Há muito tempo trabalhei ensinando informática para crianças, jovens e até mesmo adultos.
Os adultos com uma mentalidade já formada, entendiam que o aprendizado da informática seria revertido em um melhor desempenho na sua rotina de trabalho e possivelmente em uma posição melhor.
As crianças e a maioria dos jovens gostavam das aulas pela possibilidade de usarem os computadores, isso gerava um desinteresse nas aulas e nos conteúdos, consequentemente não tinham um bom aproveitamento.
Então resolvi adotar uma metodologia para esses dois grupos, estabeleci que ao término das atividades propostas, o restante da aula poderia ser livre para usarem o computador (com a minha supervisão) livremente. Instalei alguns joguinhos no computador, e o resultado foi um maior aproveitamento das aulas.
Deixarei aqui uma lista de jogos que servem para qualquer idade, desde que o usuário tenha um entendimento básico de como manusear um teclado e mouse.
Minecraft
Minecraft, na minha opinião, é o jogo mais fácil e que deve ser visto como uma verdadeira ferramenta de ensino.
Esse jogo era o que as crianças costumavam jogar, e ao decorrer do tempo eu via como ele ajudava no desenvolver da imaginação e raciocínio lógico da criança e do adolescente.
Um mundo aberto, com infinitas possibilidades de construção de um ambiente, me mostrava ao decorrer dos dias, como uma criança conseguia construir uma casa simples e ir melhorando ela aos poucos.
No decorrer das aulas eu colocava desafios do tipo:
“Construir uma casa com X blocos de Madeira e Y blocos de vidro”.
As soluções para os desafios eram umas mais interessantes que as outras.
Vale lembrar que o jogo possui uma versão educativa.
Flexbox Froggy
Flexbox Froggy há muito tempo caiu nas graças dos desenvolvedores! A premissa do jogo é bem simples, levar o sapo do ponto A ao ponto B utilizando flexbox.
O nível do jogo fica mais complexo ao decorrer das fases, consequentemente o nível de satisfação ao concluir os desafios ficam cada vez maiores.
CodeCombat
CodeCombat tem um slogan bem direto:
“Nossa missão: fazer programação acessível para todos os estudantes.”
Eles mesmos deixam bem claro:
“Se quer aprender a programar, você precisa escrever (bastante) código. No CodeCombat, nosso trabalho é assegurar que você está fazendo isso com um sorriso no rosto.”
Há uma grande equipe engajada por trás do CodeCombat, com instrutores e educadores que em sua maioria possuem conhecimento em programação, o jogo educacional se transforma em uma verdadeira ferramenta para aprender programação com base na diversão.
CodingGame
CodingGame tem uma proposta bem interessante, jogo que tem uma cara de “clássico puzzle”, mas que pode te ensinar mais de 10 linguagens de programação.
Com uma equipe dedicada, o jogo, além de bonito, se torna grandioso, tanto no ensinamento, quanto na beleza que ele proporciona.
O jogador passa por diversas fases e modelos diferentes, recebendo uma missão, escolhendo uma linguagem e botando a mão na massa.
Com uma interface semelhante a playgrounds de codificação, ele soma scores para incentivar uma competição.
CSS Diner
CSS Diner é simplesmente fantástico, semelhante ao que vemos em Flexbox Froggy, aqui utilizamos CSS com a intenção de aprender mais sobre seletores, propriedades e como o CSS se comporta.
Com 32 desafios, esse com certeza é um dos jogos mais interessantes para uma pessoa que já tem uma base de HTML e quer se aprofundar no CSS.
SQL Murder Mystery
SQL Murder Mystery é com certeza um dos que mais me chama atenção entre os jogos educativos! Os criadores Joon Park e Cathy He entregam uma plataforma que nos ajuda a compreender SQL com base na diversão, que é encontrar suspeitos de um crime.
7 Billion Humans
7 Billion Humans é genial, tão genial que usamos ele como um diferencial para se candidatar a uma vaga em nosso time de desenvolvedores.
O jogo consegue unir o bom humor com uma incrível e poderosa interface, onde você escreve comandos para instruir os personagens a levar o bloco do ponto A ao ponto B.
Além dos clássicos comandos de For, If, Else, While e declarações de variáveis, você consegue debugar e adicionar comentários.
Ao fim de cada desafio, você tem um score de desempenho do seu algoritmo, que demonstra o quão performático ele é.
Não se engane com a experiência fácil que ele mostra no começo, os desafios se tornam cada vez mais complexos.
Lembrando que apenas concluir, não significa que sua solução é performática o suficiente.
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