A obra de Henry D. Thoreau foi publicada em 1854, mas é atemporal. Thoreau sai da civilização e vai viver às margens do lago Walden, em uma pequena cabana ele testa suas habilidades e por meio de sua vida simples faz diversas reflexões. Hoje trago 5 lições do livro Walden ou a Vida nos Bosques.
O segredo da liberdade está na simplicidade.
Ao sair da cidade e ir para uma cabana no meio da floresta, Thoreau abdica da vida ‘mais fácil da cidade’, ali no meio da natureza ele leva uma vida simples e feliz.
Alguns creem que o dinheiro é o que traz felicidade, na realidade ele traz facilidades e, na medida que você não precisa dele, você não precisa se preocupar com ele.
Thoreau não precisava de dinheiro e luxos, ele era verdadeiramente feliz sendo simples.
Vejo homens jovens, cidadãos de minha cidade, cujo infortúnio é ter herdado fazendas, casas, celeiros, gado e ferramentas da agricultura – pois é mais fácil adquirir essas coisas que se livrar delas.
Ser autossuficiente é essencial.
No meio do mato só há uma opção. Ser autossuficiente. Você vai ter que se virar. Mas vamos ser sinceros, estamos em uma geração que não sabe fritar um ovo e lavar um prato.
Pessoas movidas por pais super protetores que, em sua ausência, sofrerão.
Aprenda ser autossuficiente. Você não precisa caçar e plantar, mas lavar um roupa, limpar a casa e fazer sua comida são coisas essenciais para vida.
A solidão pode ser sua melhor amiga.
Ah, meu amigo, alguns ficam malucos só de pensar nela. Outros temem ela. Thoreau fez dela uma amiga para reflexão e autoconhecimento.
Você não precisa ser um misantropo, mas entender o conceito da solidão é primordial para uma boa vida.
Acho saudável ficar sozinho na maior parte do tempo. Ter companhia, mesmo a melhor, logo se torna cansativo e dispersivo. Amo ficar só. Nunca encontrei companhia tão sociável quanto a solidão. Em geral ficamos mais sozinhos quando estamos entre homens que quando ficamos em nossos aposentos. Um homem pensando ou trabalhando está sempre sozinho, esteja onde estiver. A solidão não é medida pelos quilômetros de espaço entre um homem e seus iguais.
A sociedade nunca vai entender você, não tem problema.
Imagine você ir viver no meio do mato, pois bem, foi o Thoreau fez, sem ligar para terceiros. É óbvio que ele deve ter sido chamado de maluco e de todos os nomes possíveis para chamá-lo de lunático, mas não importa, ele fez o que seu coração mandava.
Agora, vamos vir para o mundo atual.
Imagine você se demitir de um concurso público.
Imagine você falar que não bebe e não fuma.
Imagine você falar que se dedica para ser um bom pai de família, que cuida do seu corpo e é equilibrado financeiramente.
Ah, meu amigo. Isso é loucura nos dias atuais.
A sociedade não quer isso. Dificilmente ela estará alinhada com nossos valores e desejos e, se tudo que você fizer for aceito de maneira fácil por ela, desconfie.
Os homens chegaram a um ponto em que frequentemente sentem fome não pela falta de coisas necessárias, mas de luxos; e eu conheço uma boa mulher que pensa que o filho perdeu a vida porque começou a beber apenas água.
O tempo é tudo.
Thoreau foi dono do próprio tempo e ele deixa claro o quão importante isso é. Naquela época, sem redes sociais já se falava do desperdício dele, agora, imagine com os feeds infinitos de vídeos, com o acesso ao mundo p0rnogr4fico na palma da mão – literalmente -.
Tome cuidado, seu tempo é o seu ativo mais valioso.
O ponto é que, se um homem está vivo, há sempre o risco de ele morrer, embora o perigo deva ser proporcionalmente menor se ele for um morto-vivo.
Saiba quem você é.
Reflita, reflita e, quando achar que sabe quem é, reflita mais um pouco. Buscar o seu eu verdadeiro é importantíssimo para você viver em paz com seus ideias.
Não importa se te acham solitário, quieto, arrogante, maluco, gênio… o que importa é você saber exatamente quem é, pois, sabendo de suas capacidades, ninguém o atingirá.
A riqueza supérflua só pode comprar coisas supérfluas. O dinheiro não é exigido para adquirir as necessidades da alma.
Gostou das lições do Livro Walden? Faltou alguma?
Tem ideia pra algum post, encontrou algum erro? Manda pra gente lá no Tiktok! Aproveita e segue a gente também.
Ah, e se quiser ler mais, é só clicar: Frases do Livro Walden ou a Vida nos Bosques
Para seguir a gente nas redes sociais: Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | Pinterest | Tiktok
A riqueza de um homem é proporcional às coisas que ele pode se dar ao luxo de deixar em paz.