Pular para o conteúdo

Jogos atuais que podem rodar em um PC de baixo custo

Por: Alberto Araujo.

Manter um PC gamer atualizada nesses tempos em que vivemos não é uma tarefa fácil. Os custos de Hardware para poder jogar títulos atuais tem aumentado consideravelmente por causa da falta de estoque, a mineração e a compra desesperada por fins lucrativos. 

 A vantagem é que não é necessário ter um computador de última geração para poder jogar realmente. Isso devido a que os desenvolvedores estão otimizando cada vez mais os jogos para que eles possam rodar inclusive com os gráficos integrados de um processador tão simples como um Athlon 3000G. 

Para o propósito deste artigo, utilizei a seguinte configuração: 

  • AMD Ahtlon 3000G sem Overclock 
  • 16gb de RAM em Dual Channel 
  • SSD de 256gb 
  • Gráficos integrados Vega 3 

Como podem perceber, não é uma configuração de alta gama. De fato, muitos considerariam como um computador para um escritório e não para jogar. Mesmo assim, esse AMD rende bastante para ser considerado um PC de baixo custo.

Red Dead Redemption 2 Online 

Red Dead Redemption 2 Online

Red Dead Redemption 2 é um dos jogos mais recentes no mercado que tem dado muito do que falar. Com a sua primeira entrega sendo lançada unicamente para consoles, foi uma surpresa que a continuação viesse a ser lançada para PC.

O melhor de tudo, foi que incluiu um modo online similar ao do GTA V

A princípio, RDR 2 tem alguns requisitos para jogar de forma decente. Contudo, antes da atualização que chegou no começo de maio, esse jogo podia rodar na configuração que utilizamos em uma resolução de 720p com gráficas em baixo, na faixa dos 25 FPS. 

A continuação deixo um vídeo de amostra, no qual o jogo roda em uma resolução de 800×600, que mesmo não sendo a resolução mencionada, dá uma ideia de como o jogo funciona.

Agora, após a atualização é possível rodar ele em 40 FPS na mesma qualidade gráfica. 

Isso é uma vantagem para todos aqueles que não tem um PC gamer de última geração e que mesmo assim desejam curtir jogos atuais. 

Star Wars Battlefront 2 

Star Wars Battlefront 2

Star Wars Battlefront 2 é uma relíquia no que se refere a videogames. 

Esse título é um remake do clássico do 2005, que em seu momento trazia uma modalidade online muito chamativa, interativa e viciante. Agora, em sua versão de 2017 reviveu tudo o que incorporava na sua versão anterior e adicionou detalhes dos outros lançamentos para assim poder jogar inclusive com o Rei Kylo Ren. 

O jogo, mesmo tendo 4 anos, tem um uma qualidade gráfica de primeiro nível, e por causa disso, o Athlon 3000G com 16gb de RAM, consegue rodar numa qualidade baixa, a resolução 720p, e com 30-35 FPS estáveis. 

Apesar das diferenças na configuração gráfica e os requisitos, continua dando um desempenho excelente, o que permite que a experiência seja digna e de boa qualidade. 

Aqui você pode ver um vídeo onde fica mais do que comprovado o rendimento. 

Days Gone

Days Gone

Por último, e não menos importante, Days Gone

Esse jogo que foi lançado principalmente para Playstation, foi lançado para computadores também. Igualmente que The Last of Us, é um Survival onde um Apocalipse Zumbi chegou na terra para ficar. Não obstante, o seu forte são as hordas zumbi que surgem de surpresa e mantém os jogadores na expectativa. 

Por ser um jogo tão novo para PC, tivemos que brincar um pouco com a configuração gráfica para que pudesse rodar de forma decente. 

No começo, só com baixar as gráficas para o mínimo não foi suficiente, já que os FPS ficaram na faixa dos 15 tendo ainda algumas travadas. Contudo, quando brincamos com a resolução de renderização e aumentamos um pouco a qualidade das texturas, o jogo conseguiu rodar na faixa dos 20-25 FPS estáveis e sem travadas. 

Aqui você consegue ver um vídeo de referência onde efetivamente tiveram que diminuir a renderização para poder rodar o jogo. 

Como podem ver, para jogar em jogos atuais não é necessário dispor de um PC de última geração com placa de vídeo de 8gb e gastar $1.000 nela. 

Tudo depende da qualidade na qual você deseja jogar, obviamente. 

O Athlon 3000G com 16gb de RAM em Dual Channel, vai te permitir rodar esses jogos e muitos outros como GTA V, Dead by Daylight, Dying Light e Resident Evil, em qualidades que variam entre as baixas e médias.

Marcações: