Pular para o conteúdo

Café Macabro | O Maníaco do Parque

Hoje estamos estreando uma nova coluna no site, com o nome de Café Macabro, iremos dar ênfase em assuntos sobrenaturais, levantaremos a vida de diversos assassinos em séries, além de contar um pouco sobre como é a vida deles na prisão e seus pensamentos.

Então, para começar, iremos relembrar do Maníaco do Parque.

“Dizem que eu sou louco. Eu não sou louco. Um louco escreve? Um louco fala? Um louco anda tão bem de patins? Um louco tem estudo? Um louco serve à pátria? Um louco sabe andar de moto? Mas o que eu posso dizer, é que tem alguma coisa ruim dentro de mim. Ruim. Horripilante.”Francisco de Assis Pereira.

O criminoso que foi preso no dia 4 de agosto de 1998 aterrorizou o Brasil na década de 90, sua condenação foi de 285 anos, 11 meses e 10 dias, por ter cometido o assassinato de sete mulheres e estuprado e roubado outras nove no Parque do Estado, Zona Sul de São Paulo.

Segundo ele, em entrevista para o Marcelo Rezende, matou entre 8 e 9 garotas, mas não as estuprou, e que ele é tão vítima, quanto essas mulheres.

“Eu fui vítima de uma mal, e elas foram vítimas de um mal que estava sobre mim.”

Lineu Evaldo Engholm Cardoso, que foi seu advogado na época, disse em entrevista para Rede Globo que: “Ele sofre de uma doença mental, mas ele é muito sedutor. Ele sabe falar com as pessoas e trazê-las pro lado dele. É isso que assusta. No começo da prisão dele, ele recebia uma média de cem cartas por dia, de mulheres que queriam dormir com ele.”

Nós encontramos tais cartas em uma matéria da Revista Época, aqui reproduziremos alguns trechos de tais cartas.


“Quero te dizer que estou morrendo de saudade, querendo você… Aih meu Deus como te desejo todas as noites. Eu durmo sozinha e querendo você aqui. Mas sei que é impossível. O certo é eu ir te vêr. E como posso sentir. Que é meu?”
Adriana J.

“Depois que tudo aconteceu, tentei dar um fim a minha vida, mais uma coisa super interessante teve que acontecer, eu pensei muito e tive esperanças, acredite o mundo dá voltas, quando a gente menos espera algo de bom sempre acontece.”
Márcia P.

“Por enquanto, nossos beijos são assim. Mas quero te beijar de verdade. Acho que tens saudades. Eu te amo, te amo, te amo etc, te desejo, te quero de corpo e alma. E me perdoe por tudo que estou sofrendo. Sabe Francis, eu não me conformo, e choro. E eu preciso ser forte (…)”
Rita S.


O advogado, na mesma entrevista, complementou dizendo: “Como ele não foi, ou pelo menos eu não tenho ciência dele ter sido tratado, e como a doença que ele tem não tem cura, se ele não for 24 horas olhado, supervisionado, ele vai cometer crimes de novo, da mesma forma.”

Maníaco do Parque
Retrato falado do Maníaco do Parque e ao lado a foto de Francisco de Assis Pereira Foto: Reprodução / Acervo TV Globo

Seu nome completo é Francisco de Assis Pereira, ele nasceu em 30 de novembro de 1967 e antes de seus atos horrendos, ficou conhecido como “Chico Estrela”.

Chegou até dar entrevista para alguns canais de esportes, falando sobre suas grandes habilidades em andar de patins.

Nome Maníaco do Parque
Foto Reprodução: Jornal Nacional.
Chico Maníaco do Parque
Foto Reprodução: Repórter Record

Em entrevista para Rede Globo, o jornalista Marcelo Rezende ouviu de Francisco que quando criança morava com a avó. Frequentava um matadouro, do qual disse sentir muito ódio ao ver um boi ou vaca morrendo.

Eu via a morte de um animal, aquilo me dava rancor, ódio, eu não mostrava na frente, eu nunca conseguia mostrar a coisa na frente, eu sempre voltava e ficava chorando.

Sempre com um ar sedutor, Francisco, que aparentemente, tinha vocação para o esporte, foi para o caminho do mal. Ele, que trabalhava como motoboy, abordava mulheres entre 17 e 27 anos com uma falsa promessa.

Dizia que transformaria elas em modelos de um catálogo de produtos de beleza, e que tais fotos seriam tiradas em um ambiente ecológico.

Isadora Fraenkel, de 19 anos, Selma Ferreira Queiroz, de 17, Raquel Mota Rodrigues, 23, Patrícia Gonçalves Marinho, 24, Rosa Alves Neta, 21, e duas mulheres que até hoje não foram identificadas, acreditaram na falsa promessa e foram assassinadas.

