Pular para o conteúdo

Você se lembra do Topo Gigio?

Topo Gigio é um dos ratinhos mais famosos da televisão. Mas você se lembra dele? Conhece sua história?

Não?

Então vem cá, hoje vou contar pra você!

Tudo começou em 1958, quando Maria Perego (criadora do personagem) e seu esposo Federico escutavam músicas que faziam sucesso, sempre alternando a velocidade, hora ouviam em velocidade rápida, hora em lenta, isso era uma forma de se inspirarem para fazerem seus fantoches e situações para os mesmos. Um belo dia ouviram Domenico Modugno cantando o “Sveglietta“, foi então que Maria disse: “Você sabe que consegui um pequeno rato agradável alegre, simpático. Ele inspirou o conto de fadas Trilussa, este será um rato de campo que eu chamarei de Topo Gigio, o diminutivo de Luigi usado no interior veneziano”. Fonte: Topo Gigio.

Fonte da imagem: Topo Gigio

Mas não bastou a música para criação do Topo GigioMaria “encontrou” uma árvore de natal e ficou impressionada com o material com que era feito sua muda, era uma espécie de plástico macio com algumas luzes, ela logo pensou que poderia construir algo com aquilo.

E não é que construiu?

Em sua primeira aparição o boneco era controlado com paus ligados em suas pernas, invenção essa que não deu muito certo, com o tempo eles foram aprimorando as técnicas de movimento, o melhor que conseguiram foi controlar com a própria mão mesmo, os dedos faziam as pernas.

Maria Perego e Topo Gigio | Fonte: Topo Gigio

Mas quem é Topo Gigio? 

Topo Gigio é um ratinho voltado para o público infantil, ele mostra como escovar os dentes, fazer orações, lavar as orelhas, ir pra cama na hora certa… enfim, ele é um personagem bem educativo.

Mas se você pensa que ele caiu nas graças do público logo de cara, engana-se, na Itália, seu país de origem, ele não teve um recepção calorosa, foi quando ele foi para o exterior, onde no show do Ed Sullivan (Estados Unidos) estourou.

Fonte: Topo Gigio

Depois do sucesso nos EUA ele não parou mais, Madri, Londres, Nova York, Los Angeles, Tóquio, Osaka, Buenos Aires, Rio de Janeiro, Cidade do México, Caracas, Lima, Teerã… foram alguns cidades que Maria fez show com sua criação.

Topo Gigio no Mister Show (1969) / Foto Reprodução: Minias

No Brasil ele chegou em 1965, no programa Mister Show, com Agildo Ribeiro, na Rede Globo.

Mister Show foi o seu programa de maior sucesso, ele até passou por outros canais, teve outros parceiros (Regina DuarteRicardo Petraglia…), e até uma volta foi pretendida pela Globo no início dos anos 2000, mas o brilho já não era o mesmo.

Topo Gigio foi inesquecível, não apenas por sua educação, mas por suas músicas também, quem não lembra de “Meu Limão, Meu Limoeiro”? E o que falar de seus brinquedos? Ele virou boneco, chaveiro, gibi, teve disco, vhs e até um anime.

Seus 30 cm de altura foram o bastante para que ele conquistasse o mundo, até com o Doutor Chapatin contracenou…

No Brasil foi dublado por Laert Sarrumor, e não podemos esquecer de seus dois LPs: Topo Gigio no Brasil” em 1987 e “Topo Gigio Volume 2” em 1988 e de seu filme “Topo Gigio – No Castelo do Conde Drácula”, longa produzido pela TV Bandeirantes.

Foto Reprodução: Minias

Não deixe de conferir 

Você se lembra da Poderosa Ísis?

Você se lembra das Fotonovelas?

Você se lembra do Banana Splits?

Você se lembra do “De Onde Vem?”

Você sabe o que é cliffhanger?

Foto Reprodução: Minias