Pular para o conteúdo

Lições do Filme Coach Carter | Top 5

Impactante. Simples. Difícil. Resumir Coach Carter é complicado, a obra tem como plano principal um time de basquete, mas quando olhamos além, vemos que o basquete é secundário. Temos órfãos, delinquentes, pais adolescentes, temos tudo, menos uma rede de apoio para os estudantes-atletas. É nesse cenário que o dono de uma loja de artigos esportivos, Ken Carter, se vê. É óbvio que com esse cenário, ensinamentos são tirados, então, fique com as lições do filme Coach Carter.


Para ser um líder tem que manter suas convicções.

Carter faz um acordo com os alunos, os ensinará jogar como um time, mas eles têm que chegar no horário, usar gravatas no jogos e ter uma nota mínima na escola.

Todos concordam, eles estão invictos na temporada, mas quando os relatórios de notas chegam ao Carter, uma surpresa. Nas aulas estão ruins.

Carter fecha a quadra e fala que só voltarão aos treinos e jogos quando as notas estiverem no mínimo aceitável. Isso acaba gerando a revolta do time e da população ali do local. Repórteres são chamados e ele vai para o conselho onde decidem votar para que a quadra reabra e a equipe retorne aos jogos.

Se votarem para acabar a paralisação, não vão precisar me despedir, eu saio. Ken Carter.

Carter decide partir da escola, já que passaram por cima de suas ordens, mas para sua surpresa, o time entra na quadra e fica estudando lá dentro, para cumprirem com o combinado.

Hora, seria muito mais fácil pra Carter deixar eles treinarem, afinal, estavam ganhando, mas o treinador não enxergava atletas ali, enxergava seres humanos como potencial que precisavam ser explorados.

A maioria das vezes o papel do líder é assim, fazer o certo, mesmo quando todos digam o contrário.

Lições do Filme Coach Carter

Ser líder não é uma escolha.

Não, não é fácil, também não é uma escolha. É um processo natural. Carter não pediu para que Timo fosse até sua casa em um momento difícil, assim como não pediu para que o time o apoiasse quando o conselho decidiu que os treinos deveriam voltar, Carter apenas fez o que devia ser feito.

Educar é complicado, é difícil, chato, o educador, na maioria das vezes, vai dizer mais ‘não’ do que ‘sim’, porque manter o foco no objetivo requer deixar muitas coisas de lado. E deixar coisas de lado, requer contrariar pessoas.

Mas um bom líder, que dá resultados, sempre tem seus fiéis seguidores e, apesar do choque inicial, o time apoia Carter em todas suas decisões, mostrando que o caminho correto é o mais difícil, mas também o mais recompensador.

Eles podem quebrar a corrente da porta, mas não podem nos fazer jogar. Jason Lyle.


Pessoas precisam de oportunidades

Timo saiu do time duas vezes, voltou pras ruas, onde participava do tráfico e andava armado, ele viu seu chefe ser morto menos de um quarteirão na sua frente. O que ele faz?

Volta para Carter, implorando uma oportunidade. Carter, ali, poderia ser apenas um carrasco e manter ele fora do time, mas não, Carter enxerga o adolescente frágil, que não sabe o que quer da vida e não tem um apoio, não tem uma referência.

Carter o deixa voltar para o time e, consequentemente, para os estudos. Timo acaba até ganhando uma bolsa na universidade, graças ao bom desempenho esportivo e acadêmico.

Senhor, eu só queria dizer obrigado. Salvou a minha vida. – Timo Cruz


Pessoas disciplinadas chegam onde querem.

Carter, ao ver o jogo do colégio, notou que eles não eram ruins, só não tinham preparo físico. Então, antes de tudo, foi prepara-los fisicamente para os jogos.

Também os disciplinou em chegar no horário. Tirar boas notas, se vestirem bem pros jogos.

O resultado?

Uma equipe que só ganhou 4 jogos na temporada passada foi campeã do 22º campeonato do torneio anual Bayhill, mas isso é o menos importante, já que o objetivo de Carter foi cumprido, que era encaminhar seus atletas para universidade e, eu tenho certeza de que todos carregaram consigo o poder de serem disciplinados.

Com disciplina conseguimos tudo – ou quase tudo – que queremos.

A partir de hoje, vocês vão jogar como vencedores, agir como vencedores e, o mais importante, vocês serão vencedores. Ken Carter.


O conhecimento liberta.

Para isso eu não preciso dizer muita coisa, apenas o que Carter fala ao time.

Eu vejo um sistema que é projetado para derrotar vocês. Sei que gostam de estatísticas, então vou lhes dar algumas. O Colégio Richmond só forma 50% de seus alunos. E entre aqueles que se formam, só seis por cento entram na universidade. Que me dizem, quando ando por esses corredores e olho para suas salas, talvez só um aluno vá para a universidade. “Bem, Técnico Carter, se eu não for para a universidade, para onde vou?” Essa é uma boa pergunta. E a resposta para jovens afro-americanos aqui, é esta: provavelmente para a prisão. Neste condado, 33% dos homens negros entre 18 e 24 anos são presos. Então olhe para o cara à sua esquerda. Agora para o da direita. Um de vocês vai ser preso. Crescendo aqui em Richmond, têm 80% mais de chance de ir para a prisão do que para a universidade. Esses são os números. Algumas estatísticas para vocês. Agora, quero que vão para casa e olhem para suas vidas esta noite e olhem para a vida de seus pais e se perguntem: “Quero mais que isso?” Se a resposta for sim, vejo vocês aqui amanhã. E eu prometo a vocês que farei tudo que eu puder para levá-los para a universidade e para uma vida melhor. Ken Carter.

Nesse caso, os alunos precisavam desse tipo de conhecimento, que na realidade é um grande choque. Com conhecimento não somos enganados facilmente, conseguimos oportunidades que não teríamos sem ele, e principalmente, seremos melhores pessoas.

Coach Carter é uma obra essencial para vida.

Lições do Filme Coach Carter

E ai? Gostou das lições do filme Coach Carter.?

Tem ideia pra algum post, encontrou algum erro? Manda pra gente lá no Tiktok! Aproveita e segue a gente também.

Leia mais:  10 Grandes Frases de Michael Corleone

Para seguir a gente nas redes sociais: Facebook  |  Instagram  |  Twitter  |  Youtube  |  Pinterest  |  Tiktok