Ao pegarem carona em sua moto, elas seguiam rumo ao trágico final, que seria imposto por Francisco, e entre janeiro e agosto de 1998 seus corpos começaram ser encontrados.

Os corpos encontrados estavam ajoelhados, com sinais de violência sexual e cheios de mordidas.

Segundo Sandra, uma das mulheres que foi abordada pelo motoboy, ele se identificou como funcionário de uma empresa de cosméticos e lhe ofereceu R$ 700 para tirar fotografias. Ela aceitou e ao chegarem na mata, ele se transformou dizendo que era um psicopata e que havia matado e enterrado várias mulheres naquele local.

Na estreia do Domingo Espetacular, ele deu nova entrevista para Marcelo Rezende, onde falou sobre o ato em si.

“Acontecia o desejo, aquela forma maldita de querer pegar a pessoa, o inimigo gerando dentro de mim essa não escapa, se ela falar sim, vou devorar ela viva, não era nem a pratica sexual, era uma coisa canibal.”

Também comentou que se masturbava lembrando das cenas.

Com a aparição dos corpos, com as mesmas características, logo começaram procurar o assassino que foi intitulado de Maníaco do Parque.

No meio da investigação, nove mulheres procuram à polícia para relatar que haviam sido estupradas por um patinador no Parque do Estado, logo um retrato falado, junto com uma ficha de Francisco de Assis começou ser divulgada em todos os cantos do país, naquela época, ele era considerado o suspeito mais procurado do Brasil e foi em 4 de agosto de 1998, em Itaqui, no Rio Grande Sul, que ele foi preso, usando o nome falso de Pedro.

No momento de sua prisão, ele era mostrado como um troféu, e parecia não ligar muito, até entrevista concedeu.

“Eu me julgo inocente. Se a lei do ser humano me acusa que eu realmente matei, que assim seja.”

Em seu depoimento, ele disse que sua infância foi traumática, sendo que sua tia Diva Aparecida das Graças de Souza o havia molestado sexualmente.

Fato esse que sua tia negou veementemente em entrevista para Folha de São Paulo, no ano de 1998.

Ainda, sobre sua investigação, foi seu ex-patrão e uma vizinha da empresa J.R. Moto Express que ajudaram para que Francisco fosse descoberto. Tudo se deu porque houve um entupimento no banheiro da empresa, ao mexerem no local, encontraram o RG de Selma Ferreira Queiroz, como o acesso ao banheiro era restrito aos funcionários, e como essa vizinha viu Francisco queimando várias coisas, logo fizeram conexão do caso para à polícia.

Em entrevista no dia 8 de agosto de 1998, para folha de São Paulo, o ex-patrão disse: “O RG só apareceu porque eu não consegui desentupir e pedi para que arrancassem a privada. Quando batemos com ela no chão, o RG queimado caiu, se tivesse desentupido, essa prova contra ele nunca teria aparecido”.

Maníaco do Parque
RG de Selma, encontrado pelo ex-patrão de Francisco. Foto Reprodução: Jornal Nacional.

Ele chamou a polícia no dia 24 de julho, assim que achou o RG. Fonte: Folha de São Paulo.

Corroborou no depoimento de seu ex-patrão, um bilhete de demissão deixado por Francisco, onde, de forma atabalhoada dizia que estava partindo.

Carta Maníaco do Parque
Foto Reprodução: Jornal Nacional.

Em outra matéria, essa do dia 28 de julho de 1998, também da Folha de São Paulo, foram mostrados dois depoimentos, um de Janete Nogueira Lemos, na época, com 22 anos, que disse ter namorado Francisco e tido um filho com ele, que ele não reconheceu a paternidade, e que Francisco escrevia textos em um diário, no qual revelava o desejo de se casar com uma jovem de 12 anos, para que pudesse moldá-la conforme suas convicções.

Maníaco do Parque
Foto Reprodução: Jornal Nacional.

Outro depoimento foi do travesti Tainá Rodrigues, que disse ter mantido um caso de 14 meses com ele, segundo ela, quando se separam ele disse que seria famoso, mesmo que fosse nas páginas dos jornais policiais.

Chegou ser considerado morto em uma rebelião em dezembro de 2000. Mas, a direção da cadeia logo negou tal fato.

Marcelo Rezende: Você acha que pode conviver em sociedade hoje normalmente?
Francisco de Assis: Tenho plena certeza disso. Eu não me acho normal, a palavra de Deus me convence disso.

Porém, existem alguns detalhes que poderiam ter salvo algumas vidas. O primeiro é que no ano de 1995, foi condenado por ter tentando agarrar uma mulher no meio da rua, em São José do Rio Preto – SP. Sendo liberado após pagar uma fiança de oitenta reais.

