Antes de tudo quero agradecer ao Junior Cortizo, essa matéria é toda dele. Junior é o criador da Tribo, e para saber mais sobre o autor leia nossa entrevista.
Você também pode ler nossa opinião sobre uma história em que A Tribo se encontrou com Perseu e Aline.
Mas não vamos enrolar, deixo uma explicação sobre o grupo de heróis, pelo próprio criador…
___
A Tribo é uma equipe de super seres, chamado Supragenomas envolvidos em uma complexa trama de vingança promovida por seu maior inimigo até o momento: Fábio Tadashi.
O grupo foi formado por uma série de eventos desses que ajudam a formar qualquer grupo de quadrinhos, mas em comum existe o fato de eles se verem não só como amigos, mas como uma família, e embora ainda não entendam o porquê de serem caçados por Tadashi eles perceberam logo cedo que a união os tornam muito mais fortes.
Cada um tem uma relação independente entre eles, sendo alguns irmãos, outros filhos adotivos e alguns apenas tiveram suas vidas mudadas após o evento que ocorreu anos atrás e despertou poderes aparentemente adormecidos nos personagens.
As histórias se passam num Brasil bem parecido com o nosso de hoje em dia mas, claro, existem esses seres com habilidades sob humanas e esses se encontram em todos os lados, inclusive alguns trabalham oferecendo seus dons para políticos corruptos e outras categorias influentes do nosso país que podem vir a se sentirem ameaçados por alguém que pode ler a sua mente, por exemplo.
Além do gênero “comics”, com personagens super poderosos digladiando-se em plena São Paulo a Tribo também flerta com a ficção científica, humor, suspense e também o terror, com uma bela galeria de cenas violentas e monstros espalhados pelas galerias do metrô, esgotos e rios poluídos da minha cidade cinza, São Paulo.
Apesar de não se considerarem heróis, os personagens agem de maneira a serem classificados assim, obedecendo regras morais com relação aos desafios que combatem, muitas vezes reagindo à um ataque ou tentando entender como se encaixam nesse momento. Muito mais aplicando o que aprenderam na vida, que nem sempre dá pra ganhar a guerra, mas sim, que dá para vencer uma batalha diária. Às vezes pode parecer egoísmo, mas na verdade é o que fazemos no dia a dia, sobrevivendo um dia por vez.
Vivemos num mundo mais cinza do que gostaríamos, onde muitos dos que deveriam nos representar, ajudar e apoiar, não o fazem, mas ainda temos esperança de que as coisas possam melhorar. A Tribo existe para ajudar à sua maneira a tornar esse mundo um pouco mais divertido nesse processo.
A Tribo é formado por:
Pantera – Gerson de Oliveira pode usar suas elevadas capacidades mentais para ler mentes e provocar ataques cinéticos poderosíssimos. Essas capacidades são sempre muito controladas pois qualquer deslize pode causar efeitos mortais não só ao redor como no próprio Pantera, tendo já causado dificuldade de socialização dele nos períodos iniciais de manifestação.
Portal – Renata Lemes foi adotada ainda criança pelo Professor Ladislau e considera Volt, sua irmã. Ela parece ter sido pivô da vingança de Tadashi, algo que será revelado mais à frente. Seu poderes auto explicativos já denunciam: ela cria portais e os usa não só como meio de deslocamento, mas também para ter acesso às suas armas. Excelente sniper e jogadora de Call of Duty e PUBG.
Lynx – Uma espécie de samurai moderno, Michell Angelo Dezick é policial em São Paulo e além de altíssima experiência em artes marciais e uso de espadas, pode transformar seu corpo em diversos materiais se adequando à sua necessidade em combate. Pode variar de metal a osso, dando uma blindagem ao lutador. Também tem algo muito similar à visão de raios x.
Cura – Rafael de Oliveira já foi pastor mas teve sua fé abalada quando sua vida passou por um estresse que envolveu seus poderes: ele pode curar terceiros, regenerar seu corpo, mas não afeta parentes co-sanguíneos. Hoje é policial e foi onde conheceu Lynx. É irmão de Pantera e conhece Tiborg desde garoto, tem nesse um de seus maiores amigos.
Tiborg – Douglas de Souza tem além de força acima do normal uma incrível capacidade acrobática. Extremamente ágil e adaptativo, seu corpo consegue replicar movimentos de forma eficiente o que o torna um lutador muito imprevisível em campo. Também possui uma espécie de quadrante sensorial que o ajuda perceber ameaças fora de seu campo de visão. Trabalha como analista de tecnologia mas para relaxar é piloto de provas.
Puma – Gabriel Mattos era um taxista, na verdade ainda é, mas hoje dirige para aplicativos. Completamente normal. Até se transformar em uma figura com mais de 2,50m de altura e 600 quilos. Extremamente forte e ágil parece mudar não só fisicamente, mas psicologicamente, e isso afeta de leve como seus amigos lidam com ele sem que percebam. Em certos momentos a criatura parece passar por momentos de estresse e entra em um modo Berserker onde fica ainda mais selvagem e forte, geralmente volta ao “normal” em pouco tempo. Para o bem de todos.
Volt – Filha do Professor Ladislau, Carolina Franco é uma garota de 16 anos muito inteligente e adora esportes, principalmente vôlei. Isso lhe dá também certa agilidade em combate pois alia sua agilidade aos seus poderem elétricos. Ela gera energia como uma bateria e produz uma variação de ataques de diferentes intensidades de maneiras bem imaginativas. Costuma usar seus raios como uma maneira de amortecer seus saltos junto à Portal. Eles a fazem flutuar ou algo próximo a isso reduzindo impactos.
Professor Ladislau Franco – Pai Volt e Portal, o professor fora um aliado da família Tadashi. Isso antes de descobrir o que os planos do patrono Tadashi reservariam para o futuro e tentar frustar (com sucesso e ajuda da pré – Tribo) a destruir as chances de conclusão desse objetivo escuso. Também tem poderes e eles aumentaram sua inteligência e capacidade de desenvolver praticamente qualquer tipo de equipamento eletrônico, mecânico, etc… Mas também lhe causa terríveis dores de cabeça em momentos de ócio o que o faz “criar” o tempo todo.
Ultra – Kaball é um mistério. É capaz de transformar seu corpo a ponto de criar apêndices como asas, garras e mudar completamente a aparência. Como forma de ataque costuma se transformar em criaturas ameaçadoras saídas de pesadelos. No grupo esconde seus pensamentos inclusive de Pantera, que por algum motivo, não consegue entrar em sua mente.
___
Agradeço imensamente ao Junior pela matéria. E se você se interessou pelos personagens, está rolando um projeto lá no Catarse da Tribo com Perseu e Aline, a HQ se chama Carrapato: Estágio 2 e você pode adquirir clicando aqui.
Não deixe de conferir.
Personagens Brasileiros | Catalogador de Universos
Personagens Brasileiros | Lagarto Negro