Pular para o conteúdo

Lições do Livro O Homem Mais Rico da Babilônia | Top 6

O Homem Mais Rico da Babilônia foi escrito por George S. Clason e publicado em 1926. Na obra temos várias histórias e parábolas que destacam como prosperar e controlar seu dinheiro. Uma obra antiga, mas sempre atual, hoje trago as melhores lições do livro O Homem Mais Rico da Babilônia.

Sem mais delongas.

1 – Guardar uma parte de sua renda.

Conceito bem simples, mas é muito enfatizado na obra, aqui vemos que quantias poupadas regularmente, mesmo que pequenas, ficam imensas com o passar dos anos.

Uma parte de todos os seus ganhos pertence exclusivamente a você.

Nos dias atuais se fala em 10% de toda sua receita, algumas pessoas conseguem guardar mais, mas o importante é adquirir o hábito de fazer isso.


2 – Aprenda com os erros dos outros.

Isso aqui é incrível quando entendido. No livro há uma frase que me marcou muito…

Quando a juventude busca o conselho dos mais velhos ela recebe a sabedoria dos anos. – Algamish.

Pois bem, sábio é aquele que não precisa cometer erros, que ao buscar com pessoas que já passaram por situações parecidas, aprende e segue sua vida por um caminho longe de armadilhas financeiras.

O livro fala de finanças, mas aprender com outras pessoas o livrará de muitas armadilhas, não só as financeiras.


3 – Faça o dinheiro trabalhar para você:

Ah, que obra, que obra.

Entender isso é fundamental para uma vida mais tranquila no futuro. O autor nos ensina que não basta só economizar, o importante é colocar seu dinheiro para trabalhar para você. Nos dias atuais você pode colocar em investimentos perenes ou em negócios.

É óbvio que há risco em tudo, mas com bons estudos e seguindo o segundo conselho da lista, eles são minimizados.

A riqueza de um homem não se acha na bolsa que ele carrega. Uma bolsa gorda fica logo vazia se não houver um constante fluxo de ouro. Arkad tem rendimentos que conservam suas reservas sempre altas, por maior que seja a liberalidade com que gasta dinheiro. – Kobbi.


4 – Evite dívidas desnecessárias e, se contraí-las, pague-as.

Nos dias atuais essa máxima se perdeu, todos gastam desnecessariamente e, o pior, não pagam. Feliz é aquele que deita sem a vergonha de dever para os outros.

Não compre coisas para impressionar pessoas que nem ligam para você. Adquira o que é realmente necessário e pague suas contas em dia.

Outro ponto é que com o acumulo de dívidas, há acumulo de juros, o que faz seu dinheiro – que já é inexistente – virar pó.

Não esqueça que o ouro consegue escapulir de modo inesperado das mãos de todos aqueles que não sabem guardá-lo com inteligência. – Mathon.


5 – Seja corajoso, mas assuma riscos calculados.

Nos dias atuais as oportunidades são muitas. Ganhe dinheiro com aviãozinho, casa de apostas, pirâmide, jogos de celular.

Calma, respira, tudo que é demasiadamente fácil, ainda mais quando se trata de dinheiro, é furada. Pense muito bem antes de utilizar seu dinheiro em investimentos que prometem muito, pois, no fim, você ficará sem nada.

A construção de riqueza é um trabalho lento e árduo.

Lições do Livro O Homem Mais Rico da Babilônia | Top 6

6 – Diversifique suas fontes de renda.

Aquela máxima que fala para você não colocar todos os ovos em uma cesta só é empregada nessa obra também.

É, meu amigo, diversifique e não invista tudo em um só local – empresa, ação… -, tenha mais de uma fonte de renda, se você trabalha em um local, tem uma fonte de renda só, se você vende algo nas horas vagas, tem duas, se você ganha dinheiro na internet, tem 3.

Quanto mais fontes de renda, menos vulnerável você fica.


Gostou das lições do livro O Homem Mais Rico da Babilônia? Acrescentaria algo? Você pode ler as frases do livro clicando aqui.

Tem ideia pra algum post, encontrou algum erro? Manda pra gente lá no Tiktok! Aproveita e segue a gente também.

Leia mais: Frases de Filósofos | Top 10  | Frases de Livros para Status | Top 10

Para seguir a gente nas redes sociais: Facebook   |   Instagram  |   Twitter   |  Youtube   |  Pinterest  |   Tiktok