Baseado em fatos reais, Patch Adams mostra um médico diferente, que acreditava que o humor poderia até não curar, mas que ajudava melhorar, nem que fosse por um instante, um pouco da vida do paciente.
O filme é belo e várias frases e diálogos foram marcantes. Hoje trago os melhores para você.
Sem mais delongas…
A vida é uma volta ao lar para vendedores, secretários, mineiros, acumpultores, engolidores de espadas, para todos. Todas as almas inquietas do mundo tentam voltar ao lar. É difícil explicar como me sentia. Imaginem passar dias andando no meio de uma tempestade. Sem saber que anda em círculos. As pernas arquejantes na neve, seus gritos abafados pelo vento. Pensem em como se sentem insignificantes, tão longe do lar. Lar. O dicionário define como lugar de origem, lugar de morada. E a tempestade? A tempestade rugia em minha mente. Ou como disse Dante: ‘Na metade da vida, me achei numa selva densa. Tomei o caminho errado.’ Eventualmente, encontraria o caminho certo no lugar mais imprevisível. – Patch Adams.
Perdi meu pai aos nove anos. Estava no exército. Não o víamos muito. Duas semanas antes de morrer me disse que tinha perdido a alma na guerra da Coreia. E eu pensei que a culpa era minha. Me mudei sete vezes o ano passado. Tive vários empregos. Mas nenhum me interessou. Não me encaixo. – Patch Adams.
Quero ajudar os outros. Ontem à noite, com Rudy, fiz conexão com outro ser humano. Quero aprender a ajudar gente com problemas. – Patch Adams.
O triste é que os seres humanos não são dignos de confiança. Mentimos, ficamos com medo, nos cansamos, cometemos erros. Nenhum paciente racional confiaria num ser humano. E não o deixaremos. Vamos levar a cabo nossa missão rigorosa e inexorável de desumanizar todos vocês e transformá-los em algo melhor. Vamos transformá-los em médicos. – Dean Walcott.
O médico vê as pessoas mais vulneráveis. Ele oferece tratamento, mas também aconselha e consola. Por isso quero ser médico. – Patch Adams.
O desenvolvimento da mente humana me fascina. Começamos tão abertos e espontâneos. Somos livres, depois nos amoldamos. Condicionados pelo treinamento. – Truman.
O que diferencia o médico do cientista? Fora o salário. As pessoas. Nos tornamos médicos para ajudá-las. – Patch Adams.
Você é transparente. Se julga acima de tudo, mas não passa de um rebelde. Desacata as autoridades para superar sua insegurança. – Carin.
Não sei se notou mas numa classe de 163 alunos, há só oito mulheres. Oito. Batalhei muito para chegar aqui e vou batalhar mais para continuar. Não vou perder tempo com suas idiotices. Vim estudar medicina. Ponto final. Dá licença. – Carin.
O que faz aqui? Se quer ser palhaço, vá para um circo. Pacientes não querem um palhaço, nem amigos. Querem um médico. – Dean Walcott.
Disse que sou um cretino? Talvez. Mas pergunte a um doente grave, se prefere ser tratado por um cretino competente ou um palhaço lambendo o rabo dele. Porque quando chegar minha hora, quero o cretino. Você também. – Mitch Roman.
Nossa função é melhorar a saúde. Significa melhorar a qualidade de vida, não só adiar a morte. – Patch Adams.
Quando era menina, olhava as lagartas, da minha janela. Como as invejava. Não importa o que fossem antes, o que acontecesse, elas podiam se esconder e se transformar nas lindas criaturas que podiam ir embora voando, imaculadas. Como eu odiava os homens! Não queria nada com eles. Ai, te conheci. A maneira como ajuda os outros. As mudanças que vejo em todos que te cercam. – Carin.
Te amo sem saber como, nem quando, nem onde, te amo diretamente sem problemas nem orgulho: assim te amo porque não sei amar de outra maneira. Tão profundamente que tua mão em meu peito é a minha. Tão profundamente, que quando fechas os olhos, contigo eu sonho’. – Patch Adams recitando poema de Pablo Neruda.
Em toda a criação divina, só os homens matam uns aos outros. – Patch Adams.
