Foi em 1898 que o livro que previu o naufrágio do Titanic foi lançado, mas calma, ele não falava do Titanic, mas sim do Titan.
Sim, meu amigo, foi 14 anos antes da terrível tragédia com o Titanic e as semelhanças são assombrosas.
1 – Vamos começar pelo nome. O navio que afundou no Atlântico Norte e ficou mundialmente famoso se chama Titanic, o navio do livro: TITAN.
2 – Na introdução do livro “Com nove compartimentos inundados, o navio ainda flutuaria – e como nenhum acidente marítimo conhecido poderia ocasionar isto, o Titan era considerado uma embarcação a vapor inafundável.” Sabe quem também era considerado inafundável? Ele mesmo, o Titanic.
3 – Ambos eram ‘inafundáveis’, por isso carregavam menos da metade dos botes salva-vidas necessários. Enquanto o Titanic carregava 20, Titan tinha 24.
Segue outro trecho do livro: Inafundável. Indestrutível. E, justamente por isto, carregava apenas o número mínimo de botes salva-vidas necessários para satisfazer as leis. Estes, num total de vinte e quatro, estavam seguramente cobertos e atados às suas travas no convés superior. Se lançados, comportariam quinhentas pessoas.
4 – Como ambos afundaram? Batendo em um iceberg.
5 – Tá, ok, em um iceberg é moleza prever que um navio bateria, então, quero algo mais exato. Me dá a localização.
O Titanic bateu no Atlântico Norte.
E o Titan?
Também.
6 – A velocidade da batida não era a mesma, mas era quase, o Titanic bateu na velocidade de 22 nós, enquanto o Titan bateu com 25 nós de velocidade.
7 – Outro coincidência? Os dois afundaram no mês de Abril.
No convés, marinheiros arrumavam as velas triangulares nos dois mastros de modo a adicionar propulsão ao almejado recorde, enquanto os passageiros dispersavam-se conforme seus variados gostos. Alguns se sentavam em suas cadeiras reclináveis para aproveitar o ar de abril, atipicamente fresco.
8 – Ah, o tamanho dos navios?
O Titan media 800 pés (243,84 metros).
O Titanic tinha 883 pés (268,83 metros).
9 – E para fechar as bizarrices, no livro é citado que haviam três mil pessoas no navio – vinte e quatro botes para três mil pessoas. No Titanic não havia esse número, eram 2.400 pessoas. Mas a capacidade máxima do navio era de 3.327 pessoas – 2435 passageiros e 892 tripulantes -.
Em meio ao barulho do vapor que escapava e dentre o zunido de quase três mil vozes humanas e ruídos sibilantes de ar gélido, o Titan moveu-se lentamente para trás e lançou-se ao mar, flutuando sobre o próprio flanco. Era um monstro marinho, agonizando sobre sua última ferida.
Sinistro, não?
E ai, conhecia o livro que previu o Naufrágio do Titanic?
Tem ideia pra algum post, encontrou algum erro? Manda pra gente lá no Tiktok! Aproveita e segue a gente também.
Ah, e se quiser ler mais, é só clicar: Aquelas 10 versões do Titanic que você não conhece
Para seguir a gente nas redes sociais: Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | Pinterest | Tiktok