Quando foi lançado, no ano de 1999, Matrix veio para dar um nó em nossos cérebros. Suas lutas encantavam e seu conceito fazia que pensássemos em várias coisas.
Hoje, após pouco mais de duas décadas, o longa ainda tem um impacto muito grande e, pensando nisso, resolvi trazer as melhores frases dessa obra.
Sem mais delongas…
É a pergunta que nos impulsiona, Neo. – Trinity.
O que é a Matrix? – Neo.
– A resposta está aí, Neo. Ela está à sua procura. E ela te encontrará se você desejar. – Trinity.
Como pode ver, estamos te observando já há algum tempo, Sr. Anderson. Parece que você tem levado uma vida dupla. Em uma vida, você é Thomas A. Anderson programador de uma respeitável empresa de software. Você é registrado no seguro social, paga seus impostos. E você ajuda a senhoria a levar o lixo para fora. A outra vida é dentro de computadores onde é o hacker conhecido pelo apelido de ‘Neo’ e é culpado de quase todos os crimes por computador previstos na legislação. Uma dessas vidas tem futuro. A outra não tem. – Agente Smith.
Diga-me, sr. Anderson. Do que adianta um telefonema se você não consegue falar? – Agente Smith.
Você é o escolhido. Você pode ter passado os últimos anos me procurando, mas eu passei minha vida toda procurando você. – Morpheus.
Eu imagino que você esteja se sentindo um pouco como a Alice. Entrando pela toca do coelho. – Morpheus.
A matrix está em todo lugar. À nossa volta. Mesmo agora, nesta sala. Você pode vê-la quando olha pela janela ou quando liga a sua televisão. Você a sente quando vai para o trabalho quando vai à igreja, quando paga os seus impostos. É o mundo que foi colocado diante dos seus olhos para que você não visse a verdade. – Morpheus.
– Que verdade? – Neo.
Que você é um escravo. Como todo mundo, você nasceu num cativeiro, nasceu numa prisão que não consegue sentir ou tocar. Uma prisão para sua mente. Infelizmente, é impossível dizer o que é a Matrix. Você tem de ver por si mesmo. – Morpheus.
Esta é sua última chance. Depois não há como voltar. Se tomar a pílula azul a história acaba, e você acordará na sua cama acreditando no que quiser. Se tomar a pílula vermelha ficará no País das Maravilhas e eu te mostrarei até onde vai a toca do coelho. – Morpheus.
Lembre-se. Tudo que ofereço é a verdade. Nada mais. – Morpheus.
Você já teve um sonho, Neo, que parecia ser verdadeiro? E se você não conseguisse acordar desse sonho? Como você saberia a diferença entre o mundo dos sonhos e o mundo real? – Morpheus.
Isto não é real? – Neon.
– O que é “real”? Como você define o “real”? Se está falando do que consegue sentir, do que pode cheirar, provar, ver, então “real” são simplesmente sinais elétricos interpretados pelo cérebro. – Morpheus.
Você vivia num mundo de sonhos, Neo. Este é o mundo que existe hoje…
Há campos, Neo, campos sem fim, onde seres humanos não mais nascem. Nós somos “cultivados”. – Morpheus.
A Matrix é um mundo dos sonhos gerado por computador feito para nos controlar, para transformar o ser humano…
Sabe, sei que este bife não existe. Sei que, quando eu o coloca na boca, a Matrix diz ao meu cérebro que ele é suculento e delicioso. Após nove anos, sabe o que percebi?…
Negar os nossos impulsos é negar o que nos torna humanos. – Mouse.
Não tente entortar a colher. É impossível. Em vez disso, apenas tente ver a verdade. –
– Que verdade? – Neon.
Os seres humanos são uma doença. Um câncer neste planeta. Vocês são uma praga e nós somos a cura. – Agente Smith.
Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho. – Morpheus.
O Oráculo disse que eu me apaixonaria e que o homem que eu amaria seria o Escolhido. Então, veja, você não pode estar morto. Não pode estar, porque eu o amo. Está me ouvindo? Eu te amo! – Trinity.
Sei que você está ai. Eu sinto você agora. Sei que está com medo. Está com medo de nós. Está com medo das mudanças. Eu não conheço o futuro. Eu não vim aqui te dizer como isso vai acabar. Eu vim aqui te dizer como vai começar. Vou desligar este telefone e vou mostrar a essas pessoas o que não quer que elas vejam. Vou mostrar a elas um mundo sem você. Um mundo sem regras e controle, sem limites e fronteiras. Um mundo onde tudo é possível. Para onde vamos daqui é uma escolha que deixo para você. – Neo.
Não deixe de conferir.
Frases do livro do Pequeno Príncipe
14 grandes diálogos de Chaves e sua turma
5 trechos marcantes do livro Trem Noturno para Lisboa
Sigam-me os bons!