“Arqueólogos na Jordânia descobriram uma tumba romana que incluem “quadrinhos” rudimentares – que foram escritos em aramaico usando letras gregas. Os desenhos fornecem um testemunho extraordinário do ambiente diversificado e cosmopolita das cidades fronteiriças helenísticas do Império Romano”.
Jordânia, Oriente Médio, 2016. Alguns arqueólogos encontram dezenas de imagens, com uma espécie de balõezinhos, contando uma antiga história. O túmulo está localizado na antiga cidade das Capitolias, fundada no final do primeiro século e que fazia parte da Decápolis, uma região que reunia cidades com influências das culturas grega e romana, entre a Jordânia e a Síria.
Tudo ocorreu quando duas câmaras funerárias e um sarcófago foram descobertos por uma escavadeira mecânica.
O pesquisador francês Jean-Baptiste Yon disse que: “As inscrições são realmente semelhantes às bolhas de fala nos quadrinhos, porque descrevem as atividades dos personagens (“Estou cortando pedra”, “Ai de mim! Estou morto!”), o que é extraordinário “.
A história mostra divindades provando ofertas recebidas por humanos. Também mostra humanos trabalhando com a terra, colhendo fruto e recebendo ajuda de deuses para derrubar árvores.
Em outro painel é possível ver algumas pessoas vigiando o trabalho de pedreiros e cortadores de pedra. No teto também é possível ver várias representações evocando Nilo e o mundo marinho.
Segundo outro pesquisar (Pierre-Louis Gatie) “De acordo com a nossa interpretação, há uma boa chance de que a figura enterrada na tumba seja a pessoa que se representou enquanto oficiava na cena do sacrifício da pintura central, e que consequentemente foi o fundador da cidade.”
No vídeo é possível ver o trabalho de limpeza das rochas.
Fontes: Haaretz e Revista Galileu.
Não deixe de conferir.
Você sabia que o Mickey já fumou e bebeu?