Pular para o conteúdo

O Filme O Palhaço é uma Obra de Vida

A vida como ela é, dura, cruel, com mais baixos que altos. Com um silêncio gritante e como companheiras a solidão e a melancolia. Assim é a vida. Assim é o filme no qual Selton Mello interpreta o Palhaço Benjamin, ele é filho de Valdemar, dono do Circo Esperança.

Esperança essa que é o retrato da obra, esperança de público melhores, esperança de comer algo bom, esperança de uma vida melhor. Mas, a grande verdade é que esperança ali não tem o final, ali é só espera.

Espera por algo que possa mudar a vida, espera por um sopro de felicidade.

Benjamin lembra o palhaço Pagliacci, citado por Rorschach em seu diário: ‘Ouvi uma piada certa vez. Homem vai ao médico, diz que está deprimido. A vida parece dura e cruel. Diz que se sente só num mundo ameaçador. Médico diz que o tratamento é simples. “O grande Pagliacci está na cidade. Vá vê-lo. Isso deve animar você.” O homem se desfaz em lágrimas. “Mas, doutor”, diz ele. “Eu sou o Pagliacci.” Boa piada. Todo mundo ri. Rufa o tambor. Cortinas.

Benjamin tenta se encontrar, mudar de vida, abandona o circo, os afazeres intermináveis para que sobrevivesse, sem ao menos ter dignidade de ter uma boa roupa ou um simples ventilador.

O grande problema é que a vida, quando vivida, não traz fórmula alguma e, tentando se encontrar fora do circo, ele se acha no circo.

Como diria Humberto Gessinger: ‘perder o rumo é bom, se perdido a gente encontra, um sentido escondido em algum lugar’.

Talvez a vida seja só essa mesmo. Sem um propósito ou um horizonte. Com momentos de silêncio, melancolia e tristeza, mas, que são superados sempre que estamos fazendo aquilo que sabemos fazer, aquilo que nascemos pra fazer, ao lado de quem amamos, com ou sem luxo.

Filho, na vida, a gente tem que fazer aquilo que a gente sabe fazer. O gato bebe leite. O rato come queijo e eu sou palhaço. E você? Valdemar.

O Filme O Palhaço é uma Obra de Vida

Tem ideia pra algum post, encontrou algum erro? Manda pra gente lá no Tiktok! Aproveita e segue a gente também.

Ah, e se quiser ler mais, é só clicar: Curiosidades do Mussum | Top 9

Para seguir a gente nas redes sociais: Facebook   |   Instagram  |   Twitter   |  Youtube   |  Pinterest  |   Tiktok

Marcações: