Pular para o conteúdo

Trechos do Livro Vida nos Bosques

Aquela obra atemporal com diversas lições, hoje trago trechos do livro Vida nos Bosques. Então, sem mais delongas…


Nenhum homem jamais caiu em minha estima por ter remendo na roupa; porém, estou certo de que há mais preocupação, normalmente, em ter roupas da moda, ou ao menos limpas e sem remendos, que ter uma consciência limpa.


Havia três pedras de calcário em minha mesa, mas me apavorei ao descobrir que precisavam ser espanadas diariamente, enquanto a mobília de minha mente ainda estava toda sem espanar, e as joguei pela janela, desgostoso. Como, então, poderia ter uma casa mobiliada? Preferiria sentar-me ao ar livre, pois a poeira não se acumula no mato, onde o homem não abriu o solo.


O dia do trabalhador termina com o pôr do sol, e ele então fica livre para se devotar à atividade escolhida, independentemente de seu trabalho; mas seu empregador, que especula de mês a mês, não tem trégua de uma ponta à outra do ano.


Acho saudável ficar sozinho na maior parte do tempo. Ter companhia, mesmo a melhor, logo se torna cansativo e dispersivo. Amo ficar só. Nunca encontrei companhia tão sociável quanto a solidão. Em geral ficamos mais sozinhos quando estamos entre homens que quando ficamos em nossos aposentos. Um homem pensando ou trabalhando está sempre sozinho, esteja onde estiver. A solidão não é medida pelos quilômetros de espaço entre um homem e seus iguais.


Um cão vivo é melhor que um leão morto. O homem deve se enforcar porque pertence a uma raça de pigmeus e não ser o maior pigmeu que puder. Que cada um cuide de seus negócios e se esforce para ser como foi feito. Por que deveríamos ter tanta pressa em obter sucesso em empreitadas tão desesperadas? Se um homem não acompanha seus companheiros, talvez seja porque ouve uma batida diferente. Que ele caminhe de acordo com a música que ouve, não importa quão marcada ou distante seja.


Não deixe de conferir: Frases do Livro Walden ou a Vida nos Bosques

Ame sua vida, por mais pobre que seja. Você talvez tenha algumas horas agradáveis, excitantes, gloriosas, mesmo em um abrigo de pobres. O sol que se põe se reflete na janela da casa de amparo com o mesmo brilho que na residência do rico; a neve derrete diante de sua porta tão cedo quanto na primavera. Não vejo por que certa mente calma não viveria tão contente e com pensamentos tão alegres aqui quanto em um palácio.


Em vez de amor, de dinheiro, de fama, dê-me a verdade. Sentei-me a uma mesa em que abundavam ricos alimentos e vinhos, além de atendimento obsequioso, mas a sinceridade e a verdade, não; e fiquei sempre com fome na mesa nada hospitaleira.


Assim o Estado jamais confronta o juízo intelectual ou moral de um homem, mas apenas seu corpo, seus sentidos. Não está armado com inteligência ou honestidade superiores, mas com força física superior. Não nasci para ser forçado. Respiro a meu próprio modo. Veremos quem é o mais forte. Que força tem uma multidão?


Gostou dos trechos do livro Vida nos Bosques?

Teve ideia pra algum post ou encontrou algum erro? É só mandar pra gente lá no Tiktok! Aproveita e segue a gente também.

Para seguir a gente nas redes sociais: Facebook   |   Instagram  |   Twitter   |  Youtube   |  Pinterest

Trechos do Livro Vida nos Bosques