As redes sociais nascem e morrem, vide Fotolog, ICQ, MSN e o inesquecível Orkut. Algumas ficam mais tempo no ar, oscilam o número de usuários mas, normalmente, entram em declínio. Acontece com todas e, sim, também está acontecendo com o “intocável” Facebook .
Facebook perde milhões de usuários jovens…
Recentemente fui surpreendido com o anúncio de que o Google + vai acabar. A empresa teve um problema com vazamento de dados de usuários e acharam por bem finalizar o acesso aos usuários domésticos. O projeto é deixar a rede social apenas para empresas.
O Google + foi lançado em 2011, e apesar do grande número de inscritos, a rede social nunca foi muito ativa entre os usuários.
Eu, particularmente, aderi ao uso recorrente só esse ano. Ao todo são 10 meses utilizando ela ativamente. E, sim, fiquei um pouco decepcionado com seu final.
Ela pode ser um pouco complicada em seu início, mas com o tempo você vai conseguindo se adequar. Nós, do HQ’s com Café, criamos as famosas comunidades dentro de nossa página.
Ou seja, temos “a página mãe, onde vão todos os conteúdos”, dentro dessa página é possível dividir os posts por nichos, exemplos: curiosidades, desenhos, listas…
O post de curiosidades vai para a comunidade de curiosidades e para página principal. Mas ele não vai para dentro da comunidade de desenhos ou listas.
Com isso é possível seguir apenas aqueles conteúdos que realmente lhe interessa. Pode ser que você não goste de nossas opiniões, mas pode ser que você goste de alguma coluna específica, então dá para seguir apenas aquele conteúdo, sem ser importunado com todo o restante.
E, pasmem, ao contrário do Facebook, eles entregam o conteúdo que você assinou para receber.
A organização dentro das páginas é maravilhosa. Lógico que existe algum defeito ou outro, mas, no geral, é bem superior ao Face.
É óbvio que nem tudo são flores. Além da baixa adesão, spam e pornografia dominam o ambiente. A rede social parece um local abandonado. Você abre sua TL e logo dá de cara com alguma cena de sexo. Principalmente se você segue alguma comunidade aberta com milhares de membros. O controle interno é precário.
Isso é péssimo, faz com que você não possa usar tal rede para trabalhar ou em algum ambiente público.
No geral, o Google + não vai deixar saudades para grande parte da população. Afinal, quase ninguém usava. Mas, para quem fazia uso daquele ambiente, vai. Principalmente por sabermos que ela tinha potencial para se desenvolver. Foram vários equívocos em seus 7 anos de existência, mas também houveram coisas boas. Talvez, se houvesse uma tentativa maior, poderia ser que desse certo.
Eu disse poderia, nada é certo nessa vida, nem uma rede social que leva o fortíssimo nome GOOGLE.
Não deixe de conferir.
Os 5 estágios do Luto e uma HQ chamada “Morre uma lenda”
Decidir o final da série, certo ou errado?
Segundo Death Note, o mal é só um ponto de vista