Pular para o conteúdo

10 Grandes Frases de Enéas Carneiro

Meu nome é Enéas, 56. Famoso pelo bordão e pela barba gigantesca, Enéas Ferreira Carneiro era polímata, militar, médico cardiologista, professor, escritor e político brasileiro. Suas falas sempre contundentes não eram bem aceitas na época, mas é inegável seu vasto conhecimento sobre diversas áreas.

Hoje trago 10 grandes frases do doutor.


Na medida que cada um de nós aprender que a matéria de que cada um de nós é feita, é idêntica a matéria com que todos os outros são feitos, na medida em que cada um de nós tiver consciência que a palavra semelhante, quer dizer semelhante mesmo, nós todos nos respeitaremos melhor.


Se fala muito em direitos humanos, direitos humanos, “a ditadura fez isso”, e metade da população passa fome, crianças viram lata de lixo pra achar comida, isso é um absurdo, enquanto isso não for corrigido nada mais tem sentido pra mim.


A diferença entre um individuo que limpa o chão e um astrofísico é uma diferença de informação.


Quando eu não me sentir mais útil, quando eu sentir que eu estou pensando só em mim mesmo. Eu não tenho mais direito de estar vivo.


Eu passei a vida toda estudando, desde 8 anos de idade – talvez 7, 6 – eu não consegui encontrar até hoje nada que me convencesse de que não existe um arquiteto do universo, não consegui. A filosofia marxista é belíssima, ela diz: universo é matéria em movimento. Concordo plenamente, só que a filosofia marxista não diz se é só matéria em movimento. Eu olho para esse universo físico, químico, matemático, biológico, sociológico, psicológico, eu olho pra esse universo e eu o vejo de uma complexidade estarrecedora. Nada é simples. Nem uma gota d’água, nem um átomo. É uma ignorância brutal do ser humano achar que tudo é simples. Tudo é extremamente complexo, e eu me curvo diante de uma vontade suprema. Eu creio em Deus. Não me pergunte o que é Deus, não sou teólogo, eu não sei, mas eu creio em Deus, como força suprema e motora do universo, força da qual uma parcela pequena existe em nós.


Não pareço conservador, eu sou conservador. Conservador no sentido de que respeito aquilo que é clássico. Clássico não é o velho, clássico é aquilo que é eterno.


Os indivíduos não são bons ou maus porque são brancos, negros ou amarelos. Eles têm uma bagagem genética, e essa bagagem recebe influências do meio e coisas boas ou más vão vicejar na dependência da estimulação externa.


Eu não sou dono de nada, nem do meu corpo, ele pertence ao universo, daqui a pouco vou embora. Nem da minha alma, que não é minha, é do criador.

Frase dita em entrevista Coletiva na Band – 1994


Se ser normal é pertencer a uma manada de búfalos, muito obrigado, eu não pertenço.

Frase dita em entrevista Coletiva na Band – 1994


O hospital público não é do pobre, é do cidadão. Quando um homem, um cidadão comum cai na rua, desacordado, pobre ou rico, ele vai para o hospital público. O hospital público é um direito de todos.

Frase dita em entrevista Coletiva na Band – 1994


Sigam-me os bons!

Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | Pinterest