Amigos, poucos são de fato. Mas é impossível viver sem esses poucos. Alguns são peculiares, aparecem vez ou outra, outros estão com você quase todos os dias, tem aqueles que fizeram parte de sua vida em alguma época e que depois sumiram, mas ainda assim despertam sentimentos bons.
Não importa se você vê ele todos os dias, se algumas desavenças já ocorreram, amigo é amigo.
Então, hoje venho até você para relembrar 5 grandes filmes sobre amizade.
Sem mais delongas, vou começar com “O Solista” (2009).
Protagonizado pelo eterno Robert Downey Jr. e por Jamie Foxx, somos apresentados ao universo de Steve Lopez (Robert Downey Jr.), um colunista do Los Angeles Times. Lopez sempre sai em procura de uma boa matéria, mas em um belo dia ele encontra muito mais que uma matéria, ele encontra Nathaniel Ayers (Jamie Foxx), um sem teto.
Nathaniel, como é chamado por Lopez, tem o dom da música, ama música clássica e vive com um violino caindo aos pedaços, no qual tira belas canções. Lopez fica intrigado e começa seguir o músico, que sofre de esquizofrenia.
É nesse momento que vemos surgir uma das mais belas amizades do cinema e da vida, já que o filme é baseado em fatos reais.
E o que falar de “Antes de Partir” (2007)?
Morgan Freeman atua como Carter Chambers, um simples mecânico que foi diagnosticado com câncer.
Edward Cole (Jack Nicholson), um ricaço, dono de hospital, também com câncer.
Um simples trabalhador de um lado, do outro, um mega empresário, os dois ligados por um quarto de hospital, os dois ligados por uma doença terminal.
E é no meio de todo esse caos que uma amizade surge.
Eu preciso muito colocar “Um Sonho de Liberdade” (1994) na lista.
Essa é uma obra belíssima para ser assistida.
No longa temos a história de Andy Dufresne (Tim Robbins), um banqueiro bem sucedido que pegou prisão perpétua após, supostamente, ter assassinado sua mulher. Dentro da prisão ele faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um senhor que também está cumprindo prisão perpétua.
Com o passar do tempo essa amizade se solidifica, rendendo grandes momentos.
“Um Homem Chamado Ove” (2017) também faz parte da lista.
Ove é o típico sujeito que acha que está certo em tudo. Não respeita opiniões contrárias e não gosta de sair do “seu mundinho”. Mas algo de contraditório coexiste em seu ser. Ele exala o mau humor, transmite um olhar de raiva gigantesco, e só não é mais paranoico porque não tem espaço. Só que a contradição vem no exato momento em que alguém precisa de algum favor. Ele resmunga, faz cara feia, mas no final é solicito com praticamente todos que o procuram.
E por esse “ponto fraco” que Parvaneh (Bahar Pars) consegue dar uma dobrada no velho ranzinza, fazendo surgir, em meio aos favores diários, uma grande amizade.
E fecho a lista com o maravilhoso “Conta Comigo” (1986).
Gordie, Chris, Teddy e Vern são os protagonistas do longa. Mas vemos tudo sob o olhar de Gordie Lachance (Richard Dreyfuss), ele acabará de ler “Advogado Christopher Chambers mortalmente esfaqueado em restaurante” no jornal.
Ao ver a manchete começa contar que tinha entre doze e treze anos no verão de 1959 e vivia em Castle Rock, Oregon, cidadezinha com 1281 habitantes, onde após descobrirem que um assassinato ocorreu, eles decidem caminhar até o longinquou local para verem o corpo.
O corpo em questão é secundário, pois, Gordie conta com um alto grau de nostalgia, toda questão de crescimento que tal viagem proporcionou.
Digo sem medo: Conta Comigo é uma das obras mais simples e lindas que existe.
E para você, qual melhor filme sobre amizade?
Em tempo: temos uma lista só com filmes que nos mostram amizades incomuns, clique aqui para ler.
Gostou? Leia também:
5 coisas que todo estudante dos anos 90/2000 gostava de fazer
5 razões que tornam o Chapolin o melhor herói de todos os tempos
Sigam-me os bons!
Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | Pinterest
Eu nunca mais tive amigos como os que eu tive quando tinha 12 anos, meu Deus, e alguém tem? – Gordie Lachance.