Alguns te fazem rir, outros te fazem passar raiva e alguns te fazem refletir. Hoje trago 5 filmes que fara você refletir.
Vou começar com uma obra em quadrinhos de Alan Moore e David Lloyd que virou filme. Estou falando de…

Na história tão conhecida do público, temos uma Inglaterra totalitária, onde um manda e o resto da população obedece. Esses futuros distópicos, sempre presentes na ficção, se fazem real em diversos países e se assemelham em outros.
V de Vingança é uma obra atemporal, ali nós temos muito mais do que um homem de máscara, ali temos conceitos que deveriam ser seguidos e outros que deveriam ser extinguidos.
Se faz necessário assistir o longa, seja você jovem ou velho.
Outro filme da lista é a obra maravilhosa intitulada Sociedade dos Poetas Mortos (1989).

“Sociedade dos Poetas Mortos” é um filme que mostra a vida em seu lado mais doce e também mais amargo, pois chegará o tempo em que você terá que decidir entre casar ou ficar solteiro, abrir uma empresa ou ser funcionário, viajar o mundo ou ter um filho, mas antes de alguma dessas decisões você terá que ter escolhido qual emprego procurar… é melhor procurar um rentável que você odeia? Ou um que não te traga tanto dinheiro, mas que te traga satisfação?
Que obra, meu amigo, que obra.
O que você queria ser quando crescesse? O que você se tornou quando cresceu? Clichês e mais clichês. Soul é desses filmes cheio deles.

Qual seu propósito? Como se fosse fácil responder. Para alguns, o propósito é construir uma casa e se estabelecer em um local, para outros, em uma Kombi fazer sua casa e viajar por ai. Para alguns, liberdade financeira, para outros, cerveja no fim de semana.
Qual está certo?
Todos estão.
Depende do seu propósito, mas decidir qual é o seu, é complicado.
Soul é exatamente sobre isso.
Sempre falo que gosto de vida real, mesmo que seja na ficção. Só que em alguns momentos ela é mais dura do que podemos suportar. No “Expresso do Amanhã” ela é o retrato da sociedade da forma mais crua possível.

Quando o mundo acaba e a única salvação para população é viver em um trem que não para nunca, as classes sociais são dividas dentro dos vagões. Divisão de classes. Infelizmente é comum. Somos separados por dinheiro, crenças, cor…
No longa temos o foco nos miseráveis, que ficam no último vagão e não tem comida e nem água.
Sem comida e água? Isso te lembra algo?
Os primeiros vagões são espaçosos, luxuosos, cheios de comida, diversão e educação. Mas, que fique claro, isso é privilégio de poucos.
Luxo? Privilégios de poucos? Isso te lembra algo?
Para fechar, vou com um filme que fala do óbvio.

Não esqueça que as estrelas de nada valeriam se não estivessem no céu. Que aquela rosa, devido ao tempo investido nela, se tornou insubstituível. Não esqueça o óbvio. Não esqueça que o amor é a reposta e que a amizade também. Não esqueça que no final, seu dinheiro de nada servirá.
Vai lá, meu filho, vai lá lembrar do óbvio.
E ai? Qual seu TOP 5 de filmes para reflexão?
Sigam-me os bons!