Pular para o conteúdo

Game Café | Jotun: Valhalla Edition

Texto de: João Marcelo Simão Castro

Meus amigos, hoje introduzirei vocês a Jotun: Valhalla Edition, que a primeira vista parece apenas mais um daqueles jogos que estão a preço de banana na Steam, e você só pega pra fazer espaço na sua biblioteca de jogos. Mas depois de algumas horas de gameplay ele mostra que vale cada centavo.

Distribuído e produzido de forma independente pela canadense Thunder Lotus Games em Setembro de 2015, Jotun: Valhala Edition conta com uma arte invejável, e tanto seu estilo jogo quanto sua trilha sonora são, claramente, inspiradas em jogos que eu tanto amo, como Shadow of the Colossus, Dark Souls e The Legend of Zelda. E o resultado não poderia ser melhor…

Esse game só pôde sair do papel pois foi financiado pelo KickStarter, onde os desenvolvedores conseguiram arrecadar mais de 64 mil dólares canadenses em sua pré-produção, tudo isso com apenas 30 dias na plataforma de financiamento… Quisera eu ter conhecido este jogo nessa época…

A história do game é simples. Você é Thora, uma brava guerreira viking que teve o azar de sofrer uma morte desonrosa, e dessa forma, foi impedida de entrar em Valhalla, o pós vida daqueles que morreram de forma honrosa, ou seja, os que morreram em batalha. Agora, sua missão é provar seu valor à Odin, o Pai de Todos, e adentrar aos vastos salões de Valhalla.

Jotun: Valhalla Edition, assim como Shadow of the Colossus, não possui mecânicas complexas e elaboradas, mas dou destaque para os “poderes especiais” que você adquiri enquanto joga. Seu objetivo é simples, explore alguns dos Nove Reinos da Mitologia Nórdica, receba ajuda dos deuses, encontre e mate os “Jotuns” (ou seja, “Gigantes elementais nórdico”), e não precisa ter dó de “descer o machado ” neles, afinal, eles não estão lá apenas para se defender.

Jotun

Finalmente chegamos aonde eu queria. Como diria o Mestre Biladeiro: “A direção de arte deste jogo é incrível”. Cenários de fazer cair o queixo, todos desenhados a mão; toda a dublagem foi feita em islandês, o que torna tudo ainda mais imersivo; e claro, a trilha sonora que foi pensada para cada instante do jogo. Somos agraciados com belas melodias, desde a longa viagem pelos galhos da Yggdrasil, a árvore do mundo, até a batalha final com o último Jotun em Ginnungagap.

Jotun: Valhalla Edition é, sem dúvidas, uma jóia dos jogos indies que merece ser garimpada.

Não deixe de conferir.

Age of Mythology – Jogo Café

A Lenda de Zelda | Game Café

Crash Bandicoot | Game Café

Comix Zone | Game Café