Marmelada de banana, bananada de goiaba, goiabada de marmelo, Sítio do Picapau Amarelo…
O seriado que fez grande sucesso e conquistou gerações, teve sua primeira adaptação na TV Globo no ano de 1977, para ser mais exato, sua exibição se deu entre 1977 e 1986 (07/03/1977 – 31/01/1986). Só que sua produção começou um ano antes, tendo seu cenário construído em um sítio em Barra de Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro. Também existiam cenas que eram gravadas nos estúdios da Cinédia, em Jacarepaguá, no Rio.
A adaptação foi feita por Paulo Afonso Grisolli e Wilson Rocha, tendo a direção de Geraldo Casé.
Com cerca de 30 minutos por episódio, o seriado adaptado da obra de Monteiro Lobato, mostrava Dona Benta, sua neta Narizinho (Lúcia), Tia Nastácia, a boneca Emília, Pedrinho, Saci Pererê, Cuca (vilã da história), Visconde de Sabugosa, Tio Barnabé, Zé Carneiro, Garnizé, João Perfeito e Seu Elias.
O primeiro livro de Monteiro Lobato foi publicado em 1920. E dentro daquele universo mágico, várias estórias eram contadas, principalmente por Tia Nastácia. Outra coisa peculiar era Emília, a boneca metade humana, que questionava tudo que encontrava pelo caminho.
Pedrinho é primo de Narizinho, juntos eles passam por diversas aventuras, sempre acompanhados de Emília, do Saci e do Visconde. Aliás, o Visconde é outro personagem peculiar. Ele foi “criado” pela Tia Nastácia, que através de uma espiga de milho criou um amigo para o Pedrinho. Só que o Visconde ficou esquecido e como ficava perto dos livros da Tia Benta, adquiriu grande conhecimento com o passar dos anos.
E é lógico que não poderia faltar um vilão, ou melhor, uma vilã. Foi Cuca que se incumbiu da tarefa de atrapalhar as brincadeiras das crianças, sempre sem sucesso, é óbvio.
O seriado foi um convênio entre a Globo, a TV Educativa e o Ministério da Educação e Cultura.
Fonte: Memória Globo.
Não deixe de conferir.
Você se lembra da Poderosa Ísis?
Você se lembra das Fotonovelas?
Você se lembra do Banana Splits?
Você se lembra do “De Onde Vem?”.
Sigam-me os bons!