Pular para o conteúdo

9 Curiosidades sobre Charles Chaplin

Charles Spencer Chaplin nasceu em 16 de abril de 1889 às 20 horas, em um subúrbio de Londres, com diversos personagens, ele conquistou gerações e encantou multidões, hoje, mais de um século depois, venho com 9 curiosidades sobre esse gênio do teatro e do cinema.

Então, sem mais delongas…

1 – Charles Chaplin e Adolf Hitler nasceram em 1889, com apenas quatro dias de diferença. Outra coincidência é que Carlitos, um dos personagens mais famosos de Chaplin, utilizava do mesmo bigode de Hitler. As figuras dos dois não se cruzariam apenas na data de nascimento e no bigode, no ano de 1940, Charles interpretou o ditador nazista Astolf Hynkel no filme “O Grande Ditador”.

2 – Os primeiros anos de vida de Chaplin se passaram em orfanatos. Sua mãe, Lili Harley, era atriz de comédia. Seu pai, também artista, abandonou sua família enquanto Charles ainda era pequeno, sua mãe teve um problema de laringe, fazendo-a abandonar sua carreira. Eventos após, seu pai falecera e sua mãe parou em um sanatório (Chaplin ainda buscaria sua mãe para ser tratada em casa).

3 – Peggy Hopkins Joyse era uma mulher com uma conta bancária de três milhões de dólares, ela sempre contava histórias amorosas para Chaplin, como a de um rapaz que se suicidou por sua causa, em Paris. Charles não deixou essa história escapar e inspirou-se para fazer o filme “A Opinião Pública”, de 1923, filme que, curiosamente, não conta com Carlitos.

4 – Lita era adolescente quando se envolveu com Chaplin, em 1925, durante as gravações de “Em Busca do Ouro”, ela começou demonstrar sinais de gravides. Charles, sabendo dos riscos de se envolver com uma menor, logo casou. Em junho de 1925 nasceu Charles Chaplin Jr. Nove meses depois nasceu Sidney Earle. Em agosto 1927 eles se separam e Chaplin nunca foi de falar sobre esse relacionamento, alegando que “como temos dois filhos que amo muito, não entrarei em maiores detalhes”.

5 – Charles era contra o cinema sonoro, em uma entrevista para a revista Motion Pictures Herald, declarou: “Detesto os talkies. Eles chegaram para destruir a arte mais antiga do mundo, a arte da mímica. Derrubam o edifício atual do cinema. A beleza plástica continua sendo a coisa mais importante do cinema. O cinema é uma arte pictórica”.

6 – Em 1971 recebeu da Academia de Hollywood o Oscar Especial “pela incalculável contribuição à arte do século: o cinema”.

7 – Em 1972 recebeu outro Oscar, dessa vez como melhor trilha sonora pelo filme “Luzes da Ribalta (1952)”, que por não ter estreado em Los Angeles, pôde ser candidato vinte anos depois.

8 – A imagem abaixo é uma das imagens mais conhecidas do filme “O Garoto (1921)“. Chaplin utilizou de sua experiência de menino pobre e abandonado para dar uma carga emotiva maior ao seu personagem.

9 – Segundo Chaplin, sua vocação como cineasta nasceu após conhecer Max Linder.

Max Linder disse: “Chaplin teve a gentileza de me confessar que os meus filmes o levaram a fazer os seus próprios filmes. Chamou-me de mestre, mas fui eu que tive o prazer de aprender com ele”.


Fonte: Revista Os Grandes Filmes de Chaplin
Ediciones Altaya S.A. – 1997.
Impresso na Espanha (INCOPACK)
Distribuição no Brasil: Fernando Chinaglia Distribuidora, S.A.

Não deixe de conferir.

8 curtas curiosidades sobre o mundo dos quadrinhos

Cronografia de Charles Spencer Chaplin

Curiosidades do Castelo Rá-Tim-Bum

Batman ou Superman, qual herói teve a melhor estreia nos quadrinhos?

Qual foi a primeira ação judicial por plágio nos quadrinhos?

Sigam-me os bons!

Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | Pinterest