Confesso, adorava assistir Emily e Alexander, mas só os episódios que Sem Rabo Não Vale Nada aparecia, sem ele parece que as histórias não tinham graça.
O tempo passou, eu cresci, mas carrego com muito carinho as memórias da minha infância. Sempre que posso, pesquiso sobre desenhos e filmes da minha época (anos 90/2000), mas encontrar algo sobre o Sem Rabo é muito difícil. Por isso, demorei alguns dias, mas fiz esse levantamento sobre a vida do personagem.
Então, sem delongas.
Sem Rabo Não Vale Nada na tradução Br e No-Tail No-Goodnik em seu nome original, ele é um famoso ladrão internacional muito esperto, se aproveita de crendices populares para poder roubar, só que sempre é descoberto por Emily e Alexander, graças ao seu rabo que se solta e fica por aí.
Seus disfarces são infinitos, no decorrer da postagem mostrarei para você. Mas vale salientar que no Brasil foi dublado por Francisco Brêtas e Paulo Wolf. Na versão original recebeu a voz de Rick Jones.
Sua primeira aparição foi no episódio “Esses Camundongos Maravilhosos e suas Máquinas Voadoras”, esse é o quarto episódio da série animada, e mostra a primeira corrida de Londres a Paris, de camundongos e ratos.
Depois disso ele aparece no 7° Episódio “O Camundongotauro”.
Aqui ele já começa dar sinais de utilizar das crendices para levar vantagem. Seu objetivo nesse episódio era roubar coisas antigas das escavações e vender para ratos colecionadores.
Para isso se fantasiava de Minotauro, ou melhor, Camundongotauro.
No episódio seguinte que recebeu o nome de “Uma Aventura No Expresso Oriente”, ele também aparece. E logo de cara já nos agracia com essa linda canção: “Meu nome é Sem Rabo Não Vale Nada, roubar jóias é minha jogada, esse trem está cheio de ouros e jóias, e logo tudo será meu, hahaaaa, meeeeeu.”
Mas ao ver Emily e Alexander ele se vê obrigado a colocar uma roupa típica do local, dificultando seu trabalho…
No episódio de número 13 (O Camundongo Imperial da China) ele sequestrou o imperador e se disfarçou de tal, até assumiu o codinome “Fu Camundongo Chu“.
Ele cobra impostos da população, e não quer saber se estão passando fome, até um rabo de ouro ele tem. Esse é o episódio que o Sem Rabo se mostra do mal, mas também, tantas e tantas vezes sendo atrapalhado por aqueles dois camundongos, me faz compreender sua maldade.
No episódio “O Mistério Da Tumba Do Faraó Camundongo” (episódio 19), ele aparece para roubar o tesouro do Faraó Camundongo.
No 20° Episódio “O Fantasma Do Castelo Mackenzie” o Sem Rabo se alia aos McRatos para encontrar ouro em um castelo mal assombrado.
Mas eles são atrapalhados por Emily e Alexander e os McRatos acabam se juntando aos camundongos. Deixando o Sem Rabo sem nada.
No episódio 24, intitulado de “Camundongos em Klondike”, uma corrida do tesouro vai acontecer, o Sem Rabo consegue roubar o mapa do tesouro do primo da Emily e do Alexander, mas é óbvio que ele é atrapalhado pela dupla que não deixa ele chegar até o tão sonhado ouro.
No final a gente descobre que o ouro era cheddar envelhecido, o que é bem melhor que ouro.
O episódio 27 (“A Corrida de Bicicleta”) é um dos episódios que o Sem Rabo Não Vale Nada “se dá bem”. Bom, na realidade ele não se dá bem, ele tenta roubar no “Torneio do Queijo”, mas acaba sendo prejudicado pelos Camundongos Aventureiros, e ao bater sua bicicleta, cai em cima de um monte de queijo.
No 29° Episódio “Camundongo Na Lua Maia”, ele deseja o roubar o grande tesouro maia…
No 36° episódio “Camundongo e o Ouro Maciço”, o Sem Rabo mostra toda sabedoria quando diz que: “Saber a hora de cair fora é a marca de um verdadeiro profissional.”.
