Hoje é dia de trazermos como é o final do filme Serpico, então, se não quer spoiler, já sabe, né?
O filme começa com Serpico baleado sendo levado para um hospital, ali era o prenúncio do que iria acontecer. Então, a cena muda e mostra ele adentrando ao mundo policial. Ali guardas comem de graça nos restaurantes, recusam emergências, pois não são de suas áreas e recebem muita propina.
Em uma chamada de estupro ele prende um dos bandidos, dentro da delegacia o criminoso é espancado, Serpico não fica pra ver. Depois ele consegue descobrir onde estavam seus companheiros, só conversando. Ele vai atrás e prende os outros dois comparsas. Mas a autoria da prisão não fica na sua conta, os mais velhos de delegacia ‘pegam’ para si a prisão e ainda ameaçam Frank, dizendo que não havia chamada e ele entrou em uma escola sem permissão.
Esse é o início da sua conturbada vida de policial, ele chega, nota uma falta de vontade gigantesca, vê o pessoal se corrompendo, fica nervoso com o sistema lento e tenta denunciá-lo. As denúncias esbarram nos seus superiores e ele é transferido.
Os anos vão se passando e Serpico segue na sua corrida em círculos.
TRANSFERÊNCIA > AMIGOS NOVOS E CORRUPTOS > REVOLTA E DENÚNCIA > DENÚNCIA NÃO É LEVADA ADIANTE PELOS SUPERIORES > TRANSFERÊNCIA
Nesse meio tempo ele arruma algumas namoradas e larga, devido ao temperamento difícil e por estar sempre de mau humor devido ao mundo corrupto que o cerca.
No meio do caminho ele ainda encontra Bob e os Inspetor Lombardo, que até tentam o ajudar corroborando com suas denúncias, mas ele nunca é ouvido e, o pior, é ameaçado toda vez que tentava algo.
O que você acha, Frank, do dinheiro? – Don Rubello.
– Ouça, Don, se eu tivesse falido, se tivesse uma família, sei lá. Mas eu não estou falido, nem tenho família, então, para que arriscar-me? – Frank Serpico.
Você já se arrisca, não aceitando o dinheiro. É melhor que os outros não saibam. – Don Rubello.
A realidade é que as duas horas de filme são iguais, o que muda é o sentimento de revolta que vai lhe invadindo por ver tanta corrupção no meio policial e as coisas só mudam para Serpico quando em uma abordagem seus ‘companheiros’ não o ajudam, isso faz com que ele tome um tiro no rosto e vá para o hospital.
Ah, mas os ‘colegas’ de trampo de Serpico não ligam para o tiro, apenas passam por ele. Depois que vemos ele sendo carregado em um carro de polícia e, ao pesquisar, descobrimos que os policias não chamaram socorro, quem chamou foi um senhor que estava no prédio¹.
Após tudo isso Francesco Vincent Serpico finalmente consegue testemunhar contra a corrupção da corporação policial. Após o ato ele pede desligamento do cargo e se muda. O filme acaba com a seguinte mensagem: Frank Serpico demitiu-se da Polícia, em 15 de junho de 1972. Ele foi condecorado com a Medalha de Honra por Notável Coragem no Trabalho. Hoje, Serpico vive em algum lugar da Suíça.
São todos corruptos e ninguém se importa! – Frank Serpico.
Fonte: ¹ Político Magazine.
Gostou de ver como é o final do filme Serpico?
Tem ideia pra algum post, encontrou algum erro? Manda pra gente lá no Tiktok! Aproveita e segue a gente também.
Ah, e se quiser ler mais, é só clicar: Lições do Filme Divertida Mente | Top 4 | Frases de Cuphead A Série | 1ª Temporada
Para seguir a gente nas redes sociais: Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | Pinterest | Tiktok