arthur é interrompido pela mãe do garoto, que o faz ficar quieto.
___
O amor ao emprego é outra coisa que demonstra que ele realmente era um cara carinhoso.
Vemos isso em dois momentos específicos. Ele é bem nítido no começo do filme, quando ele dançava e fazia algumas graças defronte uma loja, o sorriso no seu rosto era contagiante.
E depois dentro do hospital, ao dançar pras crianças, vemos toda animação e carinho que ele tentava passar para seu público.
É certo que o emprego era um de seus pilares mentais, e como esses dois momentos não terminaram bem para o protagonista, os gatilhos mentais para transformação em vilão começavam ser ativados.
___
Sem dúvida alguma, sua mãe era o maior pilar de sanidade em sua vida. Tudo girava em torno desse relacionamento.
Em um de seus pensamentos, ele vai até o show do Murray, ao ser perguntado sobre quem era, ele fala que era Arthur, que morava com a mãe, demonstrando perante uma grande platéia o amor que sentia.
Nas cenas subsequentes também é possível ver. Ele a acompanha ao hospital, defende ela quando alguém fala mal, dá banho, dança…
Arthur, mesmo com todas suas limitações, demonstrava ser um filho carinhoso.
___
Esses três são os momentos mais nítidos de que Arthur tinha algo bom dentro de si.
Depois o que notamos são fragmentos de uma boa pessoa.
Poderíamos citar o seu falso relacionamento com Sophie, se você notar, em todo momento, mesmo que seja com alucinações, ele é cordial. Sempre respeitando, contando piadas e idealizando um namoro perfeito.
____
Outra cena que chama atenção é quando ele adentra ao cinema e vê na tela Charlie Chaplin, se você notar, verá estampado em seu rosto uma alegria de garoto, uma coisa meio inocente, que todo mundo sente ao ver um ídolo.
____
Outro fragmento acontece logo após levar aquela surra dos garotos. Ele está em seu local de trabalho, Randall vem oferecer uma arma pra ele se proteger.
Ele diz que eles são apenas garotos, que não poderia aceitar uma arma.
Ali era nítido o bom comportamento de Arthur. Mas com a insistência de Randall, um grande gatilho foi acionado, Arthur, com problemas psicológicos, com uma arma na mão, era óbvio que não daria certo.
Aliás, faço um adendo para o momento que ele mata Randall, o anão Gary está junto, ele não faz nada com o anão, ainda o agradece por ele ser o único que, de certa forma, o tinha ajudado. Ali é um ponto que Arthur está sendo transformado em Coringa, deixar Gary ir embora, foi sua última coisa boa.
___
E ai, notou alguma outra cena ou algum outro fragmento de que Arthur tinha algo de bom?
Não deixe de conferir.
Frases do Filme Coringa (Joker)
Devo ou não devo assistir o filme do Coringa?
Os Peaky Blinders realmente existiram?
Chaves e o Exemplo do Trabalho em Equipe
Sigam-me os bons!