Além de nos agraciar com seu inigualável disfarce de dançarina…
Mas é óbvio que os primos camundongos atrapalham o trabalho do rato.
No episódio 37, chamado de “Camundongos No Panamá”, ele também aparece, no episódio ele começa roubar quando as pessoas estão dormindo, mas Emily e Alexander acabam se intrometendo e ele não consegue finalizar seu serviço em paz.
No episódio de número 38 (“Três Camundongos e Você Está Fora“), o Sem Rabo forma uma equipe de beisebol chamada Ratos da Lama, tudo para conquistar um delicioso queijo cheddar.
Mas os vilões do desenho, “Os Camundongos Aventureiros”, aparecem e não deixam ele ganhar.
Em “Camundongos No Velho Oeste” (39° Episódio), o Sem Rabo se fantasia de Monterrey Jack, o rato mais forte e mais durão e rouba a medalha de Buffalo Bill.
No episódio 40 (“Camundongos na Casa Branca”), ele quer roubar a primeira ferradura de ouro maciça. Para isso se fantasia de historiador e vai ao trabalho…
“O Grande Queijo” é o episódio de número 42, Sem Rabo aparece, rouba todo o queijo e começa vender para aldeia.
Notou? Só ele tem o queijo, mas como tem um bom coração, vende o queijo para os camundongos… lógico que os dois primos entram em ação e estragam o empreendimento do Sem Rabo.
No episódio 46, “Camundongos Siameses”, o Sem Rabo quer roubar um anel de safira do príncipe.
No meio de sua ação ele fala o seguinte: “Eu, Sem Rabo Não Vale Nada, além de ladrão de jóias internacional, agora sou ladrão da jóia de um rei, mamãe ficaria orgulhosa.”
Note a emoção do pobre rato ao lembrar de sua mãe. É emocionante. Mas é óbvio que aqueles dois camundongos atrapalham tudo. É inacreditável.
Outro episódio que ele aparece é em “Quando Camundongos Irlandeses Sorriem” (48° Episódio)
Nesse episódio ele só quer roubar um pote de ouro do final do arco-íris. Esse pote de ouro não tem dono. O que tem de errado em querer algo que não tem dono?
Ele foi até a Irlanda para isso, mas os dois vilões do desenho acabaram atrapalhando ele.
No 49° Episódio “Camundongos e o Ursinho De Pelúcia”, Sem Rabo Não Vale Nada foi até a Alemanha, pegou alguns diamantes, e iria dar o fora, mas você já sabe quem atrapalhou tudo…
No episódio 50 (“Olimpíadas Camundongas”) ele mostrou todos os seus dons. Fez arremesso de uva, saltou obstáculos, fez arremessos de caroço de azeitona e arremesso de palito de dente, tudo para ganhar o prêmio, um grande queijo.
Mas é óbvio que o pobrezinho foi atrapalhado.
E no último episódio do seriado ele também faz sua aparição (52° Episódio “O Mascarado De Trinidad”)
Nesse episódio ele vê que não está conseguindo pegar um colar com o disfarce de pirata, então se fantasia de “ladrão da meia-noite” e vai buscar seus objetivos.
Notou? Viu que um projeto não estava dando certo, partiu para outro, e quando tudo ia bem, apareceram aqueles camundongos intrometidos.
___
Foram vários episódios que o melhor vilão dos desenhos apareceu, e quando ele não estava lá, os episódios se resumiam em Emily e Alexander tentando ajudar algum humano e no meio fugindo de algum gato.
Em tempo: alguns dos bordões do Sem Rabo são: “Pipoca” e “Emily e Alexander, aqueles camundongos intrometidos”.
Em tempo 2: No primeiro episódio (“O Rato Touch”), aparece esse rato, que alguns sites confundem com o Sem Rabo, mas que fique claro, não é.
Fonte dos dubladores: Fórum Dublanet.
Não deixe de conferir.
A Vida do Personagem | Sylvester J. Pussycat Sr.
É verdade que o Caillou tem câncer?
A Vida do Personagem | Meany Ranheta
A Vida do Personagem | Tasmanian Devil
A Vida do Personagem | Furrball
A Vida do Personagem | Richard Milhous Dastardly, o famoso Dick Vigarista