E o segundo é que o pai de Isadora, Cláudio Fraenkel, foi até a delegacia relatar o sumiço de sua filha e que Francisco havia usado seu cheque. “Apesar das evidências e dos apelos, a polícia não relacionou Francisco ao desaparecimento de Isadora”.

Francisco disse que namorou Isadora, encobrindo assim, por tempo parcial, suas barbaridades.

“Fui categórico em dizer que ele estava mentindo. A minha revolta é que acreditaram na versão dele e não na minha”, completou o pai da estudante de 18 anos, cujo corpo foi encontrado carbonizado.

Sobre o cheque, Francisco usou para comprar um capacete, mas o cheque não tinha fundo. Segundo ele, foi Isadora quem comentou que ele deveria comprar um capacete novo.

O mais incrível é que Francisco ainda acabou se casando com a catarinense Jussara Gomes, de 60 anos, que o visitava semanalmente. O relacionamento começou em 1999, e após três anos de correspondências, se casaram por intermédio de uma procuração.

Qual o ser humano que não tem uma lábia? – Francisco de Assis Pereira.

E com tudo isso já citado, entra outro Serial Killer em questão, Pedrinho Matador, conhecido por matar em sua maioria criminosos, declarou para Marcelo Rezende que sentia um desejo incontrolável de matar Francisco de Assis. Segundo Pedrinho, sentia nojo ao ver Francisco, pois uma pessoa não pode cometer tais atos de maneira tão brutal com mulheres pobres.

Francisco pode ser solto em 2028, apesar de sua pena de 285 anos, pois haverá completado 30 anos de reclusão, que é o máximo exigido pela legislação brasileira. Os psiquiatras indicam com certeza que o maníaco irá agir novamente, já o Ministério Público, acredita que seu quadro clínico se agravou, pois está em uma penitenciária comum, por isso, em 2018 o Ministério Público informou um pedido à Justiça de um novo exame de estado mental, afim de impedir sua soltura.

O exame detectará se ele é inimputável, que é quando a pessoa não consegue responder pelos atos, porque sofre de alguma doença mental. Semi-imputável, que é quando sabe que está cometendo algo ilícito, mas não tem capacidade de controlar o impulso, ou imputável, que é quando se trata de alguém normal, que pode responder criminalmente por seus atos.

Se os peritos apontarem que Francisco é inimputável, ou semi-imputável, ele poderá deixar à prisão comum e ser internado em um hospital psiquiátrico, sem poder ter contato com a sociedade. Atualmente ele é considerado imputável, por isso cumpre pena em um presídio comum. Essa decisão foi tomada por peritos, jurados e a justiça durante os quatro julgamentos que aconteceram no início dos anos 2000.

Maníaco do Parque

Liberar Francisco seria de uma falta de sensibilidade gigantesca, o homem em entrevistas e atitudes demonstra total incapacidade de conviver em sociedade, tanto é, que em uma de suas entrevistas, afirmou que sua primeira vítima foi uma garota chamada “Pitucha“, porém, tal garota apareceu dizendo que ele realmente tentou matá-la, mas que ela não se chama “Pitucha“, que é invenção de sua cabeça, e que ela desmaiou no momento que ele estava tentando enforcá-la, acordando sozinha no meio da mata.

Não deixe de conferir.

Você já assistiu Conversando com um serial killer: Ted Bundy?

Você já assistiu Midhunter?

Qual a razão de gostarmos tanto de Dexter?

Como surgiu Hannibal Lecter?

Sigam-me os bons!

Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | Pinterest

Lista de Fontes e Referências: G1, Folha de São Paulo, Band Notícias, Revista Época, Jornal Nacional, Folha de Londrina, Youtube, Estadão e Acervo O Globo.

Links: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2018/09/23/mp-quer-novo-exame-de-insanidade-para-maniaco-do-parque-nao-ser-solto-em-2028.ghtml

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff17089809.htm

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff08089807.htm

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff28079813.htm

https://www.youtube.com/watch?v=tGlu-0bYDdE

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI184717-15228,00-AS+MANIACAS+DAS+CARTAS.html

https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,maniaco-do-parque-vai-se-casar,20020222p15711

https://www.youtube.com/watch?v=4cW2fw-BiKg

https://tvuol.uol.com.br/video/maniaco-do-parque-pode-nao-ser-solto-em-2028-0402CD98386ED0A96326

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff07089801.htm

https://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/apos-matar-11-mulheres-em-sao-paulo-maniaco-do-parque-foi-preso-em-1998-22943550

https://www.youtube.com/watch?v=8s5l5S_PxJo

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2000/12/1510377-secretaria-de-seguranca-confirma-morte-do-maniaco-do-parque.shtml

https://www.youtube.com/watch?v=DIW6_oXD-QU

https://www.folhadelondrina.com.br/geral/pituxa-1-vitima-do-maniaco-do-parque-esta-viva-166738.html