Heróis brasileiros, eles estão por todos os locais. Basta você abrir o olho que enxergará algum.
E hoje vamos trazer um pouco da história de Sandro Marcelo Farias.
Não, não é o Sandro Marcelo Farias, criador do Saniverso, mas sim o Sandro, também conhecido como Conversor. Se bem que “eles são os mesmos Sandro’s”.
Não entendeu?
Então deixa eu abrir o espaço para ele falar um pouco sobre sua criação:
Eu sempre achei o modelo do super-herói algo maravilhoso, os exemplos de caráter, verdadeira justiça, altruísmo… todas estas coisas eu admiro e as via nos super-heróis e sua luta contra as forças do mal. Na infância eu queria muito ser um super-herói e acabei trazendo isso pro meu trabalho e daí surgiu o Conversor, um super-herói que, como é baseado em mim, é cheio de defeitos, mas também cheio de muita esperança e vontade de fazer o que é certo!
Se quiser saber mais sobre o primeiro Sandro, acesse: HQ’s Entrevista | Sandro Marcelo Farias.
Pois bem, agora você já sabe que o herói é baseado no autor. Mas, afinal, quem é o Conversor?
Foi no ano de 1991 que tal história começou ser desenvolvida.
Sandro é um soldado da aeronáutica. Ele sofre de um tipo raro de tumor cerebral. Mas há uma luz de esperança. O hospital da aeronáutica está vindo com um tratamento experimental para tentar curar o rapaz.
O problema é que tudo não passa de fachada do Major Lopes.
Os familiares do Sandro logo são avisados que ele foi contaminado por uma carga de radiação e que, por isso, teria que ficar isolado para o resto de sua vida.
O fato é que tal tratamento nunca existiu. O negócio era uma experiência para o Projeto Metagenoma, que estava sob a tutela do Major. Tal projeto secreto também era conhecido pelo Coronel Aurino e ficava no subsolo do hospital.
Essa experiência consistiu em implantar um biochip em Sandro. Além de, realmente, expor o rapaz à radiação e também a uma droga chamada Mutacil.
Foi nesse exato momento que o Conversor surgia.
O chip foi instalado em seu córtex motor primário, dando controle ao Major Lopes, que através do equipamento consegue causar dor e, se quiser, até matar o Conversor.
Com tudo isso, nosso herói foi obrigado trabalhar para o Projeto Metagenoma.
É óbvio que nesse contexto ele enfrenta alguns vilões e tenta escapar do Major para retomar sua vida.
Sandro também nos contou sobre os poderes de seu personagem:
Os poderes do Conversor são a capacidade de absorver qualquer forma de energia, convertê-la em qualquer outra forma de energia e redirecioná-la para onde seja necessário; além disso ele também pode alterar a própria matéria para assim assumir uma superforça que ele não possui na forma humana e também voa convertendo a gravidade, o que ele chama de “gravidade reversa”. Além disso, seu uniforme é na verdade uma segunda pele que também pode se transformar conforme ele deseje, mas está preso para sempre ao seu corpo.
E em seu site encontramos até os nomes de seus familiares e amigos: França (Pai), Marília (Mãe), Mano e Abu (irmãos), Suzy (irmã), Rita, Rinaldo, Alverne e Aleandre (amigos) e Simone (namorada).
Aparição em Publicações: Conversor Ano Um (série regular), O Grito da Terra, Conversor Especial – O Verdadeiro Herói.
Matéria baseada na entrevista com o Sandro e nas informações contidas no site saniverso.com.br.
Fotos retiras do saniverso.com.br
Não deixe de conferir.
Personagens Brasileiros | Catalogador de Universos
Personagens Brasileiros | Lagarto Negro