A Sra. Kennedy no 212. Não quer comer. Há três semanas que a visito diariamente. Não consigo fazê-la comer. Sei tudo que é para saber de medicina. Estudei inexoravelmente. Sei mais e sou melhor diagnosticador que qualquer cirurgião no hospital. Mas não a convenço a comer. Você tem um talento. Sabe lidar com gente. Gostam de você. Se for embora, não poderei aprender seu método. – Mitch Roman.
Criou o homem, o homem sofre tormentos indescritíveis, o homem morre. Talvez devesse planejar as coisas melhor antes de criá-las. Descansou no sétimo dia. Devia ter passado esse dia pensando em compaixão. – Patch Adams.
Todos que vão ao sítio, precisam de alguma forma de ajuda física ou psicológica. São pacientes. Mas todos que vão também cuidam dos outros, cozinhando, limpando ou simplesmente ouvindo. Isso faz deles médicos. Uso a palavra num sentido amplo. Mas o médico não ajuda o próximo? Desde quando deve-se tratar o ‘doutor’ com tanta reverência? (…) Quando um doutor passou a ser mais que o amigo de confiança e conhecimento, que visita e trata dos doentes? Se praticar a medicina é receber os que precisam de ajuda, que sofrem, cuida deles, ouvi-los, pôr compressas frias até a febre baixar, se isso é exercer a medicina ou tratar de pacientes, sou culpado. – Patch Adams.
O que tem a morte de errado? Por que temos esse medo mortal? Por que não tratamos a morte com humanidade, dignidade, decência e até com humor? A morte não é o inimigo. Se quiserem enfrentar um mal, enfrentem o mal da indiferença. Ouvi preleções sobre transferência, distância profissional. A transferência é inevitável. Todo ser humano causa impacto nos outros. Por que evitar a relação entre paciente e médico? O que ensinam está errado. A missão do médico deve ser não apenas de evitar a morte, mas melhorar a qualidade de vida. Tratando o mal, se ganha ou se perde. Tratando o indivíduo, garanto que vão ganhar, independente do desfecho. A sala está cheia de estudantes de medicina. Não se deixem anestesiar pelo milagre da vida. Sempre se extasiem pela glória do corpo humano. Concentrem-se nisso, não em procurar notas que não indicam o tipo de médicos que serão. Não esperem demais para recuperar a humanidade. Aprendam a entrevistar. A falar com estranhos. Com amigos, ‘enganos’, com todos! Cultivem amizades com essas pessoas incríveis, as enfermeiras. Cuidam de pessoas dia após dia. Têm muito que ensinar, bem como os professores, que não têm o coração gelado. Aprendam a ter compaixão. – Patch Adams.
Queria ser médico para ajudar o próximo. Por causa disso, perdi tudo. Mas também ganhei tudo. Compartilhei das vidas de pacientes e pessoal do hospital. Rimos e choramos juntos. Quero dedicar a vida a isso. E hoje, seja qual for sua decisão, juro por Deus, que vou chegar a ser o melhor médico de todo o mundo. Podem impedir que eu me forme. Podem me negar o título e o jaleco. Mas não podem dominar meu espírito nem evitar que aprenda. Não podem me impedir de estudar. Portanto, têm uma escolha. Podem me ter como um colega apaixonado, ou como um intruso, mas ainda inquebrantável. Seja como for, ainda vou ser um espinho. Mas prometo, vou ser um espinho que não podem arrancar. – Patch Adams.
Seus métodos não nos agradam. Sua aparência e conduta não são apropriadas para ganhar a confiança e respeito de um paciente. Você nos acusa de usar os métodos consagrados que têm sido a base da instituição médica. Contudo, não criticamos suas tentativas de melhorar a qualidade de vida ao seu redor. Não criticamos seu desejo de ampliar os métodos e as teorias atuais. Louvamos seu afeto pelo paciente. Suas notas estão entre as melhores de sua classe. Portanto, não há motivos para impedir que se forme. Junto com sua conduta grosseira e desdenhosa, carrega uma chama que esperamos que se espalhe por toda a profissão médica. – Diretor da Junta Médica.
Não deixe de conferir.
Frases do Filme Como Eu Era Antes de Você
7 Grandes Frases de Evey Hammond, no filme V de Vingança
Frases do Filme Homem de Ferro
5 séries famosas que passaram na RedeTV
Sigam-me os bons!