Se você não assistiu, tenho certeza que já ouviu falar de Black Mirror. O seriado que mostra o lado negro da tecnologia. Pois bem, hoje resolvi separar 5 notícias que são bem Black Mirror.
Sem delongas.
Kuyda, 30 anos, perdeu seu melhor amigo. A dor foi muito forte e ela passou horas relendo as mensagens trocadas entre os dois, e como ela trabalha com programas de inteligência artificial, ela usou as mensagens para criar um chatbot que reproduzia os padrões de fala do seu melhor amigo.
O negócio foi tão longe que virou até aplicativo. Você pode conferir a notícia completa em: Publico.Uol.
___
E o que falar dessa??? Cientistas descobrem como “apagar” memórias dolorosas (e implantar novas).
Em uma entrevista ao The Telegraph, o cientista Richard Gray, um dos responsáveis pela pesquisa, explica: “nosso estudo sugere que memórias podem ser manipuladas porque elas ‘agem’ como se fossem feitas de vidro, em um estado antes de ele se tornar sólido. Quando uma memória é ‘solicitada’ novamente, contudo, ela volta a esse estado maleável e permite alterações”.
Essa notícia saiu na Revista Galileu
___
Publicações em redes sociais são levadas em conta na hora de pedir empréstimo.
É sério, essa notícia saiu no Jornal Nacional.
“Quase tudo isso vai parar na internet. Muitas dessas informações, somos nós mesmos que damos, nas redes sociais. Programas de computador, conhecidos como robôs, são capazes de juntar todas elas – como num quebra-cabeça – formar o nosso perfil. Com base nele, o robô avalia qual a nossa capacidade pagar um empréstimo, nos dá uma nota e, de acordo com ela, vamos pagar mais ou menos juros”.
___
E foi na revista “Pequenas Empresas e Grandes Negócios” que saiu essa: Pai cria aplicativo que domina celular do filho até que ele o responda.
“A invenção toma conta do telefone e toca um alarme que não para de apitar até que o menino responda. A iniciativa de Nick Herbert para contatar o menino Ben, de 13 anos, pode ajudar outras famílias. O aplicativo de mensagens “ReplyASAP” controla a tela do celular e dispara um alarme. Até que o remetente seja atendido, o aplicativo não para”
___
E para fechar o post, vamos com essa: Vírus infecta notebooks e usa microfones para escutar conversas.
“Foi descoberta uma operação gigantesca que mirava o microfone de computadores de mesa e notebooks. O ataque conseguiu roubar 600 gigabytes de informações de 70 alvos estratégicos, incluindo indústrias, infraestrutura, mídia e pesquisas científicas.
A operação usou malwares para capturar o áudio de conversas que aconteciam próximas a computadores, mas também roubava outras informações importantes, como capturas de telas, documentos e senhas, de acordo com a empresa de segurança CyberX. Os dados eram direcionados para uma conta do Dropbox, da qual podiam ser recuperados pelos criminosos.”
Essa notícia saiu no Olhar Digital.
___
E ai? Você já encontrou por ai outra notícia que fosse “bem Black Mirror“?
Não deixe de conferir.
Black Mirror | 15 milhões de méritos “e sua vida entregue ao sistema”
USS Callister mostra que o rancor pode matar
Queda Livre é a vida real em Black Mirror
Você lembra o nome desses personagens de Black Mirror?
No futuro, seremos Black Mirror ou Túmulo dos Vagalumes?
Sigam-me os bons!