“Conexões“, da editora Abril, coleção Superinteressante. Pensa em um livro bacana. São sempre 5 coisas que se interligam, já postei algumas aqui no site, e hoje estou aqui para postar mais uma.
“De Gugu ao Google”
Texto de Felipe van Deursen.
Gugu Liberato.
“Apresentador de TV, empresário e cantor de hits sobre pássaros. Abandonou a faculdade de odontologia para se dedicar à televisão, a convite de Silvio Santos. Foi editor da Semana do Presidente, que passava no intervalo do programa do seu Silvio. O boletim narrava, sem nenhum olha crítico, o dia a dia de…
João Figueiredo.
Último presidente da era militar, João Baptista Figueiredo comandou o Brasil de 1979 a 1985. Seu governo foi marcado pelo processo de democratização e os protestos das Diretas Já. Antes de ser presidente, perguntado se gostava do cheiro de povo, disse que preferia o de cavalo. Nessa época, ele chefiava o…
SNI.
Sigla para Serviço Nacional de Informação, agência de espionagem tupiniquim. Sua missão era fiscalizar assuntos referentes à “segurança nacional” – como movimentos estudantis e sindicalistas, atos de partidos políticos. O SNI também caçava comunistas, supostos agentes infiltrados da…
União Soviética.
Na real, eles nunca deram muita bola para o Brasil e nem apoiaram as ações de guerrilha. O bloco de repúblicas socialistas desmantelou-se em 1991, dando fim à Guerra Fria. Nas décadas anteriores, o regime totalitário levou muitas pessoas a deixar o país. Entre elas estava Sergey Brin, o cofundador do…
Google.
Com a ousada missão de “organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil”, a corporação nascida em 1998 se agigantou graças a seu monopólio em buscas na internet. Que o digam os mais de 13 milhões de resultados ao buscar no Google o termo “Gugu”.
Livro: Conexões (Superinteressante).
Editora: Abril.
Capa: André Bergamin.
Todos os direitos desta edição reservados à Editora Abril S.A.
Não deixe de conferir.