Pular para o conteúdo

Lições do Livro A Revolução dos Bichos | Top 5

Um relato da humanidade utilizando bichos. Todo poder é corrupto? Todo poder é violento? Seria a igualdade uma utopia? Hoje trago 5 grandes lições do livro A Revolução dos Bichos.

Então, sem mais delongas…


Um movimento libertador pode se tornar ditador.

É Napoleão, o porco que lidera o motim contra os humanos na fazenda. Ele diz que todos são iguais, que ninguém mais seria escravizado, mas é só passar um pouco de tempo e todos os acordos são rompidos, já que Napoleão começa julgar que os porcos são mais inteligentes que os outros animais.

Tudo que os ‘humanos malvadões faziam’, no começo foi abolido, mas logo voltou e voltou pior.

A grande realidade é: fique esperto com esses movimentos libertadores que querem o bem maior, há uma frase atribuída a Platão que resume bem isso: “Muitos odeiam a tirania apenas para que possam estabelecer a sua.”


Sempre haverá desigualdade.

Pode vir com utopias, imagine uma sociedade sem classes sociais, todos são iguais. Bom, isso não existe.

No mundo animal existe hierarquia, os humanos clamam por liderança, é óbvio que não somos iguais. Um sistema ‘igualitário’ nunca será igualitário, pois, passando um tempo, quem está na linha de frente começa achar que tem mais direitos que os outros, já que são eles os responsáveis pela ‘igualdade’ e, na ânsia da igualdade, gera-se a desigualdade.

É como o próprio livro diz: TODOS OS ANIMAIS SÃO IGUAIS, MAS UNS SÃO MAIS IGUAIS QUE OS OUTROS.


A falta de conhecimento histórico leva aos erros do passado.

Napoleão e o grupo que liderou o motim assim o fez por um motivo, eles queriam deixar de ser escravos dos humanos, gerando um sistema de igualdade entre os animais.

Conforme os anos foram passando, os porcos foram reescrevendo a história, tornando-se os verdadeiros ditadores. Os animais, sem conhecimento e sem o acesso ao mesmo, foram sendo guiados de acordo com a vontade de Napoleão. Agora eles não eram mais escravos dos humanos, mas sim dos porcos, ‘seus semelhantes’.

Lições do Livro A Revolução dos Bichos

A liberdade de expressão é vital para que você não se torne escravo.

Aqui na obra vemos que com o poder os porcos começam restringir que os animais se expressem, aos poucos eles tomam total controle da liberdade de expressão, expressar uma simples opinião estava fora de cogitação, questionar o sistema então?

É melhor, não, né?

Você nunca sabe o que pode acontecer.

E se não há questionamento, se não há inquietação, não há mudanças.


O poder absoluto é absolutamente corruptível.

Quando alguém ou algum grupo toma o poder e extingue toda oposição, quem dirá que ele está fazendo algo errado?

Se meu sistema não tem alguém para ver se algo está sendo roubado, eu roubo e falo que não roubei, afinal, sou júri e juiz.

Ah, mas com tal governo vai ser diferente.

Faz o seguinte, leia o 3º item dessa lista.


Encerro por aqui o post lições do livro A Revolução dos Bichos com um último conselho. Adquira conhecimento, o máximo que puder, você será uma pessoa mais triste, mas não será manipulável.

Tem ideia pra algum post, encontrou algum erro? Manda pra gente lá no Tiktok! Aproveita e segue a gente também.

Ah, e se quiser ler mais, é só clicar: Lições do Filme Divertida Mente | Top 4 | Frases do Evandro Guedes | Top 10 | Frases do Livro A Revolução dos Bichos

Para seguir a gente nas redes sociais: Facebook   |   Instagram  |   Twitter   |  Youtube   |  Pinterest  |   Tiktok