Memes e memes, o mundo é feito deles, o Brasil então… um dos famosos é aquele que fala: “Não, você é burro, cara, que loucura, como você é burro. Que coisa absurda, isso ai que você disse é tudo burrice, burrice, eu não consigo gravar muito bem o que você falou, porque você fala de uma maneira burra.” Mas, afinal, de onde surgiu o meme como você é burro?
DE ONDE, DE ONDE, DE ONDE SURGIU O MEME COMO VOCÊ É BURRO?
Não vou te enrolar, foi Caetano Veloso o autor da célebre frase e tudo ocorreu em entrevista dada ao Vox Populi, da TV Cultura, em 1978.
No meio do programa o jornalista Geraldo Mayrink fez a seguinte pergunta.
Caetano, quem são verdadeiramente os seus inimigos? O que que você anda fazendo? Por que você fala tanto em patrulha e fala também de rádio patrulha? (…) Não seria mais ético, mais profissional inclusive, você se servir dos meios de comunicação de massa, você se serve largamente, para falar mal dos meios de comunicação de massa (…) ou você acha que a imprensa, de acordo com o governo, é feita para elogiar e só isso?
Eis que então o meme é gerado. Caetano não gostou da pergunta e deu uma longa resposta.
Caetano: Não, você é burro, cara, que loucura, como você é burro. Que coisa absurda, isso ai que você disse é tudo burrice, burrice, eu não consigo gravar muito bem o que você falou, porque você fala de uma maneira burra. Entendeu? Eu não falo tanto em patrulha, eu nunca falei em patrulha, eu acho graça que tanto os jornalistas me perguntam sobre patrulha e acho curioso, acabei de falar agora, antes você falar, acho curioso que essa expressão que o Cacá Diegues falou tenha tido tanta repercussão, tenha feito tanto sucesso, porque esse assunto pra mim é velho, eu não acho que a imprensa seja só pra elogiar, de jeito nenhum, jamais disse isso, se você pensa que pode deduzir das coisas que eu falo isso, você é mais burro ainda do que parece quando fez a pergunta. Na verdade, o seguinte (…) o que eu acho absurdo não é nada disso, minha posição é muito clara, muito nítida, quer dizer, eu não quero que a imprensa seja só pra elogiar, não, e eu não me sirvo dos meios de comunicação de massa e falo mal deles, não. Gosto de televisão, mais do que jornal, gosto mais de revista do que de jornal, mais de rádio do que de jornal (…) mas jornal eu também acho legal, natural, entendeu? Eu me sirvo da televisão, gostando, eu fui o primeiro artista, no Brasil, a fazer televisão, sem fingir que era inimigo da televisão, quando Edu, Chico, Elis… Elis não, estou sendo injusto aqui, Elis fazia televisão de verdade, mas eu digo dos compositores, dos chamados intelectuais, porque a Elis foi vítima de um negócio de ser, ao mesmo tempo um fenômeno de massa de televisão e uma cantora de alto nível cultural, até hoje ela não conseguiu resolver esse problema, mas eu tenho um respeito histórico, além de um respeito estético pela afinação dela, eu tenho um respeito histórico por esse papel que ela desempenhou. Agora, eu foi o primeiro compositor brasileiro a entrar na televisão, dizendo assim: ‘eu estou na televisão, gosto de televisão e acho o maior barato.’ Entendeu? (…) Eu tenho noção do que eu faço, muito diferente de você e seus colegas que aceitam um emprego que não podem, que não tem competência para exercer, vocês aceitam esse emprego apenas para ter um pouco de prestígio e ganhar algum dinheiro (…).
Aqui deixo o trecho da pergunta e da resposta.
O que era essa tal de rádio patrulha?
Quem popularizou o termo foi Cacá Diegues, que dizia que as patrulhas ideológicas tinham como missão reprimir qualquer produto cultural que não se alinhasse ao que era considerado politicamente correto.
Anos depois Caetano falou sobre a polêmica no maravilhoso programa Roda Viva.
Lá ele disse que conversou o filho do Geraldo, o Gustavo Mayrink e que tudo foi resolvido, inclusive gostou de conversar com ele, mas, ainda assim, confirma que tinha razão na resposta.
E ai? Gostou de saber de onde surgiu o meme como você é burro?
Tem ideia pra algum post, encontrou algum erro? Manda pra gente lá no Tiktok! Aproveita e segue a gente também.
Leia mais: Frases do Pelé | Top 10
Para seguir a gente nas redes sociais: Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | Pinterest | Tiktok